MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 18 de outubro de 2021

Edital Ligadas na Meeple – Festa de anúncio

Na última sexta-feira (15/10), aconteceu o anúncio dos resultados do primeiro Edital Ligadas na Meeple. Foi uma grande festa com muitos convidados, boas lembranças sobre o processo e a revelação de qual jogo foi selecionado para ser publicado pela editora.

Quer um resumo do que aconteceu?

Então vem com a gente.

As donas da festa

Recebi um convite especial da Liga para participar da apresentação do evento junto a Bacolou, Monique e Nanda. Elas se revezaram para receber convidados e convidadas. Elas se revezaram para receber convidados e convidadas que tiveram um papel importante durante todas as etapas do Edital Ligadas na Meeple.

A fase preparatória foi explorada pela Monique e por pessoas que contribuíram para a criação de um espaço para a troca de ideias e o aprendizado das participantes.

Laíse Lima (Oficinas Lúdicas), Ricardo Amaral (Luna Maris) e Samanta Geraldini (Potato Cat) falaram da importância do Edital como um espaço de formação para as game designers. Também contamos com um vídeo especial da Bianca Melina (Moby Studio), uma das pessoas que desde o começo incentivou a iniciativa.

Testar um jogo é uma etapa fundamental para seu amadurecimento, pois apenas com um ciclo constante de testes e análise de dados é possível levar a ideia a se tornar um produto interessante para o mercado.

E falar da fase de playtestes foi a tarefa da Nanda, que recebeu no palco virtual duas presenças ilustres da galera da Oficina do Playtest, Cynthia Dias e Fernando Cunha. A conversa agradável tratou de como foi a organização da Oficina das Ligadas, um espaço virtual permanente para que mulheres possam testar seus jogos e receber feedback de qualidade.

Dando sequência à festa, Bacolou recebeu a galera da MeepleBR para conversar sobre como foi o processo de avaliação dos jogos e a seleção dos 3 finalistas. Diego Bianchini (CEO), Rennan Gonçalves (GameDev) e esse que vós fala, trataram dos desafios de selecionar os jogos, do impacto do edital nas redes da MeepleBR e da mentoria que os jogos finalistas receberam durante a última etapa.

E o Oscar vai para…

Após uma seleção árdua, a banca avaliadora selecionou como finalistas Agrofloresta, Ourives e Rios e Mar.

Agrofloresta, inscrito por Laila Terra, apresenta como proposta a criação de uma fazenda sustentável por meio do manejo agroflorestal.

Ourives, inscrito por Julia Varella, convida as participantes a produzirem belas joias e disputarem os clientes de um competitivo mercado.

Rios e Mar, inscrito por Talita Rhein, é uma experiência cooperativa que simula a trajetória do povo Pataxó do interior em direção ao litoral.

Foi uma disputa acirrada e emocionante, mas no final Agrofloresta foi escolhido para ser o primeiro título a ser publicado pelo Edital Ligadas na Meeple.

O futuro

A partir de agora, o jogo Agrofloresta começará a ser desenvolvido dentro do Glyptodon Game Studio, o que vai exigir muito trabalho da equipe para garantir que o produto desenvolva todo o seu potencial. A previsão é que Agrofloresta chegue às lojas no final de 2022.

Os demais jogos que participaram do Edital ainda estão no radar da MeepleBR, pois é inegável que todos os protótipos submetidos têm qualidades e potencial de atingir o mercado. Novidades em relação a isso devem aparecer em mais alguns dias.

Será que veremos uma segunda edição do Edital Ligadas na Meeple em 2022? Ainda é cedo para dizer, mas o que é certo neste momento é que esse Edital mudou a trajetória de vida de todas as pessoas e entidades que se envolveram em sua realização.

Márcio Botelho

aça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Pensando em como pequenas ações podem mudar o mundo para melhor.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2021 Meeple BR - Todos os direitos reservados.