fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 8 de dezembro de 2021

Conheça Tortuga 2199

Registro planetário…

Tortuga — ex-colônia de mineração da Confederação Interestelar. Destaca-se por sua fauna e ambiente agressivos. O planeta está localizado dentro da zona neutra de separação do setor Ômega. Lá é extraído um importante recurso chamado Hélio-3. Desde a rebelião dos mineiros, o planeta está sob o controle de insurgentes e clãs piratas. Naves espaciais de empresas militares privadas e contrabandistas em naves não registradas também foram visualizadas. Recomendamos veementemente que seja evitado por naves da Confederação…

Em Tortuga 2199, criação dos designers Mikhail Loiko e Denis Plastinin, os jogadores assumem o papel de piratas espaciais. Saquear naves mercantes, enfrentar monstros assustadores e recrutar a melhor tripulação para sua embarcação serão parte de suas aventuras interplanetária.

O jogo para 2 a 4 participantes mistura o deck building com elementos de controle de área, fazendo com que a seleção de novas cartas em seu baralho dependa do posicionamento de sua nave dentro dos espaços que compõe o misterioso planeta que dá nome ao jogo. Se você quer obter mais recursos, vale a pena controlar as Minas, mas isso fará com que você abra mão de cartas mais agressivas, como as que estão disponíveis na Fortaleza.

Na caixa base encontram-se 4 naves, cada uma com sua própria miniatura e carta de habilidade, bem como os setores que formam o mapa, as cartas do baralho e as miniaturas de torretas que servem para marcar o controle de área das diversas regiões.

Preparação e fluxo do jogo

Inicialmente será necessário montar o mapa de jogo, reunindo peças de setores hexagonais que serão disputados por cada capitão pirata. Além de conceder pontos de vitória, os setores possuem poderes únicos, permitindo aos jogadores acessarem mais recursos, se livrarem com maior facilidade de cartas ruins e etc.

Ainda na preparação, cada jogador deverá selecionar um dos 4 navios disponíveis e pegar a miniatura e o baralho correspondentes. As embarcações possuem pequenas variações em termos de manobrabilidade e poder de fogo, mas inicialmente a tribulação delas é bastante parecida e será fundamental se empenhar para conseguir os melhores marujos do espaço e conseguir evoluir em direção ao sucesso.

Após a preparação, cada rodada seguirá em um fluxo constante. Os jogadores compram 5 cartas e decidem quantas delas usarão. Basicamente as cartas podem gerar dois recursos: manobrabilidade (uma medida de quão hábil é a tripulação de sua nave) e crypto (a moeda do jogo).

Ao gastar esses recursos o jogador pode executar ações como navegar entre os setores de Tortuga, caçar monstros e fugitivos, tomar o controle de setores abandonados, reforçar as defesas de seus territórios e recrutar novos tripulantes.

Assim que o jogador gastar todos os recursos para executar suas ações, as cartas vão para uma pilha de descartes e é chegada a vez do próximo jogador.

Se tornando o capitão de Tortuga

O objetivo do jogo é bastante simples: obter 15 pontos de influência, se tornar o maior pirata do espaço e o legítimo comandante de Tortuga.

Para isso será necessária muita coragem e ousadia. Os pontos de influência são obtidos através do controle de área, da derrota dos monstros espaciais e de confrontos contra outras naves piratas comandadas pelos seus adversários.

A variação dos mapas ajuda a manter essa disputa acirrada, pois o espaço é limitado e vão acontecer muitas trocas de comando, corridas até setores com criaturas que possam ser caçadas e combates ferozes para decidir quem será o vencedor.

Alternativamente, o jogo pode se encerrar mais cedo se algum dos jogadores conseguir tomar o setor central, o próprio Planeta Tortuga. Nesse caso, será feita uma verificação dos pontos de influência acumulados por cada um dos participantes e a vitória é dada para quem conseguiu acumular mais pontos.

Explorando novos setores

Caso queira expandir o conteúdo, e adicionar um quinto jogador, a Expansão Baía dos Destroços, vai ser perfeita para a sua mesa de jogo. Ela traz uma nova nave, novos setores e regras para as minas flutuantes, cargas explosivas capazes de arrebentar os navios dos seus adversários mais desavisados.

Caso você queira aumentar a interação entre os jogadores, Baía dos Destroços será uma adição incrível que vai agregar muito ao jogo base.

Quem vai gostar de Tortuga 2199?

Tortuga 2199 é daqueles jogos que impressionam quando postos na mesa: a grande quantidade de peças, cartas, miniaturas e marcadores tomam grande espaço e chamam a atenção de qualquer um que esteja por perto.

Outro fator de destaque é o trabalho artístico de Andrew Mironov. Todas as ilustrações do jogo são sensacionais e misturam elementos característicos de obras espaciais como Duna ou Star Wars com filmes de marujos e bucaneiros como Piratas do Caribe e A Ilha da Garganta Cortada. Um trabalho rico e que só engrandece o jogo.

O estilo de jogo é recomendado para quem gosta de títulos com grande grau de interação durante a partida. A disputa pelo controle de área satisfaz quem quer se sentir em meio a uma luta acirrada entre piratas espaciais, porém será fundamental planejar bem qual seu curso de ação, pois é temerário partir para a disputa sem uma boa tripulação. Um excelente equilíbrio entre ação e planejamento estratégico.

Tortuga 2199 é um jogo cheio de aventura e estratégia, que vai agradar os fãs de ficção científica em estilo space opera, entusiastas das histórias de piratas e corsários e amantes de uma boa diversão com construção de baralhos.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Pronto para reviver as matinês de Planeta do Tesouro.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.