fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 16 de agosto de 2021

Expansões que valem a pena

COM A REIMPRESSÃO DAS EXPANSÕES DE TERRAFORMING MARS, JOGADORES TERÃO A OPÇÃO DE COMPLETAR A COLEÇÃO E AMPLIAR AS OPÇÕES ESTRATÉGICAS

Terraforming Mars é um dos títulos de maior destaque criados na década passada. As regras elegantes, a temática de ficção científica e a grande rejogabilidade fazem com que jogadoras e jogadores se encantem com ele desde o seu lançamento.

O jogo já recebeu 5 expansões. Cada uma delas introduz novos capítulos da aventura humana pelo espaço, trazendo mais mecânicas, possibilidades estratégicas e aprofundando a experiência daqueles que querem terraformar o Planeta Vermelho e além.

Nesse mês de agosto a MeepleBR traz de volta ao Brasil todas as expansões do jogo que já foram publicadas. Se você quer algumas dicas de por onde começar, não se preocupe.

Preparamos esse guia que apresenta as expansões, por ordem de lançamento, apontando quais são suas principais características.

Prelúdio

As megacorporações estão se preparando para iniciar o processo de terraformação, e agora você também terá a chance de tomar essas decisões iniciais que irão definir sua própria corporação e o futuro da história de Marte.

Esse é o prelúdio para suas maiores empreitadas!

A expansão preferida por 9 entre 10 jogadores, Prelúdio introduz um total de 47 novas cartas ao jogo, sendo a expansão mais enxuta em termos de quantidade de componentes.

O número de componentes é compensado pela nova mecânica trazida pelas Cartas de Prelúdio. Essas cartas retratam o momento anterior ao processo de terraformação de Marte, trazendo mais recursos e acelerando o começo de jogo das corporações que estão tentando criar um novo lar para a humanidade.

O que esperar de Prelúdio?

  • Cartas de Prelúdio que trarão o arranque necessário para a sua corporação dominar o Planeta Vermelho;
  • 5 corporações adicionais que abrem novas estratégias;
  • Sutis alterações no modo solo, trazendo alguns acréscimos interessantes para quem quer desafiar o tabuleiro no modo para 1 jogador;
  • Poucas mudanças em relação ao jogo base, fazendo com que seja de fácil assimilação pelos jogadores.

Vênus Next

Vênus pode muito bem ser o planeta mais mortífero do sistema solar… mas tem potencial! Nas alturas, em meio à nuvens corrosivas, bem longe da superfície escaldante, os seres humanos começaram a colonizar e terraformar Vênus. Sua corporação tem uma ótima oportunidade de ganhar renome: construa cidades flutuantes, bloqueie a luz do sol para diminuir o efeito estufa e introduza formas de vida neste planeta!

Deixe Vênus ajudar você a terraformar Marte!

Vênus Next foi a primeira expansão mais robusta de Terraforming Mars. Ela introduz um número muito maior de cartas, um tabuleiro do planeta Vênus e peças que representam Marcos e Prêmios, um conteúdo mais extenso e que impacta de maneira mais sensível a jogabilidade.

Nessa Expansão foram introduzidos novos ícones, como ícone venusiano, os flutuadores – um novo recurso que potencializa seu ganho de pontos -, além da Fase Solar, utilizada para acelerar o processo de Terraformação em Marte e na Terra.

O que esperar de Vênus Next?

  • 49 novos projetos abrem novas estratégias para levar o processo de terraformação ao planeta Vênus;
  • 5 corporações adicionais e que interagem com as mecânicas e ícones introduzidos pela expansão;
  • Tabuleiro de Vênus permite aos jogadores construírem novas cidades e investirem seus recursos em um novo parâmetro global;
  • Um prato cheio para fãs da temática espacial.

Colônias

Nosso horizonte ampliou-se diante de nossos olhos.Corporações expandiram suas operações em todos os cantos do sistema solar em busca de minerais e recursos. Muitos locais não são passíveis a terraformação, mas fundar colônias pode melhorar muito sua receita e as possibilidades de atingir seu objetivo principal – a terraformação de Marte. Envie sua frota mercante para luas distantes! Colonize as nuvens de Júpiter!

E deixe seus empreendimentos na Terra lhe impulsionarem para o sucesso!

Em Colônias é chegada a hora de explorar o Sistema Solar Exterior! A mecânica das colônias e frotas mercantes introduz uma camada mais tática ao jogo, elevando a quantidade de decisões a serem tomadas e permitindo aos jogadores o acesso aos recursos de maneiras completamente diferentes. Assim como Vênus Next, Colônias é uma das expansões robustas e introduz muitas cartas, marcadores e peças.

O que esperar de Colônias?

  • 49 projetos que abrem as portas para o Sistema Solar Exterior;
  • 5 corporações adicionais capazes de potencializar o uso das frotas mercantis e colônias;
  • 11 peças de colônias que vão do misterioso Encelado ao distante Plutão.
  • Integração perfeita com Vênus Next, sendo uma dobradinha perfeita para apimentar suas partidas.

Hellas & Elysium

Explore novos locais e estratégias!
Você poderá utilizar qualquer um destes mapas no lugar do tabuleiro original. Explore o Polo Sul marciano e o grande Mar de Hellas ou se aventure a Oeste de Tharsis e conquiste o Monte Olimpo.

Para novos desafios, novos prêmios e marcos se abrem na conquista do Planeta Vermelho.

Talvez essa seja a expansão mais diferente de todas. Hellas & Elysium apresenta dois novos mapas para você explorar a superfície marciana. Uma mudança que parece pequena, mas que faz toda a diferença e que é capaz de forçar os jogadores a buscarem novas estratégias de colocação de peças, além de incentivar o uso dos novos marcos e prêmios.

O que esperar de Hellas & Elysium?

  • 10 novos marcos para você incrementar a sua pontuação
  • 10 novos prêmios que aumentarão a disputa pelo controle de Marte
  • Uma expansão simples e que não modifica as regras do jogo base
  • Compatível com todas as expansões de Terraforming Mars

Reviravolta

É um tempo de reviravoltas para o humanidade que se estabeleceu em Marte. Diferenças ideológicas e conflitos políticos surgem enquanto tempestades de areia e outros desastres naturais ameaçam o progresso da sociedade marciana. Envie seus delegados para influenciar o Comitê de Terraformação, e prepare sua corporação para os eventos que estão surgindo no horizonte.

Encontre um caminho para prosperar através do desafios a sua frente!

A expansão Reviravolta é com toda certeza aquela que mais introduziu mudanças ao jogo base. São dezenas de novos componentes, cartas de projeto, corporações, dois tabuleiros adicionais e a adição de uma camada política bastante estratégica.

A inclusão de um Comitê de Terraformação, com partidos e disputas políticas, faz com que o jogo se torne mais puxado e competitivo. Além disso, os eventos globais podem prejudicar severamente o progresso da terraformação e levar você a rever seus planos. Reviravolta é considerada uma expansão para jogadores que curtem um título mais estratégico e denso.

O que esperar de Reviravolta?

  • Uma experiência estratégica densa e indicada para jogadores experientes.
  • Efeitos globais que simulam de forma inteligente os desafios da terraformação de Marte e que introduzem uma camada de imprevisibilidade.
  • 35 novos projetos, 5 novas corporações e dezenas de peças inéditas.
  • Uma expansão voltada para jogadores que querem testar toda a sua perícia.

Bônus: tabuleiros de jogador em dois níveis

Esse acessório foi disponibilizado durante a campanha no KickStarter de Reviravolta, porém também foi vendido separadamente e independe de qualquer expansão para funcionar.

Esse é daqueles itens praticamente obrigatórios para os fãs de Terraforming Mars. Os tabuleiros do jogador em dois níveis são feitos em material de alta qualidade e garantem maior estabilidade aos marcadores no tabuleiro de jogador, permitindo que você mantenha o foco na diversão e na competitividade.

Um retorno mais do que esperado

A carga com as expansões de Terraforming Mars chegaram ao Brasil nessa semana. A MeepleBR está aguardando o fim dos procedimentos burocráticos e o envio da carga para seu depósito. Se tudo correr bem, os produto estarão a venda nas melhores lojas do Brasil em alguns dias.

Fique de olho nas nossas redes sociais e não deixe de completar a sua coleção de Terraforming Mars.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Quero todas essas expansões dentro da minha Big Box

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.