fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 18 de maio de 2022

Baguncinha da boa

DESCUBRA RECTO VERSO, PRÓXIMO LANÇAMENTO DA MEEPLEBR

Jogadores veteranos no mundo dos board games associam o catálogo da MeepleBR a jogos do estilo euro com complexidade média ou alta. Títulos de sucesso como Terraforming Mars, Orléans e Luna Maris se encaixam bem nessa categoria.

Entretanto os jogos da MeepleBR vão muito além dos euros: Tainted Grail e Fire Team Zero se aproximam muito mais da tradição americana; O Pequeno Príncipe e Speed Colors são excelentes jogos infantis; Vudú e Colt Super Express são sinônimos de diversão em qualquer festa em que apareçam.

Jogos bons independem do estilo e é por isso que a MeepleBR está trazendo para o Brasil Recto Verso, um jogo extremamente divertido, bonito e capaz de gerar muita confusão!

O que é recto verso?

Recto verso é uma expressão latina que é utilizada quando nos referimos as folhas de um livro, pergaminho ou manuscrito. O recto seria a parte da frente de uma folha; já o verso, como era de se esperar, designa a parte posterior ou o verso da folha de papel.

Uma impressão em recto verso é aquilo que comumente chamamos de impressão frente e verso, um processo que demanda bastante atenção, pois se houver algum deslize os dois lados da folha poderão ser confundidos, o que vai gerar muita confusão para o desavisado leitor.

Recto Verso – o jogo

Essa necessidade de encontrar uma combinação perfeita entre a parte da frente e a parte posterior de um objeto é o principal objetivo por trás do jogo Recto Verso.

Recto Verso, criado pelos designers Inka e Marcus Brand, é uma reimplementação de La Boca (2013), outro título criado pela dupla e que homenageia o famoso bairro portenho de mesmo nome, e pode ser definido como um jogo familiar de inteligência espacial.

O fluxo de jogo é bastante simples e dinâmico. A cada rodada os jogadores formarão duplas – escolhidas aleatoriamente por um sistema de seleção de fichas – que terão de se revezar na tarefa de utilizar os blocos de madeira do jogo para criar um padrão estabelecido por uma das cartas sorteadas.

Quando estiverem prontos para começar é dado início ao cronometro (você pode utilizar o cronometro do seu celular ou baixar o aplicativo para seu aparelho Android). A pontuação recebida pelos jogadores vai depender da agilidade da dupla: quanto menos tempo, mais pontos são marcados pelos jogadores que construíram o prédio.

Como era de se esperar, existem algumas regras para esse processo: os jogadores da rodada não podem ver o lado da carta de seu parceiro; as peças não podem ultrapassar a área de construção pré-determinada; todas as peças devem ser utilizadas.

Em partidas para 3 a 6 participantes, vence quem conseguir mais pontos. No modo para dois jogadores as coisas são um pouco diferentes: será necessário diminuir o tempo a cada nova etapa para que os participantes sejam coroados os reis/rainhas da construção!

Confusão tamanho família

O jogo comporta de 2 a 6 participantes e tem uma duração média de 30 minutos por partida, o que o torna em uma boa pedida para aquela noite de jogo em família ou como uma fonte de diversão para festas com os amigos que estão começando a conhecer o hobby.

A proposta do jogo parece bem simples, porém você se engana se estiver achando que esse será um jogo monótono. A comunicação é o segredo para uma boa performance em Recto Verso e é assustador perceber como é complicado trabalhar em equipe! As explicações da posição das peças, a questão da profundidade e o tempo fazem com que muitas vezes os participantes se desentendam e que a obra vire uma bagunça em questão de segundos.

A arte colorida e cartunesca da francesa Camille Chaussy, que já é conhecida no Brasil pelo trabalho em Prehistorias, torna a experiência de jogo bastante rica e contribui para a diversão. Outro destaque é a qualidade do material do jogo: as peças de madeira, os cartonados coloridos, as cartas e o insert de plástico possuem um acabamento incrível e com toda certeza durarão por um longo tempo.

Quem vai gostar de Recto Verso?

Recto Verso é um título perfeito para quem quer jogar com toda a família e/ou esteja interessado em apresentar os jogos de tabuleiro para amigos e conhecidos que ainda não estejam inseridos no universo dos jogos de mesa.

As partidas rápidas, cheias de comunicação e confusão entregam uma diversão de alta qualidade para quem quer passar bons momentos ao lado de pessoas especiais.

A qualidade e resistência das peças de madeira ajudam a acalmar os mais precavidos com os jogos, pois Recto Verso é um daqueles jogos que conseguiriam resistir a uma jogatina em condições extremas (como aquela mesa de bar cheia de petiscos e com uma galera pouco cuidadosa).

Se você está procurando um jogo leve e que vai ver mesa em vários grupos, Recto Verso é uma boa pedida para atingir as suas expectativas.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Tentando não passar vergonha no Recto Verso.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.