fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 22 de abril de 2022

Arquitete o futuro

EM FOUNDERS OF TEOTIHUACAN VOCÊ CONSTRUIRÁ UMA DAS GRANDES CIDADES DO PASSADO

No mês de fevereiro de 2022 foi anunciado o início da parceria entre a Bucaneiros Jogos e a MeepleBR. De forma resumida, a MeepleBR assumiu a distribuição dos títulos lançados e desenvolvidos pela Bucaneiros Jogos como Teotihuacan, Peaky Blinders Birmingham Domain e os produtos da linha Marvel.

Essa parceria vai facilitar o acesso dos jogadores e lojistas a produtos de qualidade, de uma forma rápida, simples e eficiente.

E o primeiro fruto dessa parceria já está chegando as lojas de todo o Brasil.

Preparem-se para explorar o Founders of Teotihuacan.

Teotihuacan: onde os homens se tornam deuses

Viaje no tempo até a fundação de uma das maiores cidades da Mesoamérica e faça parte novamente da sua história. Projete as bases de uma grande civilização pré-colombiana, com seus edifícios, templos e uma grande pirâmide central. Encontre locais perfeitos para os edifícios de produção, os grandes templos e construa a poderosa grande pirâmide com vista para sua cidade. 

FICHA TÉCNICA
Designer
: Filip Głowacz
Artistas: Aleksander Zawada, Chuy de Leon, Odysseas Stamoglou e Zbigniew Umgelter
No de jogadores: 1 a 4
Idade: 14+
Tempo: 60 minutos
Dimensões: 30x30x8 cm
Peso:  1,850 Kg
Asin: 6425453001253

COMPONENTES
1 Tabuleiro principal

4 Tabuleiros de jogador
4 Arquitetos de madeira
24 Discos de ação

9 Discos de bônus
8 Discos de marcador
120 Cubos de madeira (40 marrom
, 40 cinza e 40 amarelo)
160+ Fichas cartonadas de papelão
1 Dado de 8 lados
Marcador de Primeiro Jogador

Founders of Teotihuacan é um jogo de estratégia onde você compete contra seus amigos para criar o melhor design da cidade de Teotihuacan. Os jogadores posicionarão seus discos de Ação formando torres de força variada e executarão as Ações que permitem construir Templos, Edifícios e a Pirâmide central para o projeto de Teotihuacan. Assim que o eclipse chegar, todos os projetos serão avaliados e o jogador com mais pontos vencerá e se tornará o arquiteto que se juntará aos membros Fundadores de Teotihuacan!

Como o jogo funciona

Como em todo bom jogo da tradição euro, Fouders of Teotihuacan te desafia a obter a maior quantidade de pontos de vitória da maneira mais eficiente possível.

Para isso você deverá construir prédios em seu tabuleiro de jogador que representa a área da cidade sagrada de Teotihuacan, um dos principais centros de poder político, econômico, religioso e cultural da Mesomérica pré-colombiana.

Cada jogador deve gerenciar 4 recursos básicos: madeira, pedra, ouro e discos de ação. Os três primeiros são usados para pagar os custos de construção dos prédios e templos, bem como na tentativa de ganhar influência (o que representa certos benefícios de pontuação). Já os discos de ação representam seus esforços para acionar as áreas do tabuleiro central e fazer com que você efetivamente consiga realizar os objetivos.

A cada turno o jogador utiliza alguns de seus discos de ação para acionar as ações do tabuleiro central que se dividem basicamente em ações de construir e ações de influência.

  • Construir: como o nome indica, essa ação lhe permite construir peças em seu tabuleiro de jogador. É possível erguer templos, pedreiras, marcenarias e outras estruturas, bem como contribuir para a construção da pirâmide central e com isso incrementar sua pontuação de fim de jogo.
  • Influência: são ações que não lidam com a construção de peças no tabuleiro de jogador como a geração de recursos, a pontuação por fichas de adoração ou o uso da trilha de favores.

É possível acionar um espaço já utilizado por outro jogador, porém nesse ponto mora uma das sutilezas de Founders of Teotihuacan: você se beneficia dos discos de ação de outros jogadores, porém pode ficar de fora se já houverem três discos de ação colocados em um espaço. Sendo assim, sempre será necessário tentar prever as ações dos adversários.

O jogo tem rodadas fixas, o que exige muito planejamento e atenção por parte dos jogadores, pois caso não prestem atenção perderão oportunidades interessantes de pontuação.

Para quem é Founders of Teotihuacan

Founders naturalmente chama a atenção dos fãs da linha Teotihuacan, jogo previamente publicado pela Board & Dice e que se passa no mesmo universo, e com toda certeza vai agradar quem está em busca de um novo olhar sobre o jogo original.

Entretanto, Founders possui uma identidade própria e se comporta de maneira independente.

Founders convida o participante a tomar decisões significativas a todo instante. Isso eleva significativamente o nível de estratégia do jogo e agrada quem está em busca de um jogo com muito gerenciamento de recursos e aberto a diversas possibilidades estratégicas.

Se comparado com outros títulos que usam a mecânica de colocação de peças, como A Ilha dos Gatos ou Barenpark, Founders of Teotihuacan pode ser considerado sensivelmente mais complexo, o que pode surpreender jogadores que estejam acostumados a uma alocação simples de peças na matriz quadriculada.

Em suma, Founders é um título denso, inteligente e desafiador, mas que possui um fluxo simples e intuitivo, não abrindo mão do design sofisticado e que tem potencial para agradar veteranos e iniciantes na mesma medida.

Início das vendas

Founders of Teotihuacan já está chegando ao Brasil e as vendas a pronta entrega se iniciam no dia 04/05.

Fique atento, pois você não vai querer perder essa experiência estratégica rica e altamente divertida!

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Tentando vencer a primeira partida de Founders.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.