fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 10 de junho de 2021

Os segredos da fase de teste

Já é um consenso dentro da indústria que a fase de playtest é fundamental para o desenvolvimento dos jogos de tabuleiro modernos.

Sendo assim, é natural que pessoas que estejam desenvolvendo jogos se preocupem muito com o comportamento de seus projetos durante as rodadas de playtest. Entretanto para quem está começando a se aventurar pelo game design, a questão é um pouco mais complicada.

Quando começar a testar meu protótipo? Com quem testar o jogo? Devo dar um formulário para as jogadoras após a partida? Quantas vezes testar um jogo?

São todas perguntas legitimas e que merecem respostas de profissionais.

Entre Jogos – a importância do playtest

O Edital Ligadas na Meeple está chegando a reta final de sua primeira etapa. Por isso, vamos dedicar a edição dessa semana do Entre Jogos a discutir a importância do playtest no processo de desenvolvimento de jogos.

Para auxiliar as designers de jogos, que queiram se inscrever no Edital ou não, convidamos um painel de profissionais que atuam no mercado e que podem contribuir muito com sua experiência prática:

Bianca Melyna – game designer autora dos já publicados Grasse (2018), Overdrive (2018) e do anunciado Hokusai (2021). Uma profissional reconhecida e que vai poder compartilhar sua experiência com o playtest.

Diego Bianchini – editor chefe da MeepleBR e responsável pela coordenação das rodadas de playtest de diversos jogos da editora como Triora (2019), Paper Dungeons (2020) e Luna Maris (2022).

Nanda Sales – faz parte da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas e está coordenando  a Oficina das Ligadas (um encontro semanal para realização de playtestes entre mulheres). Também integra o grupo de playtest da MeepleBR e contribui com seu feedback nos desenvolvimentos.

Anote aí na sua agenda: o encontro acontece na próxima sexta, 11/06, a partir das 19h no Canal do Youtube da MeepleBR.

Aproveita para seguir a gente por lá também.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10.'Sempre pronto para perder nos playtestes

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.