fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 14 de fevereiro de 2022

Jogos para todos os gostos

Na live da última sexta-feira (16/02), a MeepleBR recebeu em seu Canal do YouTube o produtor de conteúdo Mr. Emerson, do The Gamefather, para falar sobre o lançamento dessa semana Fábricas Fantásticas.

O jogo e suas expansões, um engine building que traz a alocação de dados como base de seu núcleo mecânico, foram analisados por completo e receberam muitos elogios por parte da bancada do programa. A live também contou com outra presença ilustre: Edu Guerra, do Canal 3DUs, que mandou um vídeo especial sobre as qualidades desse eurogame.

Mas o que ninguém esperava é que o Big Boss tinha algumas surpresas reservadas para a noite.

Parcerias internacionais rendendo frutos

Segundo Diego Bianchini, CEO da MeepleBR e responsável pelos acordos internacionais da empresa, o sucesso de Paper Dungeons e de Brazil Imperial tem contribuído muito para o estabelecimento de parcerias com editoras internacionais.

Duas dessas parceiras possuem um catálogo bastante interessante e recheado de jogos divertidos: a espanhola Maldito Games e a francesa Super Meeple.

E os primeiros frutos dessa conexão entre o Brasil e o Velho Mundo chegam para os jogadores brasileiros nos próximos meses.

A Ilha dos Gatos – KickStarter Pack

Durante a campanha de A Ilha dos Gatos no KickStarter foram atingidas uma série de metas extendidas: lições adicionais, peças de gato adicionais (incluindo os gatos oshax), um conjunto de peixes em madeira e os gatos marcadores de ordem de turno especiais.

Esse item vai dar aquele upgrade para as pessoas que querem deixar a sua cópia de A Ilha dos Gatos ainda mais bonita e deslumbrante.

Gorinto

Jogo criado por Richard Yaner e com arte de Josh Cappel. Gorinto é um título abstrato que convida os participantes para uma interessante e desafiadora disputa em um templo japonês.

Durante a partida os jogadores movem peças – cada uma representando um dos cinco elementos da tradição oriental: água, ar, fogo, terra e vazio -, para formar padrões e capturar outras peças e cumprir objetivos.

Gorinto mistura as mecânicas de reconhecimento de padrões, coleção de componentes e colocação de eças de uma forma leve e estratégica, em uma experiência para 1 a 4 jogadores com duração media de 30 a 60 minutos.

A beleza do jogo, de sua iconografia e de sesu componentes transforma Gorinto em uma boa pedida para fãs de temáticas orientais, jogos abstratos e que são bastante convidativos quando vão para a mesa.

Prehistorias

Esse simpático jogo de entrada, criado por Alexandre Emerit e Benoit Turpin e ilustrado por Camille Chaussy, leva os participantes para emocionantes caçadas durante o paleolítico.

A vida naquela época não era nada fácil, por isso todo o cuidado é pouco e só os mais inteligentes e corajosos serão capazes de gravar suas histórias nas pinturas da caverna.

O jogo combina gestão de mão, poliminó, construção de padrões e colocação de peças, uma combinação de mecânicas interessante, mas que por nenhum momento deixa de gerar diversão e boas escolhas estratégicas.

Como bom título de entrada, Prehistorias é um jogo rápido (duração média de 30 minutos0, possui uma arte bonita, componentes de excelente qualidade e serve como uma boa opção para quem quer variar a jogatina ou então atrair novas pessoas para o hobby.

Recto Verso

Um jogo de inteligência espacial criado por Inka e Marcus Brand, um casal de game designers consagrados e que já receberam diversos prêmios por seus jogos, Recto Verso é uma reimplementação de La Boca (2013).

Em Recto Verso o objetivo dos participantes é criar construções com blocos de madeira coloridos. Para isso é necessário seguir o padrão dado por uma carta e seguir algumas regras como respeitar a área da construção, utilizar todos os blocos e não deixar espaços vagos na fundação.

Parece simples, não é mesmo?

Na verdade a coisa se complica quando você precisa fazer isso com uma dupla, e não é só isso: a sua dupla terá de fazer um padrão de construção diferente do sue e ambos devem estar corretos ao final do processo.

As duplas são sorteadas no começo de cada nova rodada, sendo fundamental saber se comunicar bem para obter a melhor pontuação, pois o tempo é decisivo para se manter dentro da competição.

Português europeu

A Ilha dos Gatos: KickStarter Pack, Gorinto e Prehistorias são fruto da parceria com a espanhola Maldito Games, por conta disso o material não virá para o Brasil com o selo da MeepleBR. Além disso, o manual e os componentes com idioma, como cartas, utilizarão o português europeu como padrão.

A equipe editorial da MeepleBR avaliou o material e constatou que existem poucos entraves para a compreensão dos brasileiros, sendo assim os jogos serão vendidos sem a necessidade de um manual em português traduzido ou outro guia de tradução.

O caso de Recto Verso é diferente, pois se trata de título em parceria com a Super Meeple: a edição brasileira está sendo feita em conjunto com uma tiragem internacional, que chegará em diversos mercados no primeiro semestre de 2022. Por conta disso, teremos um jogo em português brasileiro e com o selo da MeepleBR.

Previsão de lançamento

A Ilha dos Gatos: KickStarter Pack, Gorinto e Prehistorias devem chegar as lojas brasileiras ainda no mês de março, pois encontram-se no mesmo navio que está trazendo para o Brasil o já anunciado Watergate.

Recto Verso, como dito acima, encontra-se em produção na China e deve chegar ao país ainda no primeiro semestre de 2022, sendo possível que seu lançamento coincida com a edição desse ano do Diversão Offline.

Mas conta aí pra gente: qual desses anúncios mais chamou sua atenção?

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Pronto para ir da Pré História ao mundo industrial, passando por templos japoneses e aulas de arquitetura modernista.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.