MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 14 de outubro de 2020

Rabisque sua aventura

Paper Dungeons: um jogo de rabiscar masmorras, criado por Leandro Pires, conhecido por títulos como Tsukiji e Rock’n Roll Manager, é um jogo de rolar e desenhar que aborda a temática do dungeon crawling.

Rolar e desenhar, ou roll & write na terminologia em inglês, é uma mecânica que consiste no ato de rolar dados e utilizar os números e/ou símbolos que aparecem nos dados para executar algumas ações ligadas a rabiscar em uma folha de jogo. Podemos encontrar essa mecânica em títulos como Ganz Schön Clever, Qwixx e Saint Malo.

Dungeon crawling, expressão que pode ser traduzida como “rastejando pela masmorra”, é um termo utilizado para nos referirmos as aventuras tradicionais de fantasia medieval presentes em RPG’s como Dungeons & Dragons e Old Dragon: os personagens vão para uma masmorra, enfrentam armadilhas, monstros e conquistam tesouros.

Em Paper Dungeons, jogo para 1 a 8 participantes, você vai comandar um grupo de aventureiros em uma típica exploração de dungeon crawling: caminhe pela masmorra, combata lacaios, recolha tesouros e enfrente vilões terríveis. Seu objetivo é acumular Glória, nome dado aos pontos de vitória, e escrever o nome de seu grupo de aventureiros no hall da fama dos heróis.

Preparação

A preparação para o jogo é bastante simples: selecione uma Carta de Masmorra e pegue os Vilões indicados nela; embaralhe as Cartas de Missões, revele três delas e coloque-as próximas aos Vilões; distribua uma Ficha de Jogador para cada um dos participantes; por fim, entregue duas cartas de Poderes e Objetivos para cada participante e peça que escolham uma de cada.

Como esse é um jogo de rolar e desenhar, não esqueça de disponibilizar um lápis ou caneta para cada um dos jogadores.

Uma partida de Paper Dungeons tem um total de 8 turnos divididos em 3 Temporadas. Devido ao fato dos turnos serem jogados de forma simultânea, a duração independe do número de participantes e gira em torno de 30 a 45 minutos por partida.

Funcionamento dos turnos

Cada turno é dividido em 3 etapas: rolagem de dados, seleção de ações e confronto com o Vilão (apenas ao final das temporadas, nos turnos de número 3, 6 e 8).

Rolando e selecionando dados

No começo do turno um jogador, escolhido aleatoriamente, rola seis dados. Em Paper Dungeons os dados são divididos em duas cores (brancos e pretos) e possuem símbolos e números em suas faces. Cada jogador deve escolher 3 dados, levando em conta o símbolo e a cor, e anotando os números no topo de sua Ficha de Jogador. Esses dados serão utilizados para ativar 4 opções de ações disponíveis.

Ações

A ação de subir de nível um dos heróis do grupo é importante para combater os Capangas e Vilões, dando acesso a novas habilidades para o grupo e providenciando Glória ao final da partida.

Fabricar itens mágicos, como o Tomo da Sabedoria ou a Espada Flamejante, garantem habilidades únicas como atravessar paredes, aumentar a força em combate contra Vilões e a capacidade de eliminar lacaios sem ter de lutar.

Também é possível preparar poções. Elas são uma parte essencial de Paper Dungeons, pois sem elas seu grupo de heróis vai perder pontos de vida, e por conseguinte, Glória ao final da partida. Sempre tenha um bom suprimento de poções para poder se aventurar com segurança.

Por último, mas não menos importante, você pode mover seu grupo de aventureiros pela masmorra. É preciso escolher o melhor caminho para coletar gemas raras, pedaços de itens mágicos e aumentar de nível. Claro que a masmorra é uma área cheia de perigos, como as Armadilhas, os Capangas e Vilões. Provavelmente seu grupo de heróis vai perder alguns pontos de vida nesse processo, mas é um sacrifício necessário para garantir a Glória.

Enfrentando Vilões

Ao final das Temporadas, turnos 3, 6 e 8, os jogadores vão enfrentar os Vilões que habitam a masmorra. São monstros poderosos, cheios de artimanhas e que exigirão muito esforço de seu grupo de heróis.

Para enfrentar um Vilão é necessário ter passado pela sala onde ele se encontra até o final da Temporada. Caso contrário, seu grupo perderá pontos pela “covardia” de não ter ido ao encontro do inimigo.

O combate é resolvido se somando o nível dos heróis de seu grupo. Alguns itens e habilidades, como a Espada Flamejante e o poder especial do Guerreiro, podem melhorar esse valor. Além disso, leva-se em conta a fraqueza do Vilão contra alguma classe de herói em específico (por exemplo: o Vampiro é fraco contra Clérigos, já o Observador recebe danos em dobro do Mago).

Quanto maior esse valor, melhor o desempenho dos heróis na luta contra o Vilão e mais pontos de Glória serão recebidos.

Ambientação

A princípio, Paper Dungeons não teria uma ambientação ou universo de jogo, sendo apenas mais um mundo de fantasia medieval genérico. Entretanto, inspirados pelas artes do grande Dan Ramos, que deu vida a um mundo rico e fantástico, foi possível criar um cenário de campanha pela qual os personagens viajam.

Este universo será explorado narrativamente através das Cartas de Masmorra. No verso delas serão encontradas narrativas apresentando locais e missões aos heróis. Também será possível, através das regras variantes, jogar um modo história que apresenta uma trajetória para a aventura dos heróis.

Locais como os Pantânos do Sul, a cidade de Banc e o Templo de Migor ajudam a criar um universo misterioso, rico em possibilidades narrativas e que poderá ser expandido em outros jogos que sejam desenvolvidos pela MeepleBR.

O que esperar de Paper Dungeons?

Sou um apaixonado por fantasia, especialmente quando temos aventureiros superando desafios e conquistando tesouros, como podemos ver nas histórias de Conan, criadas por Robert E. Howard, e nas diversas aventuras e módulos de campanha de Dungeons & Dragons. Por conta disso, posso dizer que Paper Dungeons é um excelente exemplo da temática fantástica, comunicando a grandeza, os perigos e a glória que envolvem a vida dos heróis.

Para além do tema, eu gostei muito da velocidade e flexibilidade do jogo: as regras são fáceis, a iconografia é clara e funcional, você pode usar diferentes estratégias para atingir a vitória e tentar diferentes tipos de combos e habilidades.

Em comparação com outros jogos de roll & write, Paper Dungeons, apresenta uma maior dificuldade e elementos de mitigação de aleatoriedade, o que pode ser um bom diferencial dentro desse cenário. Se você gosta de jogos nesse estilo e de fantasia, Paper Dungeons será uma grande aquisição para a sua coleção.

    Márcio Botelho

    Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Rolando dados e rabiscando masmorras como um especialista goblin.

    Compartilhar postagem:

    Copyright © 2021 Meeple BR - Todos os direitos reservados.