fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 9 de fevereiro de 2021

Ganhando o mundo

PAPER DUNGEONS, JOGO BRASILEIRO CRIADO POR LEANDRO PIRES E ILUSTRADO POR DAN RAMOS, VAI RECEBER PUBLICAÇÃO EM VÁRIOS IDIOMAS AINDA EM 2021

Paper Dungeons: um jogo de rabiscar masmorras foi lançado durante a Spiel.digital, em outubro de 2020, e muitos jogadores no mundo todo ficaram interessados no conceito do jogo: uma aventura de fantasia retrô, com mecânica de roll and write e uma arte deslumbrante.

Infelizmente, para os estrangeiros, apenas os jogadores do Brasil tiveram acesso ao jogo no lançamento. Aquela altura a MeepleBR ainda estava negociando a possibilidade de publicação do título em outros mercados. O manual do jogo, traduzido para o inglês, foi disponibilizado na BGG, mas as cartas dentro da caixa ainda eram uma barreira para aqueles que não dominam nossa língua.

Mas essa situação já está mudando.

Novos heróis se unem ao grupo!

Ainda em outubro do ano passado, pouco antes do início da Feira de Essen, a Alley cat, uma editora independente do Reino Unido, anunciou publicamente que iria distribuir a versão em língua inglesa de Paper Dungeons na Europa e na América do Norte.

Para expandir o alcance do produto, a MeepleBR contatou outras editoras ao redor do mundo e mostrou o jogo para possíveis parceiros, tentando criar condições para uma tiragem em escala mundial.

As respostas foram muito positivas, pois os envolvidos ficaram fascinados com a simplicidade das regras, as boas interações entre os efeitos, a beleza da arte e a possibilidade de expansões em um futuro não muito distante.

Paper Dungeons ao redor do mundo

Nesse momento temos 6 parceiros diferentes para a impressão internacional de Paper Dungeons.

A lista completa inclui:

  • Alley Cat Gameseditora responsável pelo mercado de língua inglesa. Conhecida por títulos como Dice Hospital e pela reimplementação de Tinner’s Trail de Martin Wallace.
  • dV GIOCHI – Itália. Anteriormente conhecida como “Da Vinci games”, essa editora italiana publicou mais de 200 títulos, com destaque para Tikal, Bruges e Rajas of the Ganges.
  • Grimspire – Alemanha. Editora especializada em localizar títulos internacionais para o mercado de língua alemã, em especial através de financiamentos coletivos.
  • Lavka games – Rússia. Editora russa que distribui alguns dos grandes títulos internacionais no maior país do mundo. Seu catálogo possui jogos como Wingspan, Viticulture e nosso querido Terraforming Mars.
  • Maldito Games – Espanha. Maior editora do mercado espanhol, também atuando em Portugal. Seu catálogo é extenso e possui jogos de peso como A Ilha dos Gatos, Everdell e Merv.
  • Super Meeple – França. Outra gigante do mercado europeu de jogos de tabuleiro. Responsável pela distribuição de Maracaibo, Amun-Re e Gaia Project na terra de Asterix.

Próximos passos

As editoras parceiras já receberam os arquivos originais de Paper Dungeons para começarem o processo de tradução para suas respectivas línguas. Após essa etapa, a impressão internacional se iniciará em uma fábrica chinesa.

Em um bom cenário, acreditamos que Paper Dungeons vai estar disponível para o mercado internacional no final de junho de 2021.

Uma consequência direta dessas parcerias é que as possibilidades de outros jogos brasileiros da empresa, como Eletrika, Grafito e Luna Maris, também receberem uma tiragem internacional. Uma excelente notícia para o game design brasileiro.

 

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Feliz com essa excelente notícia.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.