fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 19 de julho de 2021

Cronograma de lançamentos (junho a janeiro)

A primeira metade do ano de 2021 foi bastante agitada para a MeepleBR. Entre os lançamentos tivemos A Ilha dos Gatos, Lewis & Clark: A Expedição, Colt Super Express, a linha de sleeves slim e a incrível El Grande Big Box. Houve também o reprint do premiado Colt Express e as animadas pré-vendas de Brazil: Imperial e Tainted Grail.

O que será que o segundo semestre de 2021 reserva para os fãs de jogos de tabuleiro?

Se depender da MeepleBR, muitos jogos e diversão.

A questão chinesa e novas datas

Os jogos de tabuleiro modernos são uma indústria totalmente global: o jogo que está na sua mesa pode ter sido criado por um alemão, ilustrado por um estadunidense, fabricado na China e licenciado no Brasil por uma empresa da Espanha.

Uma cadeia intrincada e que depende do bom funcionamento de todas as partes que a compõe. Por conta disso, os problemas em um desses polos podem gerar dificuldades em todos os elementos da indústria dos board games. E é exatamente isso que está acontecendo nesse exato momento.

O aumento da demanda de consumo global, motivada pela reabertura de diversos países que estão avançando no combate a pandemia, somado a falta de energia causada por questões ambientais e de infraestrutura tem levado a constantes cortes de energia e racionamentos que estão afetando as fábricas chinesas (se quiser saber mais, leia a reportagem da CNN nesse link).

Isso tem feito com que a produção de componentes para jogos tenha sido severamente prejudicada, causando atrasos nas entregas de produtos em todo mundo. Essa situação parece que ainda vai levar alguns dias para ser normalizada, mas os impactos desse atraso poderão ser sentidos por um período indefinido.

Para a MeepleBR este contratempo externo foi bastante prejudicial. A maior parte de nossos jogos são produzidos fora do Brasil, sendo assim veremos alguns atrasos de títulos que já foram anunciados.

Julho

Tiny Epic Dinosaurs/Tiny Epic Zombies
Os dois novos títulos da linha Tiny Epic chegaram no começo do mẽs e já estão caindo no gosto dos jogadores de todo o Brasil. As boas vendas indicam que provavelmente veremos mais jogos da Gamelyn Games em um futuro próximo.

Orléans
O premiado jogo criado por Reiner Stockhausen está voltando ao Brasil ainda no mês de julho. Orlénas é um euro sofisticado e que terá lugar garantido na coleção dos fãs do estilo.

Oléans Comércio e Intriga/ Invasão
E o clássico bag building não virá sozinho. Teremos duas expansões que adicionam muito conteúdo extra ao jogo ambientado na França medieval. Se preparem para novos desafios, modos de jogo e situações que vão aumentar muito a rejogabilidade do produto.

Em Invasão vemos a introdução de um cenário cooperativo, um intrigante modo solo e da modalidade de duelo para dois jogadores. Já em Comércio & Intriga temos inovações como o sistema de pedidos, novas benfeitoria e ventos, além das sorrateiras intrigas que vão prejudicar seus adversários.

Agosto

Linha Terraforming Mars
Um dos preferidos do público brasileiro, o jogo de Jacob Fryxelius vai voltar ao nosso catálogo, bem como TODAS as suas expansões: Prelúdio, Colônias, Vênus Next, Hellas & Elysium, Reviravolta e os Tabuleiros de Jogador em dois níveis estarão disponíveis para que você possa completar a sua coleção.

Linha Root
Sucesso absoluto de crítica e de público, Root talvez seja um dos casos mais bem sucedidos de produto com jogabilidade assimétrica que se encontra disponível para os consumidores brasileiros. Além do relançamento de Root e da Expansão Ribeirinhos, os jogadores poderão se divertir com mais QUATRO produtos: Root Submundo (que traz duas novas facções para o jogo); Root Autômata (que apresenta versões robóticas das facções presentes na caixa base); o Baralho de Exilados e Partisans (com novas estratégias para o jogo); e o Pacote do Malandro (cheio de meeples personalizados e com novas variações para o vagabundo mais querido da Floresta da Madeira).

Fornalha
Jogo ambientado na Rússia do final do século XIX. Nele os jogadores devem participar de leilões, adquirir fábricas e construir um império industrial para se tornarem os maiores capitalistas de seu tempo. Um produto com belos componentes, imagens de tirar o folego e mecânicas que o tornam uma boa introdução para os jogos no estilo engine building.

Setembro

Fábricas Fantásticas
Título originalmente publicado através de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no KickStarter, Fábricas Fantásticas vai agradar pessoas que gostam da mecânica de alocação de dados. Será necessário gerenciar recursos para construir fábricas, organizar a produção de mercadorias e assim garantir a maior eficiência fabril. Destaque para as duas expansões que irão acompanhar o lançamento do jogo base: Fabricorporações, que acrescenta novas fábricas, poderes variados e a mecânica das vitaminas que servem para reforçar os seus trabalhadores; Artimanha, que adiciona maior interação entre os jogadores, inclusive com a possibilidade de sabotar os planos dos seus adversários.

Terraforming Mars – Big Box
A solução de armazenamento definitiva para os fãs de Terraforming Mars, a Big Box é feita para que você possa guardar o jogo base e as 5 expansões já lançadas. Além disso, temos as exclusivas peças de terreno 3d, os marcadores de parâmetros personalizados, compartimentos para guardar os cubos de recursos, organizadores de cartas e uma seleção de projetos e corporações inéditas.

Um item fundamental para colecionadores e amantes desse clássico moderno.

Tainted Grail: A Queda de Avalon
Primeira parceria da MeepleBr com a Awaken Realms, Tainted Grail promete uma experiência única de exploração e aventura em um mundo terrível e baseado nas lendas arturianas. Se prepare para mais de 30 horas de uma campanha intrigante e cheias de segredo para se descobrir. Destaque para as miniaturas e componentes de alta qualidade, bem como para a tradução que esteve por conta da grande MC Zanini.

Durante a pré-venda também foi possível adquirir a personagem extra Niahm, que acrescenta maior flexibilidade ao grupo de heróis que pretende explorar os segredos do torpe Graal.

Outubro

Título surpresa – Projeto aposentadoria
E vamos pintando assim, as rosas cor de carmim

Living Forest
Lançamento em conjunto com a Ludonaute, Living Forest traz uma arte maravilhosa e leva os jogadores por uma jornada mágica na qual devem proteger a floresta de um terrível incêndio. Utilize animais mágicos e escolha um dos três caminhos diferentes para obter a vitória nesse inovador título family plus.

Brazil: Imperial
Programado para chegar ao mercado durante a Spiel 2021, Brazil: Imperial já é um sucesso de vendas no Brasil e no exterior. Com uma arte baseada em pinturas clássicas, o jogo apresenta uma versão ficcional do país durante os séculos XVI a XIX. O objetivo dos participantes é erigir o maior e mais prospero império em uma terra rica e inexplorada.

Novembro

Projeto 1155
Uso apenas as células cinzentas. A sorte, deixo-a para os outros.

Destemidos – Normandia
Um interessante jogo de duelos que simula batalhas ocorridas em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Cada participante deve assumir o comando de um batalhão que está envolvido nas lutas do front Ocidental da Guerra. Você terá de dar ordens aos seus soldados, planejar o avanço tático e prever as ações do seu adversário. Destemidos – Normandia vai agradar fãs de história militar e de jogos táticos através de sua diversas missões, mapas e tropas únicos a cada nova partida.

Dezembro

Fort
Mais um fruto da parceria da MeepleBR com a Leder Games. Fort é um jogo de construção de baralho no qual os participantes são crianças brincando em uma vizinhança. Você vai precisar recrutar amiguinhos, reunir pizza, brinquedos e construir um clubinho para brincar com seus amigos.

A temática inusitada esconde um jogo com excelentes mecânicas, componentes de alta qualidade e uma arte sensacional e que vai agradar quem é fã de Root.

Tortuga 2199
Piratas são legais. Naves espaciais são legais. Então por que não misturar as duas coisas?

Tortuga 2199 lhe convida a explorar o espaço sideral em busca de fama e glória. Saqueie minas, combata monstros lendários, recrute tripulantes destemidos e combata os outros capitães piratas para garantir o controle do lendário Planeta Tortuga.

Além do jogo base teremos o lançamento simultâneo da Expansão Baia dos destroços, um produto que acrescenta mais peças de mapa, uma nova nave espacial e regras que expandem o número de jogadores e as possibilidades de ação.

Cooper Island
Um jogo ideal para fãs de jogos pesados. Cooper Island é um verdadeiro desafio de gestão que envolve a alocação de peças e de trabalhadores, o que parece bastante simples, porém se conecta a um série de decisões derivadas a partir de uma simples decisão.

A edição brasileira virá com uma mini expansão e com a inclusão de um modo solo, o que trará uma experiência ainda mais completa para os jogadores de nosso país.

Watergate
O jogo de duelos que simula a contenda entre a administração Nixon e a imprensa no contexto do escândalo Watergate.

Projeto Almondega
Exploração está conectada aos nossos cérebros. Se nós podemos ver o horizonte, queremos saber o que está além.

Janeiro

Projeto xodó
Agrade o seu chefe.

Aviso importante

Essas datas são previsões, sendo sujeitas a alterações caso ocorram imprevistos ligados a logística e a produção dos títulos em questão.

Os projetos que ainda não foram anunciados serão revelados em um futuro próximo. Fiquem de olho em nossas redes sociais, em especial nas nossas lives do YouTube. Nelas vocês receberão dicas sobre o que vem por aí.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Tentando acompanhar esse tanto de projetos que vão aparecendo na editora.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.