fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 7 de janeiro de 2022

Seja um detetive em Pocket Detective

Anunciado em setembro do ano passado, durante o Boardgames São Paulo Online, Pocket Detective é o primeiro lançamento de 2022 da MeepleBR.

Na verdade não se trata apenas de um jogo, mas sim de três, que são a pedida perfeita para os fãs de histórias detetivescas e de jogos de dedução cooperativos.

Quer saber mais sobre essa série de jogos?

Pegue seu bloco de anotações, aqueça suas pequenas células cinzentas e venha fazer essa investigação com a gente!

Características gerais

Pocket Detective é um jogo de cartas cooperativo que tem como principal mecânica o uso de lógica e de dedução. Os jogadores coletam pistas, interrogam suspeitos e resolvem quebra-cabeças de informações para solucionar casos misteriosos e cheios de reviravoltas.

O jogo segue o conceito de abra e jogue: você abre a caixa, pega o baralho e vai seguindo as instruções que aparecem nas cartas, sem precisar ler um manual, decorar regras ou coisa do tipo. Tudo muito simples e direto.

Cada uma das três caixas apresenta um novo caso. Eles são independentes entre si, podendo ser jogados em qualquer ordem:

  • Caso A – em Assassinato na Universidade você encarna um detetive de polícia diante de um crime cheio de segredos,
  • Caso B – em Ligações Perigosas você encarna um jornalista investigativo que vai usar seu talento e ousadia para descobrir todos os segredos por trás desse mistério
  • Caso C – em Correndo contra o tempo uma terrível ameaça terrorista ameaça a comunidade. Será que você conseguirá salvar a cidade e capturar esse ardiloso inimigo?

Existe uma progressão da dificuldade de um caso para o outro, sendo o Caso A o mais simples e o Caso C o mais complexo e cheio de enigmas. É possível jogar cada um deles separadamente e testar suas habilidades e a de seus amigos a cada nova investigação.

O jogo pode ser apreciado por 1 a 6 jogadores, tendo duração média de 60 minutos a cada partida.

Como o nome indica, esse é um jogo pequeno e que cabe no seu bolso, tornando-o uma excelente opção para poder presentear os amigos e apresentar os jogos de tabuleiro modernos para uma nova audiência.

Pocket Detective e a rejogabilidade

Como em todo o jogo de dedução/investigação, como aqueles que integram a séries Exit e Unlock!, Pocket Detective apresenta um baixo fator replay.

Em outras palavras, provavelmente você vai jogar cada um dos casos apenas uma vez. Caso não guarde muitos detalhes da leitura e deixe o jogo algum tempo guardado, é possível que possa jogar mais uma vez para tentar chegar a outra resolução do caso, mas ele definitivamente não verá tanta mesa quanto outros jogos for a da categoria.

Todavia o fato de que não é necessário destruir as cartas durante a partida, bem como a possibilidade de reorganizar as cartas novamente, tornam ele um excelente jogo para se introduzir novas pessoas no hobby.

O tempo de partida, a temática, o preço acessível e a presença de um jogador experiente que pode ajudar os novos detetives da vez, fazem de Pocket Detective um daqueles jogos capazes de contribuir para a popularização dos jogos de tabuleiro modernos no Brasil.

Pocket Detective cabe no seu bolso

A caixa do jogo é pequena, possuindo o tamanho aproximado de um baralho padrão de cartas comuns, o que faz com que Pocket Detective faça jus ao nome: ele literalmente cabe no bolso da sua calça ou na sua mochila. Agora você vai poder levar o mistério a qualquer parte!

O jogo também cabe no bolso em termos de investimento. Como é um jogo que conta apenas com cartas, estamos diante de um produto com preço acessível para a realidade do mercado brasileiro.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Pronto para bancar o Hercule Poirot (e falhar miseravelmente no processo).

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.