fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 28 de junho de 2021

Jogos em desenvolvimento

Na noite da última sexta-feira (25/06), o tema do Entre Jogos, encontro regular no Canal do YouTube da MeepleBR, foram os jogos em desenvolvimento pela empresa.

Foi um painel muito importante para mostrar o compromisso da editora com o cenário nacional de board games, apontando para o fato de que a MeepleBR assumiu definitivamente o papel de produtora de jogos de tabuleiro modernos, o que coloca a empresa em um novo patamar diante da indústria e do público.

Durante a conversa Diego Bianchini, um dos CEOs, e os designers e artistas dos projetos apresentaram artes conceituais, explicaram o escopo dos projetos e discutiram sua importância para o mercado e para o design de jogos nacional.

Eletrika

O jogo Eletrika trata da construção de linhas de transmissão de energia, unindo um tema fascinante com regras divertidas e desafiadoras. Durante a conversa Lucas Machado, o designer do projeto, explicou como o jogo estimula as negociações entre os jogadores ao mesmo tempo em que cria um cenário altamente competitivo.

As artes do jogo sinalizam para um estilo cartunesco, mas que reflete elementos da arquitetura brasileira, como a cidade de Paraty e a Hidrelétrica de Xingó, o que indica que houve um cuidado da equipe em manter a cultura brasileira presente no jogo.

Grafito

Em Grafito os participantes assumem o papel de grafiteiros em uma divertida competição para colorir os muros da cidade. Será necessária muita atenção e inteligência para superar seus adversários, pois no final apenas um artista poderá ser coroado como o rei da quebrada.

A artista Natália Mota explicou as influências que a cultura hip hop exerceram durante o desenvolvimento artístico de Grafito. Personagens, eventos e lugares da história desse movimento artístico foram incorporados ao jogo, fazendo com que ele também sirva como vitrine para artistas de rua brasileiros das mais diversas vertentes.

Luna Maris

O desafio proposto por Luna Maris é grandioso: gerenciar uma base de mineração na Lua. Extrair recursos é o objetivo principal, mas não deixe de investir na pesquisa científica e fique de olho nas condições de trabalho de seus astronautas. Só assim você colocará seu nome na história da exploração espacial.

Ricardo Amaral, o criador do jogo, é professor de Física e se preocupou muito com a precisão científica daquilo que é retratado no jogo. Cada pequeno detalhe está conectado com descobertas no campo da exploração espacial e tornam a experiência de Luna Maris ainda mais excitante e desafiadora.

Ganhando o mundo

Segundo Diego Bianchini os jogos em desenvolvimento não estão sendo pensados apenas para o mercado brasileiro. Desde as primeiras etapas do projeto, o foco é transformar o jogo em um produto interessante para ganhar o mundo e conquistar os mercados internacionais.

Após o estrondoso sucesso de Paper Dungeons, título publicado em outubro de 2020 no Brasil e que está sendo distribuído em 6 línguas diferentes, permitiu que a editora estabelecesse uma rede de parceiros interessados pelos jogos nacionais. Rede essa que está crescendo e que vai permitir que Eletrika, Grafito, Luna Maris e outros jogos cheguem cada vez mais longe.

Previsão de lançamento

O desenvolvimento de um jogo é um processo longo e que demanda muita atenção e cuidados. Somando-se a isso, temos a necessidade de que o jogo esteja pronto para ser produzido simultaneamente em diversas línguas, o que faz com que se ganhe em escala de produção e que seja possível garantir um melhor preço para os consumidores brasileiros.

Posto isso, Eletrika, Grafito e Luna Maris deverão entrar em produção até o final do ano de 2021, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2022.

Quem quiser conhecer os jogos antes disso pode ficar tranquilo: a editora já está planejando uma série de eventos de demonstração para que as pessoas possam experimentar os jogos, em versões virtuais e gratuitas, no decorrer do segundo semestre de 2021.

Mais jogos em desenvolvimento

Além dos jogos já citados, a equipe da MeepleBR também está desenvolvendo outros produtos que prometem trazer diversão de muita qualidade para os entusiastas dos board games.

1890: Plano Nacional de Viação, jogo criado por Rennan Gonçalves da New Player Studio, promete uma experiência complexa de gerenciamento de companhias ferroviárias no Brasil da República Velha. Será necessário negociar ações na bolsa, construir trilhos e operar as máquinas para maximizar seus lucros.

Marajoara, título recém anunciado e criado por Daniel de Lucca, apresenta grande inovação temática e em termos de regras. Você vai precisar gerir uma escavação de cerâmica marajoara e montar uma bela exposição no museu. Para atingir esse objetivo, será necessário manipular dados em uma dinâmica que reinventa o tradicional jogo de resta 1.

Além desses títulos em desenvolvimento também existe a iniciativa do Edital Ligadas na Meeple, projeto pioneiro para a publicação de um jogo de autoria feminina, bem como algumas cartas na manga que o CEO da empresa afirmou que serão reveladas no decorrer do ano.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Fascinado pela criatividade dos game designers nacionais.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.