fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 20 de julho de 2021

Orléans está voltando

Orléans (2014) é considerado por muitos a grande criação do designer Reiner Stockhausen.

As listas de fãs e os rankings, como a da Board Game Geek ou da Ludopedia, comprovam essa predileção do público e da crítica: posição 25 na lista geral da BGG; nota de 8,6 na Ludopedia; e diversas indicações e prêmios desde o seu lançamento.

Esse sucesso todo faz com que quem está entrando no hobby, e os veteranos que nunca o jogaram, queiram testar esse título para poder tirar suas próprias conclusões. Por conta disso, uma nova edição do jogo é muito aguardada pelos fãs dos jogos no estilo euro.

O que é Orléans?

Orléans tem como pano de fundo histórico a Baixa Idade Média francesa. No jogo, para 2 a 4 participantes, você deve construir o que será a França moderna com a ajuda de fazendeiros, comerciantes, cavaleiros e monges, criando novos tipos de edificações e expandindo seu domínio. As partidas vão exigir muita atenção e raciocínio por parte dos jogadores, fazendo com que uma partida dure em média 90 minutos.

Ao longo de 18 rodadas os jogadores devem executar, a cada rodada, 7 fases:

  • Ampulheta: o jogador inicial revela uma ficha de ampulheta e indica qual será o evento que irá afetar a todos os participantes na sexta fase da rodada (Evento)
  • Censo: deve-se observar qual jogador possui mais fazendeiros e qual possui menos. Isso afetará as receitas monetárias dos participantes.
  • Seguidores: hora de meter a mão na sua bolsa e pegar algumas fichas de personagens. Esses trabalhadores são figuras características da sociedade medieval como cavaleiros, artesãos e monges.
  • Planejamento: você pode usar as fichas de personagens para ativar locais que lhe disponibilizam ações e que vão lhe garantir pontos.
  • Ações: agora é a hora de realizar as ações dos lugares que você ativou na fase anterior. Existem diversas ações e elas estão ligadas ao local do mapa que foi ativado.
  • Evento: momento de resolver a ficha de ampulheta que foi revelada no início da rodada. Será que você se preparou bem para os infortúnios do destino?
  • Jogador inicial: passe o brasão de primeiro jogador para o jogador à sua esquerda.

Essencialmente Orléans é um jogo de alocação de trabalhadores, com elementos de coleção de componentes e de bag building (algo semelhante ao deck building, mas usando peças em uma bolsa no lugar do baralho).

Um jogo inteligente, complexo e na qual a estratégia é tudo.

Além do jogo base, teremos a chegada de duas expansões muito aguardadas pelos fãs da criação de Reiner Stockhausen.

Novos mundos em um jogo clássico

Orléans – Invasão se passa depois de muitos anos de paz e sossego. A cidade de Orléans está enfrentando problemas. Uma força invasora está ameaçando a cidade e é hora de deixar a competição para trás e unir forças para proteger a cidade.

Essa grande expansão traz 6 cenários diferentes para descobrir mundos totalmente novos:

Invasão: prepare a cidade contra a invasão iminente nesta variante cooperativa. Juntos os jogadores devem acumular recursos, reforçar as muralhas da cidade e proteger as fronteiras. Além disso, cada jogador deve cumprir objetivos individuais e a cada rodada enfrentar novos desafios.

Prosperidade: esta variante introduz objetivos secretos no jogo, pelos quais você recebe pontos adicionais. Mova o carpinteiro para construir edifícios em determinados lugares e certifique-se de que eles estão sendo gerenciados de maneira adequada,

3 cenários solo: sozinho, complete objetivos em vários cenários solo de dificuldade diferente. Além de uma estratégia adequada, você também precisará de um pouco de sorte para tirar o seguidor necessário de sua bolsa no momento certo.

Duelo: na variante para dois jogadores você enfrenta diretamente o outro jogador. Aquele que completar primeiro todos os quatro objetivos ganha. Caso ambos concluam os objetivos na mesma rodada, os suprimentos decidirão quem ganha.

Retomando a prosperidade

A invasão foi impedida com sucesso… e é chegada a hora de ver os negócios crescerem novamente. Todos têm interesses diferentes, portanto surgem intrigas para eliminar a competição.

Orléans – Comércio & Intriga acirra a competição entre os jogadores, adicionando quatro novos elementos ao jogo, bem como fichas de local adicionais para maior variedade e diversão:

Pedidos: permitem que você aumente sua fortuna, e acrescentam uma nova estratégia na qual você tenta entregar mercadorias para determinadas cidades mais rápido do que os outros jogadores.

Novas benfeitorias: o novo tabuleiro de benfeitorias proporciona mais opções aos jogadores. Eles poderão obter mercadorias essenciais, fichas de locais, de tecnologia e até mesmo ações se tiverem os seguidores adequados.

Intriga: o novo tabuleiro de intrigas permite que você envie seguidores para contratar personagens nefastos que frustrarão os planos de seus oponentes.

Novos eventos: o comércio, o progresso e a vida cotidiana em Orléans são influenciados por novos eventos. A incerteza sobre se e quando ocorrerão os eventos dá uma nova cara ao jogo.

Orléans no Brasil

As vendas de Orléans e suas expansões começam na próxima semana.

Se você quer saber mais sobre os jogos, descobrir detalhes de produção, como vai funcionar a venda antecipada e o preço do produto, se ligue na nossa live especial que vai acontecer no dia 23/07 a partir das 18h no Canal do YouTube da MeepleBR.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Pronto para continuar vivendo loucuras na Idade Média.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.