fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 19 de outubro de 2020

Arte de rua

GRAFITO É UM DOS TÍTULOS QUE VAI ESTAR DISPONÍVEL PARA TESTES NO ESTANDE VIRTUAL DA MEEPLEBR NA SPIEL.DIGITAL

Hip Hop é um movimento cultural que se originou nas ruas das grandes cidades. Criado por afro-americanos nos anos 1970, este movimento é uma importante expressão do poder e da criatividade da comunidade negra.

Os quatro elementos do Hip Hop são os DJ’s (a arte de criar uma batida musical), os MC’s (que cantam as rimas), os b-boys e b-girls (que fazem performances de break dance) e os grafiteiros que colorem as paredes das quebradas.

Estes quatro elementos inspiraram Grafito, um novo jogo sobre Hip Hop e arte de rua. Cada jogador assume o papel de um artista do grafite em uma disputa para se criar o melhor painel e dominar as paredes com a sua assinatura.

No final do jogo o melhor artista, aquele que combinou da melhor forma os quatro elementos do Hip Hop, vence e passa a comandar os muros da cidade.

Você está pronto para ser o maioral?

Visão geral

Grafito é um jogo eurogame para 2 a 4 jogadores. As mecânicas centrais são rondel, contratos, construção de redes, gerenciamento de recursos e alocação de trabalhadores. Desenvolvido pelo New Player Studio, em parceria com a MeepleBR, Grafito convida os jogadores a manipular os rondéis no tabuleiro central, cumprir demandas e criar um belo mural com arte de rua.

De maneira geral, uma partida dura entre 25 e 40 minutos, uma boa duração para manter o foco e atenção dos jogadores. O jogo é fácil de aprender e apresenta diversas estratégias para a vitória, tornando-o uma boa opção para a sua noite de jogos.

Preparação

Você vai precisar colocar o tabuleiro principal, que parece uma pick-up de DJ com 4 discos, no centro da mesa e aleatoriamente colocar 8 cubos de tinta em cada um dos rondéis. Nessa etapa só serão usadas cores primárias (amarelo, azul, branco e vermelho). O tabuleiro do mural deve ser posto ao lado do principal.

Em seguida, cada jogador escolhe uma cor e de jogador e pega todos os meeples e marcadores de spray nessa cor. Os participantes também recebem um tabuleiro individual para organizar seus componentes e os cubos de tinta que adquirir durante o jogo.

Por último, mas não menos importante, embaralhe as cartas de mural e forme uma pilha com elas. Revele as 4 cartas do topo da pilha e forme um mostrador ao lado dela.

A batida do jogo

Os jogadores possuem duas ações possíveis em seus turnos: manipular um ou mais rondéis para pegar cubos de tinta ou fazer uma carta de mural para ocupar uma parte do tabuleiro de mural.

Para criar uma obra-prima você vai precisar de tinta. A melhor forma de garantir esse recurso é manipulando os rondéis: se após essa ação as bases dos rondéis manipulados encontrarem rondéis adjacentes de mesma cor, o jogador poderá pegar um ou dois cubos de tinta.

Existem 4 formas diferentes de manipular os rondéis:

  • gire um rondel em 1 espaço – direita ou esquerda – sem nenhum custo.
  • gire um rondel em 3 espaços – direita ou esquerda – ao custo de 1 trabalhador.
  • gire um rondel em 4 espaços – direita ou esquerda – ao custo de 1 trabalhador, mas nesse caso você só poderá pegar 1 cubo de tinta.
  • gire dois rondéis em 1 espaço cada – direita ou esquerda – ao custo de 1 trabalhador, mas nesse caso você só poderá pegar 1 cubo de tinta.

Os cubos de tinta que você pegar são organizados na mochila, espaço localizado no tabuleiro individual.

Fazendo arte em Grafito

Após coletar as cores necessárias, você pode fazer uma das cartas de mural. Cada uma delas mostra em seu verso alguns dados importantes:

  • os cubos de tinta necessários para poder selecionar a carta.
  • os pontos básicos recebidos ao final do jogo.
  • os elementos do hip hop presentes na carta.
  • as conexões possíveis.

Existem 16 posições possíveis no tabuleiro de mural e é necessário escolher com sabedoria, pois sua pontuação final depende disso: muitas cartas possuem conexões e interações com outras cartas, o que pode gerar pontos que serão a chave da sua vitória.

Além disso, em qualquer momento do seu turno, você pode combinar cores primárias para gerar cores secundárias (laranja, rosa, roxo e verde) ou gastar trabalhadores para usar uma das Lições de Basquiat para usar poderes especiais (habilidades únicas como duplicar as tintas na sua mochila ou trocar as cores).

O jogo continua até os participantes completarem o mural. Ao fim da partida o jogador com mais pontos é o vencedor e se torna o Rei do Mural!

Playtestes

O conceito central de Grafito, artistas de rua que competem para ver quem manda nas paredes da cidade, nunca mudou, mas a versão atual do jogo é mais simples e dinâmica que as anteriores.

No começo existiam mais cubos de tinta, incluindo cores terciárias; as cartas de mural eram fixas e geravam uma estratégia limitada; por fim, havia uma disputa nos moldes de controle de área que incentivava disputas e diminuía as variações estratégicas.

Após diversos testes diminuímos o número de cubos, o que fez a gestão dos recursos se tornar mais simples e intuitiva. Na versão atual, os jogadores conseguem identificar de maneira clara qual recurso se adéqua melhor a sua estratégia.

Aprimorar o mural foi o segundo objetivo. A equipe de desenvolvimento abandonou a ideia de um mural estático e adotou o conceito de uma área com 16 posições possíveis na qual os jogadores teriam de inserir as cartas. Com essa solução o sistema de pontuação mudou, recebendo uma camada estratégica muito interessante deviso as interações entre as cartas e os elementos do Hip Hop. Fácil de aprender, mas difícil de dominar.

O último desafio era o problema relativo as regras de controle de área. Nesse caso, a solução anterior também teve impacto nesse aspecto: as conexões criadas entre as cartas e os elementos do Hip Hop eliminaram a necessidade do controle de área, criando uma dinâmica de interação entre os jogadores mais interessante.

O resultado final é um jogo de estratégico de entrada, excelente para introduzir o hobby para familiares e amigos. Um produto interessante, cheio de estratégias e com um tema único e inovador.

O que vem por aí?

Após a Spiel.digital o time de desenvolvimento pretende coletar o feedback do público para aprimorar as mecânicas básicas do jogo. Provavelmente esse processo seja finalizado em alguns meses, o que nos permitirá dar início a escrita do manual definitivo.

Após essa etapa, o desenvolvimento da arte é a próxima etapa. Atualmente Grafito possuí uma arte de protótipo: funcional, mas longe da beleza necessária. Estamos em busca de uma arte que faça jus ao espirito de liberdade que caracteriza a cultura do Hip Hop.

Em um bom cenário, Grafito será lançado na segunda metade de 2021.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Como diria o Irmão do Jorel: vida longa aos vida loka!

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.