fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 8 de março de 2022

Lançamento duplo

Em live do mês passado, que pode ser vista aqui, a MeepleBR anunciou que vai começar a distribuir os jogos Gorinto e Prehistorias no marcado brasileiro.

Quer saber mais sobre esses títulos?

Então vem com a gente saber tudo sobre essas belezinhas.

Gorinto

  Um jogo abstrato, calmo e elegante, onde você deve aproveitar o poder dos cinco elementos (Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio) para construir um santuário memorial Gorinto.

Alcance a maior sabedoria, equilibrando seu santuário para descobrir um novo desafio a cada partida.

Cada decisão altera a paisagem, aumenta o seu conhecimento e traça seu caminho para a vitória.

Será que o seu percurso até o cume da Montanha levará você à maior sabedoria?

FICHA TÉCNICA
Designer: Richard Yaner
Artista: Josh Cappel
No de jogadores: 1 a 4
Idade: 14+
Tempo: 30 minutos
Dimens
ões: 26x26x7 cm
Peso:  1 Kg
Asin: 8436578813575

COMPONENTES
Tabuleiro de jogo
Tabuleiro de pontuação

4 Tabuleiros de jogador
100 Peças de elemento
12 Cartas de Objetivo
5 Cartas de Elemento Chave
Marcador de estação
4 Marcadores de sabedoria

4 Marcadores de alta sabedoria
Moeda Inicial
Saco de sorteio de p
eças
10 Fichas de toca

5 Peças de Kitsune
Moeda Kitsune

5 Fichas de movimento
Ficha de cabeça

Ficha de cauda
Livro de regras em espanhol e português

Gorinto é um título abstrato que convida os participantes para uma interessante e desafiadora disputa em um templo japonês.

Durante a partida os jogadores movem peças – cada uma representando um dos cinco elementos da tradição oriental: água, ar, fogo, terra e vazio -, para formar padrões e capturar outras peças e cumprir objetivos.

COMO O JOGO FUNCIONA
O objetivo do jogo é acumular o máximo possível de pontos de sabedoria. Esses pontos são ganhos ao final de cada uma das quatro estações (rodadas) e levam em conta as cartas cartas de Objetivo e de Elemento Chave que foram sorteadas durante a preparação da partida.

A cada turno os jogadores devem escolher uma das peças de elemento no caminho da montanha (lateral do tabuleiro de jogo) e colocá-la em um dos espaços da grade de 5×5 no centro do tabuleiro. Essa alocação deve ser feita na linha ou coluna na qual a peça de elemento se encontrava inicialmente.

Após fazer esse movimento, o jogador recolherá as peças de elemento que estão no tabuleiro levando em conta dois fatores: o elemento selecionado e o nível de compreensão do jogador naquele elemento.

Existem cinco peças de elemento no jogo e cada uma se comporta de maneira diferente: vazio permite recolher peças nas diagonais; vento dá acesso a peças ortogonalmente ao redor da alocação; fogo permite capturar peças na coluna; água lhe permite pegar peças na linha; e com a terra você pode pegar peças que se encontram abaixo da peça que você alocou.

O nível de compreensão do elemento sempre começa em 1 e vai subindo com o passar do tempo. Quanto mais peças de um elemento você capturar, maior seu nível de compreensão e., por conseguinte, maior o número de peças que você vai poder capturar quando fizer um movimento no tabuleiro principal.

As peças recolhidas devem ser colocadas no tabuleiro de jogador. A estação termina quando todas as peças no caminho da montanha forem alocadas. Após isso, os pontos referentes as cartas de Objetivo e de Elemento serão contabilizados.

PARA QUEM É GORINTO?
Gorinto mistura as mecânicas de reconhecimento de padrões, coleção de componentes e colocação de peças de uma forma leve e estratégica. Fãs de títulos abstratos e altamente matemáticos, como Azul, podem encontrar em Gorinto uma boa fonte de diversão.

A beleza do jogo, de sua iconografia e de seus componentes transforma Gorinto em uma boa pedida para fãs de temáticas orientais, jogos abstratos e que são bastante convidativos quando vão para a mesa.

Um destaque positivo é a questão da rejogabilidade: existem quatro cenários de paisagem alternativos que mudam a disposição das peças, um modo em que a ordem de turno se torna um pouco imprevisível e um modo cooperativo. Some isso ao modo solo do jogo e estamos diante de um jogo que poderá ver mesa repetidas vezes.

Prehistorias

  Os anciãos da tribo te deram uma missão: celebrar os feitos dos caçadores com pinturas!

Você terá de escolher estrategicamente quais membros da tribo irão caçar, reunir histórias e registrá-las nas paredes da caverna.

Bem vindo a Prehistorias.

FICHA TÉCNICA
Designer: Alexandre Emerit e Benoit Turpin
Artista: Camille Chaussy
No de jogadores: 2 a 5
Idade: 8+
Tempo de partida: 30 minutos
Dimensões: 27,5 x 19 x 6 cm
Peso: 0,900 Kg

Asin: 8436578813902

COMPONENTES
60 cartas de caçador*
5 cartas de ajuda*
25 peças de animal tamanho 1
25 peças de animal tamanho 2
10 peças de animal tamanho 3
10 peças de animal tamanho 4
5 peças de animal lendário
5 cavernas
40 fichas de totem
1 tabuleiro dupla face (2 a 3 jogadores ou 4 a 5 jogadores)
9 cartas de objetivo
1 folha de autocolantes transparentes

*As cartas do jogo possuem tamanho PADRÃO (63,5 x 88 mm)

VISÃO GERAL
Esse simpático jogo de entrada leva os participantes a entrarem em emocionantes caçadas no paleolítico.

A vida naquela época não era nada fácil, por isso todo o cuidado é pouco e só os mais inteligentes e corajosos serão capazes de gravar suas histórias nas pinturas da caverna.

O jogo combina gestão de mão, poliminó, construção de padrões e colocação de peças, uma combinação de mecânicas interessante, mas que por nenhum momento deixa de gerar diversão e boas escolhas estratégicas.

COMO O JOGO FUNCIONA
O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador à adquirir oito fichas de totem e garantir que sua tribo marcará suas experiências na parede da caverna.

Após a preparação do jogo, os participantes iniciam uma sequência de turnos que se dividem em três etapas: iniciativa, caçada e pintura da caverna.

Durante a iniciativa os jogadores selecionam cartas de um baralho para determinar quem vai sair para caçar primeiro. A lógica é bem simples e intuitiva: grupos maiores são mais lentos e chegam nas áreas de caça depois. Sendo assim, será necessário planejar bem a sua seleção de cartas para equilibrar agilidade e força.

Na fase de caça os jogadores vão enviar os seus caçadores para capturar animais que virarão partes das lendas gravadas nas pinturas da caverna. É possível dividir o grupo de caça para obter um espólio maior, porém isso aumenta os seus riscos e traz a possibilidade de termos machucados. Um jogador que tenha machucado seus caçadores comprará menos cartas no próximo turno e poderá ficar para trás na disputa.

Por fim, na fase de pintura da caverna os jogadores devem colocar as peças adquiridas durante a caçada em seus tabuleiros individuais. Existem algumas regras simples que precisam ser respeitadas para que tudo corra bem. Nessa fase serão checados as cartas de objetivo e entregues as fichas de totem, elemento essencial para vencer o jogo.

Caso nenhum jogador tenha atingido a meta de oito fichas de totem, terá início um novo turno.

PARA QUEM É PREHISTORIAS?
O fluxo do jogo é bastante simples e direto, mas sem deixar de lado uma série de decisões estratégicas interessantes e que realmente impactam no resultado da partida. Tudo isso em uma experiência bastante rápida, com partidas que duram em média 30 minutos e podem ser feitas em sequência sem se tornarem maçantes.

A arte do jogo é muito colorida e chamativa, lembrando personagens cartunescos como aqueles vistos no filme Os Croods, fato que ajuda a atrair crianças e fãs de animações. Destaque também para a qualidade dos componentes cartonados e para os tabuleiros em dois níveis.

Se você está procurando um jogo para toda a família, mas que não deixa de agradar veteranos no hobby, Prehistorias é uma excelente escolha para a sua coleção.

Parceria e início das vendas

Gorinto e Prehistorias são fruto da parceria com a espanhola Maldito Games, por conta disso o material não virá para o Brasil com o selo da MeepleBR. Além disso, o manual e os componentes com idioma, como cartas, utilizarão o português europeu como padrão.

A equipe editorial da MeepleBR avaliou o material e constatou que existem poucos entraves para a compreensão dos brasileiros, sendo assim os jogos serão vendidos sem a necessidade de um manual em português traduzido ou outro guia de tradução.

As vendas se iniciam na próxima semana, a partir do dia 16/03.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. 'Descoibrindo que reformas não exigem apenas a alocação de trabalhadores e o gasto de cubos de recurso.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.