fbpx
MeepleBR
  • Por: Bacolou e Nanda Sales
  • Publicado em: 5 de outubro de 2021

Chegando ao fim de uma partida inédita!

O Edital Ligadas na Meeple é cheinho de ineditismo!

É o primeiro projeto da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas a estabelecer uma parceria institucional. Isso também significa que a MeepleBR é pioneira em abraçar essa parceria, fazendo com que seja possível levar todo esse projeto a um alcance cada vez maior e culminar na publicação profissional de um jogo.

Para além da própria parceria, esse projeto tão especial é o primeiro no Brasil a se voltar de forma exclusiva para mulheres, e é também o primeiro a superar os tradicionais concursos de protótipos: organizado em etapas, o Edital Ligadas na Meeple realizou um ciclo de eventos, com a colaboração de designers de peso do Brasil, programado para auxiliar mulheres a transformar ideias em projetos e projetos em jogos funcionais. Logo veio, então, a etapa de inscrições, seguida pela elaboração de relatórios individuais e personalizados para todos os protótipos enviados, para auxiliar as inscritas a aprimorar seus projetos. Cada uma delas teve, na etapa seguinte, também uma chance de apresentar e defender suas ideias em tempo real, em um pitch de negócios com a presença de integrantes da Liga e da Meeple, mais uma vez com feedbacks personalizados, para que todas aproveitassem ao máximo todo o processo.

Com isso, o Edital abriu-se à ampla participação de interessadas em diferentes níveis de acesso e conhecimento prévio sobre design de jogos. Entre as inscritas, houve desde designers profissionais, com jogos já publicados no mercado, até aquelas que nunca tinham se arriscado na elaboração de um protótipo – mas que levaram ideias incríveis, muito engajamento e abertura para aprender. De todos os inscritos, três projetos foram selecionados para seguir para uma etapa de partidas de demonstração, com acompanhamento e suporte constante, a fim de oferecer ainda mais ferramentas de desenvolvimento às autoras.

Agora, 7 meses depois de seu lançamento, chegamos ao momento mais esperado de todo o processo de avaliação do Edital Ligadas na Meeple: a Etapa de Anúncio, em que será revelado o protótipo selecionado, entre os três finalistas, para ser publicado como jogo pela MeepleBR. Que emoção!

Com tanta união e tanto aprendizado em toda essa jornada, contamos ainda com criações e acontecimentos no caminho, para além do muito que estava previsto, trazendo para a mesa dessa parceria ações que vieram para ficar. É o caso da Oficina das Ligadas.

O surgimento da Oficina das Ligadas

Desde quando a ideia do Edital surgiu, algo que era primordial para nós da Liga era justamente apoiar nossas participantes o máximo que estivesse ao nosso alcance. Não à toa desenvolvemos a Etapa Preparatória com encontros fechados entre as interessadas e profissionais do meio. E a Oficina das Ligadas chegou também com esse propósito e em um lugar ainda mais próximo do “colocar a mão na massa” e expandir o apoio entre mulheres.

Com encontros semanais (todas as 2ªs, das 20h30 às 22h30), a Oficina das Ligadas passou a ser um ponto de encontro regular para toda e qualquer mulher participar (único requisito é ser uma Ligada, ou seja, uma pessoa cadastrada na Liga) da forma que melhor se enquadrar: seja no processo inicial de transformar uma ideia em protótipo ou apresentando seu jogo e recebendo feedbacks práticos e diretos para aprimoramentos ou seja apenas jogando os jogos de outras mulheres e colaborando com feedbacks e ideias. Da forma que fosse, algo foi criado: uma rede concreta de cuidado e acolhimento com encontros semanais e um grupo no whatsapp extremamente focado nos assuntos que nos unem: jogos, mulheres e playtests.

Sendo alguém que está acompanhando de perto tudo isso, já vi inúmeras situações que foram pura inspiração para mim. Poder estar mais perto, tanto das participantes do Edital quanto das outras mulheres que queriam ajudar de alguma forma, foi algo que fortaleceu em mim o propósito de espaços como o da Oficina das Ligadas existir: é primordial caminharmos juntas. Eu pude presenciar momentos em que mulheres não só se ajudavam no jogo, como se ajudavam emocionalmente, se apoiando com inseguranças e medos e celebrando juntas a cada novo avanço e passo dado.

A Oficina das Ligadas era uma vontade antiga e que nasceu principalmente pelo incentivo do Edital e é algo que seguirá enquanto ainda existirem mulheres querendo que ela exista. Ou seja… vida longa à Oficina!

Vitória inicial e muitos bônus por vir!

Estamos orgulhosas de todo o processo que o Edital tem representado e ansiosas para compartilhar mais alguns resultados com você!

Todas essas jogadas só têm sido possíveis graças ao envolvimento de mulheres tabuleiristas de todo o Brasil, e ainda prometem muitos pontos positivos e vitórias para todas. Em um futuro não tão distante, teremos a publicação do jogo resultante do Edital Ligadas na Meeple, e sua distribuição para rodar no máximo de mesas que pudermos alcançar.

No horizonte, enxergamos um universo promissor para qualquer mulher vivenciar e aproveitar sem ressalvas. Até lá, seguiremos construindo projetos, encontros e reflexões para fomentar e valorizar o protagonismo das mulheres.

Juntas, a parceria entre Liga e Meeple, e todas as pessoas que abraçaram nossa proposta, demos um grande passo rumo a uma transformação profunda no mundo dos jogos de mesa.

Nosso muito obrigada e até breve!
Seguimos ligadas 😉

Bacolou e Nanda Sales

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.