fbpx
MeepleBR
  • Por: Nanda Sales
  • Publicado em: 29 de março de 2021

Encontros

Hoje queremos contar para você algo bem especial que está para começar no Edital Ligadas na Meeple. Se você não sabe, este Edital é uma iniciativa inédita da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas com a MeepleBr que tem como principal objetivo aumentar o protagonismo das mulheres no mundo dos jogos de mesa. Como? Com a publicação de um jogo de cartas feito exclusivamente por mulheres. Pois é, não estamos falando de coisa pouca não. Este projeto veio para abalar as estruturas do nosso hobby e aumentar esse movimento que tem sido tão necessário. Só que para isso é preciso de um tanto de planejamento, trocas, apoio e muita conexão. Então, o texto de hoje será para contar com mais detalhes sobre um dos pilares que tanto prezamos dentro da Liga, acolhimento, e em uma das formas que estamos planejando oferecê-lo neste Edital.

O Edital está dividido em três grandes fases: Inscrição, Avaliação e Anúncio. Cada uma delas contêm acontecimentos e etapas muito importantes para que cheguemos na escolha final do protótipo. Uma delas é muito inspiradora para nós da Liga, a Etapa Preparatória – que acontece agora (muito em breve!), durante a Fase de Inscrição do Edital (de 12/março a 12/julho). Esta etapa foi projetada com um objetivo muito claro entre nós: criar um espaço seguro de trocas, conexão, apoio e acompanhamento.

O QUE É A ETAPA PREPARATÓRIA?

A Etapa Preparatória é a soma de quatro encontros virtuais que ocorrerão entre abril e maio, que têm o propósito de oferecer espaços seguros para que as participantes e interessadas em participar no Edital possam receber mais suporte e incentivo no seu processo de desenvolvimento dos protótipos.

Estes encontros serão oportunidades de contato direto entre as membras da Liga, as participantes e várias mulheres que já estão trabalhando no meio. Cada um terá seu tema específico e uma proposta diferente de trabalho. A ideia é que consigamos abarcar os mais diversos estilos de encontros, desde roda de conversa até colocar a mão na massa. Assim como criar espaços seguros para que todas as participantes possam tirar suas dúvidas, fazer atividades que envolvam a criação de jogos de cartas, receber dicas de mulheres que já estão trabalhando no meio, entre um tanto mais de coisas incríveis que estamos desenvolvendo.

Veja a seguir o tema dos quatro encontros (e períodos que estão programados para acontecer):

1. Pondo as ideias na mesa: como dar forma de jogo ao que imaginei? (10/ABRIL, às 14h!);

2. (Ar)riscando mecânicas: começar com consistência para ver funcionar (abril);

3. A pesquisa de tema e os componentes: não basta contar, tem que comunicar (maio);

4. Pronto para testar (?): nada de queimar a partida! (maio)

COMO VAI FUNCIONAR A ETAPA PREPARATÓRIA?

A proposta é bem simples: serão encontros virtuais fechados e exclusivos para quem se inscrever e for uma ligada*. O link de inscrição para o primeiro encontro já está disponível, clique aqui para não perder essa oportunidade! Ele vai acontecer dia 10 de abril, às 14h, e terá a participação mais que especial da queridíssima Talita Rhein – desenvolvedora do Dogo Dash, um jogo de cartas que teve seu financiamento coletivo extremamente bem sucedido: em apenas algumas horas! E ela vai contar detalhes de como foi que isso aconteceu, os perrengues que passou e dar muitas dicas sobre o processo criativo de um jogo de cartas, além de outras coisas.

É importantíssimo também destacar que estes encontros não serão abertos ao público geral, ou seja, não serão passados como live nem ficarão disponibilizados. Por isso, se tiver interesse em estar presente: não deixe de se inscrever para garantir seu lugar à mesa!

*Ligada é o nome carinhoso que nós da Liga damos a todas as mulheres que se inscrevem no formulário do nosso site (aqui!) para fazer parte dessa comunidade linda de mulheres no hobby que só está crescendo!

ESTES ENCONTROS SÃO PARA VOCÊ?

Se você for mulher, ligada e tiver interesse em participar do edital, definitivamente os encontros são para você.

Preciso ter jogo pronto para poder participar?”

Não. Fique muito tranquila, estes encontros são também para poder ser um guia no processo de criação e inspiração.

Mas preciso pelo menos ter uma ideia do que quero criar, né?”

Também não. Se você tiver apenas vontade, mínima que seja, de criar um jogo de cartas, e tem zero ideia de como fazer isso, estes encontros também são para você. Ou mesmo que não tenha nem ideia do jogo em si, só tem a vontade de criar algo, venha! Venha! É para você também.

“E se eu quiser participar só de curiosa?”

Oxi, tá mais do que convidada. Sabemos que pode ser o caso de que algumas mulheres queiram ficar mais conectadas com o hobby ou ter mais conhecimento sobre algum tema específico, ou mesmo queiram apenas estar presentes para acompanhar o edital mais de perto, mesmo que como observadoras. Mulher, é só chegar! Os encontros serão também excelentes oportunidades para você se conectar com mais mulheres no hobby. Tem coisa mais gostosa que isso?

PRÓXIMOS PASSOS

Ainda não se inscreveu no primeiro encontro? Está esperando o quê, mulher? Estamos animadíssimas para ter você lá com a gente. Será realmente muito especial!

E fique ligada nos nossos Instagrams (Liga e Meeple) para notícias fresquinhas e quem sabe até alguns spoilers do que estamos preparando.

Aliás, já coloca na agenda para não perder: dia 2 de abril terá uma Live no canal da MeepleBR para contarmos mais sobre este primeiro encontro com a Talita!

Bora colocar as cartas na mesa com a gente?

Nanda Sales

Do tipo de criança que ficava de boa se tivesse um baralho ao lado, cresceu sendo a organizadora das jogatinas por onde passava. Em 2019, mergulhou ainda mais no hobby quando entrou para a organização da JogaMana. Hoje também é membra da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, criando cada vez mais espaços para as mulheres estarem juntas, conectadas e acolhidas, em volta e fora das mesas.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.