fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 30 de abril de 2021

Como popularizar os jogos de tabuleiro no Brasil?

Essa é a pergunta que tira o sono dos editores e donos de lojas, mas que também impacta profundamente o trabalho de produtores de conteúdo, organizadores de eventos e até mesmo instiga a curiosidade dos consumidores de board games.

Uma pergunta dessas é importante por diversos motivos: se tivermos mais pessoas jogando, teríamos um aumento nas vendas; com tiragens maiores os preços tenderiam a se tornar mais acessíveis e os lançamentos mais constantes; por sua vez, com mais lançamentos, teríamos um aumento da chance de vermos títulos desconhecidos ou “de nicho” disponíveis no Brasil e um maior espaço para desenvolvedores e designers nacionais

Mas para chegarmos a esse círculo virtuoso, o primeiro passo deve ser dado: popularizar os jogos de tabuleiro.

Entre jogos – Furando a Bolha

Para essa edição do Entre Jogos, o encontro promovido regularmente pela MeepleBR para debater a cena de jogos analógicos no Brasil, vamos fazer uma discussão sobre como popularizar os jogos de mesa no Brasil.

Em um papo franco nossos convidados vão tratar da importância, e das dificuldades, da divulgação dos jogos analógicos no país. Cada um dos convidados, a sua maneira, tem se empenhado para dar maior visibilidade a cultura lúdica e sabe da importância de se comunicar com o público.

Convidados que trabalham para popularizar os jogos

Jaime Daniel Rodrigues Cancela: profissional da área de jogos analógicos, já trabalhou em lojas e editoras, ministrou inúmeras oficinas e apresentou a cultura lúdica em diversos espaços públicos. É o principal organizador do Dia Nacional do RPG e guardião das técnicas secretas do RPG.

Rafael Studart: humorista, ator, roteirista e youtuber. Está a frente do programa De quem é a vez?, um dos mais bem-sucedidos veículos sobre board games do YouTube brasileiro, contribuindo para que milhares de pessoas descubram os jogos de tabuleiro modernos.

Thiago Queiroz: pai de três, educador parental, criador do site e canal no YouTube Paizinho Vírgula!, host do podcast Tricô de Pais, autor do livro “Abrace seu Filho“, e participou do documentário internacional “Dads“. Vem divulgando jogos de tabuleiro modernos para pais e educadores em suas redes sociais.

Como eu posso participar?

A transmissão do bate-papo será feita pelo canal da MeepleBR no YouTube.

Basta acessar nosso canal na segunda-feira, 03/05, às 20h.

Se você não puder acompanhar ao vivo, não se preocupe! O vídeo vai ficar disponível para você poder assistir quando quiser.

Aproveita e nos segue por lá também.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Acredita piamente que Terraforming Mars pode ser um jogo de entrada.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.