fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 24 de setembro de 2020

Duas novidades nacionais

ELETRIKA E GRAFITO SÃO OS DOIS NOVOS TÍTULOS NACIONAIS QUE VÃO INTEGRAR O CATÁLOGO DA MEEPLEBR EM 2021

Em nossa última postagem apresentamos os jogos brasileiros que a MeepleBR vai levar para a Spiel On-line, versão digital da maior feira de board games do mundo, que vai acontecer entre os dias 22 e 25 de outubro.

Entre esses jogos se encontram três que já estão sendo anunciados a algum tempo, Brazil: Imperial, Luna Maris e Paper Dungeons, entretanto duas novidades foram revelados: Eletrika e Grafito.

Quer saber um pouco mais sobre cada um deles?

Então vem com a gente descobrir esses super jogos.

Eletrika

O Brasil é um dos três países do mundo que mais utilizam hidrelétricas para assegurar a produção de energia. São milhares de pessoas que trabalham para garantir a energia necessária para as indústrias, comércios e lares. Lucas M. Rodrigues, designer do jogo e fundador do Goori Design Studio, já trabalhou nessa atividade, o que lhe serviu de inspiração para o desenvolvimento de Eletrika.

Em Eletrika cada jogador representa o diretor de uma empresa responsável pela distribuição de energia em uma região. O objetivo é construir linhas de transmissão funcionais que conectem as hidrelétricas às cidades. Quando este objetivo é atingido é possível cumprir contratos que concedem pontos de vitória para o jogador.

O funcionamento do jogo é bastante simples, pois a cada turno os participantes escolhem entre realizar duas ações possíveis: expandir o mapa ou construir estruturas da rede elétrica.

Para expandir o mapa é preciso pegar uma peça hexagonal de terreno do topo da pilha de peças e encaixá-la em uma parte do mapa que já se encontra visível na mesa. Existem algumas regras que limitam a colocação, mas elas são bastante simples e dizem respeito a combinação dos lados da peça com o mapa formado. Algumas peças possuem lagos, outras rios e também existem algumas cidades.

Caso você não queira expandir o mapa, é possível começar a construir estruturas. As opções incluem hidrelétricas, subestações, torres de transmissão e postes. Nesse caso também existem regras de colocação – por exemplo: não é possível construir um poste ao lado de uma hidrelétrica -, bem como a necessidade de possuir trabalhadores disponíveis para executar a ação.

Entre suas mecânicas encontram-se a alocação de trabalhadores, a colocação de peças, a construção de rotas e o cumprimento de demandas. Um conjunto que torna o jogo dinâmico, mas ao mesmo tempo exige grande atenção por parte dos participantes, fazendo com que Eletrika seja um bom título para jogadores iniciantes.

Grafito

A cultura do hip hop está presente no Brasil a muitos anos. Essa manifestação cultural, que surgiu nas periferias dos EUA na década de 1970, chegou ao nosso país alguns anos depois e se enraizou nas quebradas de Norte a Sul. MC’s e DJ’s comandando o som, b-boys e b -girls dançando o break e artistas criando grafites que colorem as paredes da cidade formam a base dessa cultura e serviram de inspiração para Rennan Gonçalves desenvolver seu jogo.

O New Player Studio, fundado por Rennan, tem como premissa a criação de jogos inovadores, em mecânicas e temas, buscando sempre a valorização da cultura africana e afro-brasileira, assim como da representatividade negra dentro dos jogos.

Em Grafito os participantes assumem o papel de grafiteiros, artistas de rua que dominam as cores e conseguem encher as paredes com imagens exuberantes. Esses murais são muito disputados, por isso toda a atenção será necessária. Um vacilo e você vai perder a liderança e o título de melhor grafiteiro da cidade!

A proposta do jogo é inovadora, bem como suas interações mecânicas: a cada rodada os participantes devem manipular os rondeis – representados por quatro toca discos no tabuleiro central -, combinando suas bases para pegar cubos de tinta que serão alocados em suas mochilas.

As tintas obtidas podem ser combinadas para gerar cores secundárias e assim utilizadas para completar os murais. Nesse momento, acontece uma disputa por controle de área, bem como interações entre as pinturas, o que indica que o caminho para se tornar o maior artistas da cidade não é nada fácil.

Grafito é um jogo simples, tendo em sua essência as mecânicas de rondel, alocação de trabalhadores, gerenciamento de recursos e controle de área. Uma combinação que aliada ao tema inovador pode atrair iniciantes, ao mesmo tempo em que desafia jogadores inveterados que esteja em busca de novos desafios.

Semelhanças

Apesar das diferenças em termos de temática e de mecânica, podemos dizer que Eletrika e Grafito possuem muitas semelhanças entre si.

Ambos os jogos são fruto do trabalho de designers jovens, o que pode indicar tanto a renovação de nosso cenário, quanto a abertura das editoras para os talentos que estão se desenvolvendo no Brasil.

Outro ponto semelhante é o fato de que nos dois casos, cada um a sua maneira, temos produtos que buscam atrair novos jogadores para o meio. Com partidas rápidas, regras simples e uma boa curva de aprendizagem, é possível dizer que eles podem se tornar uma porta de entrada para o mundo dos jogos de tabuleiro modernos.

Por fim, mas não menos importante, a data lançamento destes jogos. Eletrika e Grafito estão programados para o ano de 2021, o que vai reforçar o catálogo nacional da MeepleBR e aponta para o compromisso da empresa em fortalecer o mercado brasileiro com títulos de qualidade.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Soltando rojão com os novos jogos nacionais!

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.