fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 15 de outubro de 2020

O poder das águas

ELETRIKA É UM DOS TÍTULOS QUE VAI ESTAR DISPONÍVEL PARA TESTES NO ESTANDE VIRTUAL DA MEEPLEBR NA SPIEL.DIGITAL

No Brasil grande parte da energia é produzida por hidroelétricas. Grandes usinas são responsáveis por prover a eletricidade para indústrias, mercados e casas em todo o país. Essa energia é distribuída através de uma gigantesca rede de transmissão, um negócio que movimenta bilhões de dólares todos os anos.

Eletrika convida você e seus amigos para tomarem o lugar de empreendedores da energia. Durante o jogo você precisa aumentar o tamanho do mapa e construir linhas de energia para as cidades. Quando uma nova linha é finalizada, contratos são fechados e você recebe pontos de vitória.

No final do jogo apenas o melhor jogador receberá o título de magnata da energia.

Eletrika: visão geral

Eletrika é um eurogame para 2 a 4 jogadores. As mecânicas principais são contratos, construção de redes e alocação de tiles e trabalhadores. Desenvolvido pela Goori DesignStudio em parceria com a MeepleBR, Eletrika convida os jogadores a cumprir objetivos e criar linhas energizadas pelo poder da hidroeletricidade. Quando um jogador completa um contrato, ele recebe pontos de vitória.

O jogo é simples e uma partida convencional dura de 30 a 40 minutos, o que torna o jogo uma excelente opção para apresentar os board games para um novo público. Por esse motivo, Eletrika é considerado um jogo de entrada.

Preparação

No começo da partida cada participante escolhe uma cor e pega todos os meeples e marcadores dessa cor. Após isso, o tile de nascente de rio é colocado no centro do tabuleiro e os tiles remanescentes são embaralhados e colocados em uma pilha com a face voltada para baixo.

Por último, mas não menos importante, os jogadores, em sentido horário, precisam revelar um tile e colocá-lo ao lado da nascente. Durante a preparação, e por toso o jogo, a colocação de tiles respeita algumas regras simples:

  • um novo tile precisa estar conectado a pelo menos um outro tile já colocado em jogo.
  • os lados conectados precisam se encaixar perfeitamente (exemplo: você não pode colocar o lado com um rio de um tile ao lado de outro que não possua um rio no lado em que você está fazendo a conexão).

Expandindo o mapa

Os jogadores possuem duas ações positiveis durante seus turnos: revelar um tile e colocá-lo ou fazer uma construção.

Já apresentamos os aspectos gerais da colocação de tiles no seção anterior deste texto, mas durante o jogo, quando um participante revele um novo tile, ele deve observar as cores que estão presentes nas laterais da peça: estas cores interagem com as construções e geram vários pontos se forem utilizadas de maneira correta.

Outro aspecto importante desse processo é o uso de marcadores. Quando um jogador revelar um novo tile, ele pode colocar um marcador de reserva sobre a peça revelada. Essa manobra é importante porque se outro jogador construir sobre o tile reservado, quem fez a reserva recebe pontos e recuperá o marcador.

Construindo

Fazer construções é a parte mais importante de Eletrika. Existem 5 tipos diferentes de construções – hidroelétrica, torre de transmissão, subestação, poste e cidade -, e para completar os contratos você precisará integrar suas construções em uma rede funcional (uma linha completa que possua ao menos uma construção de cada tipo). Para fazer as construções você precisa alocar trabalhadores em um tile e selecionar uma construção válida. Em linhas gerais, uma construção válida precisa respeitar os seguintes aspectos:

  • hidroelétricas precisam ser colocadas em um tile com água (com exceção da nascente de rio).
  • construções devem respeitar uma ordem correta (exemplo: você não pode construir uma cidade ao lado de uma torre de transmissão).
  • três construções não podem ser vizinhas entre si (regra da trinca).

Em uma rede funcional você pode fazer pontos ao completar contratos. Por exemplo: se você possuí 2 construções do mesmo tipo, como 2 postes, fará 2 pontos. Combinações mais complexas garantem mais pontos. Após pontuar, você deve retornar seus trabalhadores para a sua mão.

O jogo continua até que o último tile seja revelado. No final da partida o jogador com o maior número de pontos pé o vencedor e recebe o título de Magnata da Energia.

Playtestes

Eletrika mudou muito durante os playtestes! O conceito do jogo se manteve o mesmo, mas as regras de alocação de tiles e de trabalhadores, o funcionamento dos contratos e a condição de fim de jogo sofreram grandes alterações durante o processo de desenvolvimento.

No início o jogo era semicooperativo e os jogadores poderiam sofrer uma derrota coletiva caso não energizassem um certo número de cidades. Modificamos essa regra e optamos por criar uma experiência completamente competitiva, sem aspectos cooperativos e, devido a essa opção, tivemos de recriar diversas regras do jogo.

A colocação de tiles recebeu uma atenção especial: na versão atual existem mais peças, foram criadas regras de interação entre os tiles e as construções e a possibilidade de se fazerem reservas, o que criou diversas possibilidades estratégicas para jogadores experientes.

A condição de fim de jogo nos preocupou por um longo tempo. O desafio era criar uma experiência longa o suficiente para apresentar as possibilidades aos jogadores, mas ao mesmo tempo curta o suficiente para manter o foco e a atenção dos participantes. A condição de fim de jogo atual nos parece simples, elegante e muito prática.

Por fim, o time de desenvolvimento recriou e balanceou todos os contratos. Na primeira versão do jogo, eles eram secretos e os jogadores tinham de se preocupar com os contratos que seus adversários tinham em mãos. Agora os contratos são abertos e os jogadores podem calcular as ações dos outros participantes para planejar sua estratégia.

Os próximos passos de Eletrika

Após a Spiel.digital o time de desenvolvimento pretende coletar o feedback do público para aprimorar as mecânicas básicas do jogo. Provavelmente esse processo seja finalizado em alguns meses, o que nos permitirá dar início a escrita do manual definitivo.

Uma próxima etapa é o desenvolvimento da arte do jogo. Atualmente Eletrika possuí um bom padrão artístico, mas o projeto precisa de uma iconografia mais clara e de uma capa eletrizante!

Em um bim cenário, poderemos lançar Eletrika em 2021.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Tomando cuidado para não levar choque.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.