fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 31 de agosto de 2021

Uma jornada incrível

Após o período de playtestes e de análise dos projetos, finalmente a Banca Avaliadora do Edital Ligadas na Meeple selecionou os três jogos que irão para a próxima etapa do processo seletivo.

A trajetória do Edital tem sido muito rica e significativa para a MeepleBR enquanto editora. O trabalho e a dedicação da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, parceiras incansáveis e que foram as grandes responsáveis pelo sucesso dessa iniciativa tem nos servido como exemplo de amor, dedicação e profissionalismo.

Foram momentos incríveis até agora: os encontros da Etapa Preparatória, que colocaram as participantes em contato com profissionais que atuam no mercado de jogos de tabuleiro modernos; a iniciativa de criar a Oficina das Ligadas, um espaço regular para os playtestes dos jogos desenvolvidos por mulheres; e a troca constante durante a avaliação dos projetos que mostraram como os diferentes pontos de vista são enriquecedores e trazem renovação para a indústria.

Projetos inscritos

Foram inscritos 14 jogos no Edital Ligadas na Meeple. Muitos foram iniciativas individuais, mas também apareceram bons jogos criados por equipes. As temáticas foram as mais diversas, assim como as mecânicas escolhidas e o público-alvo que se tentou contemplar.

Ao final tivemos de selecionar apenas três jogos para a próxima etapa. Títulos que conquistaram a Banca Avaliadora devido as suas opções mecânicas e temáticas, pelas inovações apresentadas e pela solidez no desenvolvimento do jogo enquanto produto.

Títulos selecionados para a próxima etapa

Os jogos selecionados, e suas criadoras, foram:

Agrofloresta – jogo desenvolvido por Laila Terra. Em Agrofloresta as jogadoras devem cuidar de uma fazenda ecologicamente sustentável e integrada com a natureza. Destaque para a abordagem rica sobre a flora brasileira.
Ourives – jogo desenvolvido por Júlia Varella. Ourives nos convida a criar joias dos mais variados tipos para atender as demandas de uma clientela exigente. Destaque para a associação inteligente de mecânicas a temática apresentada.
Rios e Mar – jogo desenvolvido por Talita Rhein. Em Rios e Mar controlamos a trajetória de um grupo da sociedade pataxó que está indo em direção ao oceano. Mecânicas bastante interessantes se unem a uma pesquisa rica sobre os povos originários.

Agradecimentos e próximas etapas

A MeepleBR agradece a participação de todas no Edital Ligadas na Meeple.

A qualidade dos materiais apresentados mostra que o game design brasileiro evolui cada vez mais, assegurando que nos próximos anos teremos cada vez mais mulheres de talento em nossa indústria.

A próxima etapa do edital será o teste virtual dos jogos, ao lado das desenvolvedoras, durante o mês de setembro de 2021. Após essa nova rodada de avaliação, o jogo selecionado para a publicação será anunciado em 20 de outubro.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Feliz demais por poder trabalhar ao lado de mulheres tão talentosas.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.