fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 30 de março de 2021

Novidades do catálogo

EM LIVE NO COVIL DOS JOGOS, MEEPLEBR ANUNCIOU DOIS NOVOS JOGOS QUE FARÃO PARTE DE SEU CATÁLOGO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

Na última terça-feira, dia 30/03, o Canal Covil dos Jogos fez uma edição da Live Nórdica dedicada aos melhores jogos da MeepleBR.

Foi uma lista que contou com muitos títulos de peso do catálogo da editora, o que aponta para todo o carinho e dedicação que a empresa possui na hora de selecionar os jogos que pretende lançar no Brasil.

Mas a Live Nórdica também trouxe algumas novidades para os fãs de jogos de tabuleiros.

Dois novos jogos

Em meio a conversa foi anunciado um novo título para o mês de abril e ainda revelou-se qual o jogo surpresa para o mês de maio.

Se preparem jogadores e jogadoras, pois é hora de se aventurar pelo Velho Oeste e de se tornar um magnata da indústria.

Colt Super Express

Belle, Cheyenne, Django, Doc, Ghost, Mei e Tuco, os sete bandidos infames, ainda estão conseguindo escapar das mãos do Xerife. Os tiros estão vindo de todas as direções no Expresso da Union Pacific, longe no Velho Oeste! Mas, desta vez, o condutor do trem deu a ordem de soltar os vagões um após o outro para proteger os passageiros. Alguns bandidos são expulsos do trem. Quem será o último a permanecer a bordo?

Lançado em 2020 pela Ludonaute, Colt Super Express é uma reimplementação do clássico jogo de bangue bangue criado por Christophe Raimbault e ilustrado por Jordi Valbuena. Como uma boa releitura de jogo premiado, ele traz a experiência do original, mas com uma cara nova: o trem 3d é substituído por cartas; os meeples de bandidos tem um formato diferente e adequado a mecânica de direção usada na partida; as Fases de Armação e Execução estão presentes, mas são muito mais rápidas.

Em Colt Super Express, carinhosamente apelidado por nossa equipe de “Coltinho”, temos um jogo de eliminação eletrizante. Ao final de cada rodada uma carta de vagão é retirada e se o seu bandido estava nela é fim de jogo para você. Também é possível jogar um adversário para fora do trem. No final, o vencedor é a pessoa que conseguir ficar no trem sozinha.

Essas mudanças fazem de Colt Super Express um título mais rápido que o original, com partidas durando em média 15 minutos, e que pode ser jogado por 3 a 7 jogadores, tornando-o um excelente jogo festivo.

Fábricas Fantásticas

Enfrente outros jogadores para construir o grupo mais eficiente de fábricas no menor número de rodadas. Gerencie cuidadosamente seus projetos, treine seus trabalhadores e fabrique o máximo possível de produtos para alcançar o domínio industrial!

Fábricas Fantásticas, título publicado pela editora norte-americana Deep Water Games em 2020, teve uma bem-sucedida campanha de financiamento no Kickstarter e se destacou devido a engenhosidade das regras, a arte cartunesca e o uso eficiente das mecânicas de drafting e de alocação de trabalhadores.

O jogo em si é bastante simples e cada turno consiste em duas fases.

Na fase de mercado os jogadores podem adquirir cartas de projeto, para expandir seu complexo industrial, ou cartas de empreiteiro, para receber vantagens, manipular os dados e obter mais recursos.

Na fase de trabalho os jogadores agem simultaneamente. Inicialmente cada um deve rolar seu conjunto de dados e, em seguida, desenvolver a melhor estratégia possível. Nessa fase o jogadores podem construir cartas de projeto, realizar ações básicas (para receber recursos e novas cartas) ou ativar cartas que representam as partes de seu complexo industrial.

Assim que um jogador fabricar 12 ou mais produtos ou construir 10 ou mais cartas em seu complexo o final do jogo é acionado. Os jogadores devem terminar a rodada atual e jogar mais uma rodada (fase de mercado + fase de trabalho). Vence quem possuir mais pontos (uma soma entre produtos + prestigio das cartas que construiu).

Fábricas Fantásticas é um jogo de engine building, isso quer dizer que ele exige grande capacidade de raciocínio e planejamento, pois será necessário administrar de maneira eficiente o complexo industrial, extraindo o máximo de ganho das suas instalações.

Com duração média de 45 a 60 minutos, e podendo ser jogado por 1 a 5 jogadores, Fábricas Fantásticas é uma boa pedida para fãs de jogos estratégicos.

Edição brasileira

Os dois novos jogos, Colt Super Express e Fábricas Fantásticas, possuem certas particularidades em relação as suas versões internacionais.

O manual brasileiro de Colt Super Express é uma versão atualizada, que recebeu diversas correções e esclarecimentos mecânicos em relação ao material da primeira edição (um trabalho campeão do nosso editor e revisor, o sempre perspicaz Thiago Leite). Além disso, acrescentamos as duas mini expansões, Reflexo e Cavalo, na caixa do jogo, bem como a carta promocional Carro de Viagem no Tempo (essa é para os fãs de Maty McFly e do Doc Brown).

Já o Fábricas Fantásticas chegará completinho ao Brasil: a MeepleBR vai trazer o jogo base e as duas expansões, Fabricorporações e Artimanhas, simultaneamente para o país. Elas garantem maior rejogabilidade, novas estratégias e mecânicas, acrescentando um conteúdo de alta qualidade já no lançamento.

Datas de lançamento

Ambos os jogos estão com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2021. Colt Super Express está previsto para chegar às lojas no final de abril. Já o Fábricas Fantásticas e suas expansões devem chegar na segunda quinzena de maio.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Se preparando para seguir perdendo no Coltinho.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.