fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 12 de outubro de 2020

O que jogar com as crianças?

NO DIA DAS CRIANÇAS, OFERECEMOS ALGUMAS DICAS DE JOGOS POR QUEM JÁ TEM EXPERIÊNCIA EM MOSTRAR BOARD GAMES PARA OS PEQUENOS

Muitos pais e cuidadores se interessam em apresentar opções saudáveis e estimulantes para as crianças. Nesse sentido, os jogos de tabuleiro são uma excelente opção (que nós analisamos em detalhes em uma postagem recente).

Mas por onde começar?

Para ajudar quem está nessa busca, falamos com pessoas que a algum tempo introduziram os jogos de tabuleiro modernos no dia a dia de crianças. São designers de jogos, profissionais da educação e praticantes do hobby que tem muita experiência para compartilhar.

Pedro H. Miranda – organizador de eventos e professor

Jogo sugerido: Ubongo

“Muitos jogos são excelentes para apresentar para crianças. Gosto do Ubongo porque rapidamente a criança se torna um adversário a altura, a curva de aprendizagem vinda de jogos de montar faz parte do desenvolvimento, é comum presentearmos com brinquedos de montar e quebra-cabeças. Com isso, um jogo como esse que é de velocidade e de montagem, é um prato cheio pra uma diversão inteligente e disputada. Por volta de uns 7 anos de idade já é um jogo que agrada os pequenos e por exigir a montagem rápida e seus turnos se resolverem rapidamente ele mantém o foco dos jogadores. Sabemos que pode ser difícil manter a atenção de uma criança por um longo tempo e o Ubongo, com seu nível de desafio e objetividade prende, desafia e agrada várias idades.”

Ricardo Amaral – game designer e professor

Jogos sugeridos: Carcassonne, Takenoko, King of Tokyo e Survive

“Jogar com os filhos desde pequenos é plantar uma semente a ser regada constantemente para se tornar uma grande árvore no futuro. Dá trabalho, precisamos adaptar regras, manter-se calmo diante das discussões entre irmãos, tão comuns nessa fase em que cada um quer chamar a atenção para si. Mas, com o tempo, você vê a semente brotando e se transformando numa plantinha saudável. Jogo com meus filhos desde que tinham 4 anos. Começamos com jogos simples usando regras simplificadas: Carcassone (não usava a regra do fazendeiro), Takenoko (sem a necessidade de usar os canais), e depois fui incluindo as regras oficiais e apresentando outros jogos, como King of Tokyo e Survive. Hoje, com 8 e 10 anos, já conseguem jogar jogos mais densos como Grand Áustria Hotel, Ilha dos Dinossauros, Agrícola, e o mais velho curte também The Gallerist e Cyclades. A dica que dou é que inicie com jogos mais simples, com dados ou minis (que fascinam as crianças) ou cooperativos (pois você pode ajudá-los a tomar as decisões). Se há alguma regra complicada, mude-a por enquanto. Eles pegam rápido e em 2 ou 3 partidas já poderão jogar com as regras mais complexas. Recomendo bastante a você jogar com seus filhos desde pequenos. Você vai se surpreender com a capacidade deles em compreender como os jogos funcionam.”

Rony Fagundes – A mesa e o trono

Jogo sugerido: Draftossaurus

Crianças amam dinossauros. Já comecemos por aí. Aqui em casa tenho três garotinhas aventureiras, que amam esse tema, principalmente as duas mais velhas (7 e 5 anos). Ultimamente temos jogado muito o Draftosaurus, da MeepleBR. É um jogo literalmente de mão cheia: com vários “dinossaurinhos” de madeira em várias cores, cada jogador pega um punhado deles e simultaneamente vai selecionando um dino de sua mão para colocar em algum lugar disponível no seu parque jurássico, buscando fazê-lo o melhor da mesa. Depois, todos passam os restantes de suas mãos para o jogador ao lado, e o processo começa novamente. Um estilo de jogo totalmente diferente! Simples de explicar para crianças, delicioso de jogar também para os adultos, é um jogo lindo, rápido, divertidíssimo, e desafiador! Recomendo demais esse jogão!

MC Zanini e Jaime D. Cancela- tradutora/divulgador de jogos

Jogos sugeridos: Ubongo, mancala, Escola de Dragões, Tinco, Coup, Dark City, Sushi Go, Imagine, Whoosh! e Abstratus

“Nossa filha Raíssa começou a experimentar jogos de tabuleiro aos quatro anos de idade, com uma versão simplificada de Ubongo, da Devir. Aos seis anos, ela fez uma oficina de xadrez na escola. Também aprendeu a jogar uma das variações de mancala com a gente. Aos oito anos, adorava jogar Escola de Dragões (RetroPunk). Com os amigos do condomínio, ela costuma jogar Tinco (Devir/Funbox), Coup (Mandala), Dark City (Devir/Funbox), Sushi Go (Devir), Imagine (Galápagos) e Whoosh! (Flick). Nos últimos tempos, tem se interessado mais por jogos cooperativos, e dois de seus preferidos são Tale of Pirates (Bucaneiros) e Magic Maze (Conclave). Mas o jogo que ela adora mesmo, o jogo que ela já ensinou para uma pá de adultos, é Abstratus (Ludens Spirit).”

Joca Rocha – game designer e professor

Jogo sugerido: Dixit, Dobble, Saboteur e Carcassonne

“Tive uma experiência de 3 anos trabalhando com jogos de mesa em projetos escolares, majoritariamente com adolescentes, mas também com crianças a partir de 9 e 10 anos. Quatro jogos sempre tinham um apelo enorme entre elas. O Dixit sempre foi muito pedido, para todas as faixas etárias, e nas crianças eu percebo um franco desenvolvimento do aspecto social e criativo enquanto jogam. O Dobble também é uma opção que as crianças curtem muito, e que estimula bastante a destreza motora e cognitiva. Saboteur é outro que sempre vê mesa entre elas, e que de forma determinante desenvolve nelas habilidades de interação e interpretação social. Por fim, completando o quarteto, tem o Carcassonne, que vira facilmente a paixão das crianças que preferem uma jogabilidade mais estratégica. Inclusive, já vi muitas crianças espontaneamente decidirem jogar em duplas, para melhorarem ainda mais seu desempenho estratégico em Carcassonne e ampliar as possibilidades de interação no jogo.”

Fernando Celso – organizador do BGSP

Jogo sugerido: A Lebre e a Tartaruga, Speed Colors, Quix!, Planet, Draftosaurus, Dr. Eureka e Ticket To Ride Europa

“A Milena joga desde os 4 anos e os jogos de tabuleiro fazem parte do dia a dia dela desde então. Procuramos jogar toda semana a fim de manter essa vivência lúdica em família. Os preferidos mudaram bastante conforme o tempo foi passando, apesar de sempre estarem na lista, jogos novos vão ganhando espaço também já que são novidades. Atualmente os que mais jogamos são A Lebre e a Tartaruga, Speed Colors, Quix!, Planet, Draftosauros, Dr. Eureka e Ticket To Ride Europa.”

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Apanhando da criançada no Speed Colors.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.