fbpx
MeepleBR
  • Por: Rodrigo Deus
  • Publicado em: 27 de março de 2020

CORONA VÍRUS E OS JOGOS DE TABULEIRO

Nas últimas semanas, talvez até meses, muita coisa na mídia nacional e internacional se refere ao COVID-19 , popularmente conhecido como Corona Vírus. O vírus que teve sua contaminação inicial na China (veja uma linha do tempo em inglês no New York Times aqui e em português no portal de notícias AAA Inovação), rapidamente se espalhou tanto pela Ásia quanto por diversos outros países, principalmente da Europa.

No Velho Continente, que agora é considerado o epicentro do vírus, vemos os problemas enfrentados na China, onde profissionais, laboratórios, governos e iniciativa privada estão unindo recursos e profissionais para achar uma cura para a doença que já matou milhares de pessoas. E como isso afeta o mercado de jogos de tabuleiro em geral?

Fábricas e editoras

Para começar, as principais fábricas de jogos e componentes se encontram na China. Com a rápida taxa de contaminação da doença – que pode ser facilmente confundida com uma gripe comum – o governo chinês foca em levar a segurança para toda sua população e isso significa enviar trabalhadores para casa afim  de evitar aglomerações.

Casos de atrasos na confecção de jogos e nos envios internacionais já são visíveis nesse mercado, como pode ser constatado nesta postagem da editora estadunidense Pandasaurus Games (que já licenciou Dinosaur Island para a Meeple BR) e também neste compilado de informações do Yahoo! finance (em inglês). Logo, aquele lançamento no Brasil ou ainda aquele jogo divino que foi apoiado no Kickstarter pode atrasar… e muito!

Eventos cancelados

No Brasil, eventos e encontros particulares de jogatina já estão sendo cancelados ou suspensos. Como um exemplo, no Rio de Janeiro, o SeJoga, um dos eventos cariocas mais conhecidos de jogos de mesa voltados para o público LGBT, adiou sua edição que aconteceria no domingo dia 15 de março.

(…)”é com extremo pesar que comunicamos o adiamento por período indeterminado do SeJoga Além do Arco-Íris, que aconteceria no próximo dia 15/03, no Donninha Gastronomia.”

Já a Geek Carioca, organizadora do Diversão Offline, maior evento de board game, Card Game e RPG do Brasil, se pronunciou nas redes sociais quanto a manter o evento dentro do estipulado, dias 23 e 24 de maio: “A menos que haja qualquer ordem do governo Federal ou do governo de São Paulo, não temos nenhuma previsão de cancelamento ou adiamento do evento”.

[NOTA DE ATUALIZAÇÃO: em 24 de março de 2020 a Geek Carioca anunciou o adiamento, por tempo indeterminado, do DOFF 2020].

No cenário internacional, grandes eventos ligados a jogos também estão tendo suas agendas modificadas por conta do vírus, como a E3, maior feira de jogos eletrônicos do mundo, que teve sua edição de 2020 cancelada.

Recomendações e esperança

Os jogos de mesa possuem a vantagem de reunir família e amigos para jogar e se divertir, além de também poderem ser jogados por pequenos grupos, longe de aglomerações. Portanto, além da higiene com as mãos e limpeza em geral, este é um bom momento de jogar aquele jogo ainda no lacre da sua coleção.

Rodrigo Deus

Rodrigo Deus é ex-consultor júnior de RH, playtester e jogador de tabuleiros desde o começo de 2015, já tendo trabalhado com diversas editoras brasileiras de jogos. Pai, morador da zona oeste do RJ, administrador e fundador do blog Meeple Divino, um antigo blog parceiro da Meeple BR.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.