fbpx
MeepleBR
  • Por: Bárbara Côrtes
  • Publicado em: 9 de março de 2021

Conheça a Liga

Tá todo mundo ligado na super novidade do momento: uma parceria entre a MeepleBR e a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas está prestes a lançar o primeiro edital de publicação de jogos exclusivo para mulheres no Brasil.

Mas o que é essa Liga? De onde surgiu? O que faz?

Nesse texto vamos contar um pouco dessa história.

Origem da Liga

A Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas é um coletivo autônomo que nasceu em 2020 com o propósito de conectar cada vez mais mulheres ao mundo dos jogos e entre si, para reconhecer e valorizar o protagonismo feminino nesse universo.

Acreditamos que esse reconhecimento fortalece, ao mesmo tempo, a comunidade dos jogadoras e jogadores de board games como um todo, e o acesso mais justo de mulheres a oportunidades e possibilidades junto a essa comunidade.

Assim, incentivamos a presença feminina em todos os campos que compõem esse universo, da produção à jogatina e tudo o mais.

O que fazemos

Para isso, a Liga atua principalmente em três frentes:

Na frente Conteúdo, fazemos análises, reflexões e quadros humorísticos autorais relacionados ao universo dos jogos de mesa e questões sociais que o atravessam. Também divulgamos conteúdo produzido por mulheres de todo o Brasil sobre temas relacionados. Falamos sobre lançamentos, fatos históricos do mundo lúdico, perfis de jogadoras e instituições e tudo o que pudermos imaginar que cabe na mesa! Um dos nossos principais materiais na frente Conteúdo é a LigaNews, nossa revista virtual mensal, construída a muitas mãos e enviada diretamente para o e-mail de todas as #ligadas, isto é, as cadastradas em nossa rede.

Na frente Eventos, organizamos e realizamos encontros (no momento 100% virtuais) para testagem de protótipos e jogatina de títulos de autoria feminina ou relacionados aos Valores da Liga. Fazemos debates e trocas de experiência sobre a vivência dos circuitos de relação com jogos, jogatinas e outros encontros, e também divulgamos eventos ligados ao hobby que rolam ao redor do Brasil, que sejam organizados ou realizados por mulheres. Nosso principal evento nesta frente são as Ligatinas, jogatinas exclusivas para #ligadas, que rolam todo mês em plataformas virtuais como a famosa Tabletopia.

Por fim, temos a frente Projetos em que elaboramos e realizamos ações que impulsionem, na prática, o protagonismo feminino no universo dos jogos de mesa – como o Edital Ligadas na Meeple! -, fazemos parcerias e divulgamos iniciativas relacionadas à mesma finalidade e/ou protagonizadas por mulheres.

Se liga

O Cadastro na Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas é uma maneira de nos conectarmos ainda mais, trocando experiências e contando um pouco sobre quem somos, umas às outras. O conteúdo gerado por esse cadastro participa do primeiro banco de dados nacional sobre a relação de mulheres com jogos ao redor do país. Assim, realizamos uma pesquisa importante para compreender as peculiaridades, os desafios e as demandas que caracterizam a parcela feminina do mundo dos jogos.

No nosso site, você pode conhecer um pouquinho sobre as integrantes da Liga.

Para se ligar em todas as nossas jogadas, você pode acompanhar a Liga em redes sociais como o Instagram e o Facebook. Você também pode entrar diretamente em contato pelo e-mail [email protected].

Venha se ligar com a gente! 😀

Bárbara Côrtes

Também conhecida como Bacolou, é antropóloga e bailarina. Chatona dos euros e econômicos e tia do pavê. Inspiradíssima a fomentar a expansão da união entre mulheres no mundo dos jogos.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.