fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 16 de junho de 2022

O jogo que nos fez sonhar

Nesse ano estamos comemorando os cinco anos do início das vendas da edição brasileira de Terraforming Mars. O jogo euro criado pela Fryxgames se tornou um marco na indústria, arregimentou uma legião de fãs mundo afora e revigorou os jogos de ficção científica com temática espacial.

Nessa reportagem especial, vamos revisitar alguns pontos dessa trajetória de sucesso, falar de como o ele mudou a cara dos board games no Brasil e do que a MeepleBR está preparando para essa data especial.

Uma história de sucesso surpreendente

A ficção científica, ao lado da fantasia e do horror, é um dos temas favoritos dos game designers. Claro que a amplitude do gênero faz com que muita coisa se encaixe nessa categoria, mas no geral associamos jogos de sci-fi à naves espaciais, armas de laser, alienígenas, robôs e mais alguns elementos qvistos em obras famosas como Star Wars e Battlestar Galatica.

Terraforming Mars envereda por outro caminho. Esqueça os impérios galáticos, motores de dobra e hordas de alienígenas invasores. A opção de Jacob Fryxelius foi  tratar a exploração espacial por um viés pautado na ciência e em teorias modernas sobre o espaço e as possibilidades reais de criação de um novo lar para a humanidade.

Essa opção fez com que o jogo fosse facilmente associado aquilo que se convencionou chamar de nova corrida espacial, o que o colocou no radar de todos os apaixonados por ciência e astronomia, bem como das pessoas que estavam dispostas a encarar um jogo estratégico e cheio de possibilidades para se obter a vitória.

Em termos de gameplay Terraforming Mars não inventou nenhuma mecânica: colocação de peças, controle de área, engine building e drafting já existiam a muito tempo, porém o jogo conseguiu criar um arranjo bastante divertido e interessante para esse conjunto de regras. Some isso ao vínculo direto de cada carta de projeto com as teorias científicas mais modernas e você terá horas e horas de diversão.

O sucesso do jogo base é imenso, fazendo com que figure no top 5 da BGG, mesmo após seis anos de seu lançamento internacional. As vendas expressivas motivaram a publicação de cinco expansões, cada uma voltada para um novo aspecto da colonização do sistema solar: Prelúdio, que aborda o momento anterior à chegada ao Planeta Vermelho; Vênus Next, em que o desafio é terraformar o inóspito planeta Vênus; Colônias, que explora os mundos do Sistema Solar Exterior; Hellas & Elysium, que apresenta uma nova faceta do planeta Marte; Reviravolta, na qual a humanidade será testada em momentos de crise planetária.

Em todos esses anos o jogo seguiu conquistando novos fãs, ao mesmo tempo em que recebia críticas ligadas a aspectos como a longa duração das partidas e o projeto gráfico um tanto que ultrapassado. A resposta da Fryxgames veio em 2021, com o lançamento de Terraforming Mars: Expedição Ares, um jogo que se passa no mesmo universo, mas que apresenta mecânicas completamente diferentes e uma arte deslumbrante.

Com a bem-sucedida campanha de financiamento coletivo de três de expansões para Expedição Ares, um jogo de dados já anunciado e mais algumas surpresas na manga, é possível dizer que o futuro de Terraforming Mars parece tão animador quanto o da exploração espacial.

O jogo que deu a cara da MeepleBR

Atualmente uma parcela significativa do público consumidor identifica o catálogo da MeepleBR com os jogos do estilo euro. Orléans, Clãs da Caledônia, Maracaibo e Cidades Submersas, são apenas alguns dos títulos que fizeram com que esse estilo de jogo seja visto como a cara da MeepleBR.

Mas as coisas eram muito diferentes em 2017. Por volta daquela época o catálogo da editora contava com cinco títulos, sendo que apenas um deles pode ser chamado propriamente de euro.

Essa opção não era estranha por volta de 2017. O mercado de Jogos de Tabuleiro do Brasil da época era recente e dominado pelos jogos do estilo americano, os famosos ameritrashs, bem como por títulos festivos e de entrada.

Levando em conta esse cenário, o que motivou a editora a arriscar no Terraforming Mars?

Com a palavra, Diego Bianchinni (CEO da MeepleBR).

Ah, Terraforming Mars. O que mais posso dizer da aposta mais feliz da MeepleBR? Sim, uma aposta. Arriscadíssima, para a época. A MeepleBR tinha pouco tempo de vida, pouco prestígio e contatos limitados, reduzindo bastante nosso alcance na escolha de títulos internacionais.

Mas, vasculhando o BGG, me deparei com o anuncio deste jogo, com uma capa linda e uma temática que é minha preferida! Sim, sou um grande fã de jogos com temática espacial, e Terraforming Mars não escapou a meus olhos. Poder fazer Marte habitável? Sim, por favor, quero 2, gelado e com uma rodela de limão!

Mas era uma aposta delicada. Além de ser um investimento alto para a época, vinha de uma empresa sueca debutante no mercado. Na ocasião, a editora não tinha amostras ou protótipos, e os contratos estavam sendo fechados “na confiança” do gameplay. Não fazíamos a menor ideia de como o jogo seria. No último dia para fazer o pagamento e selar o contrato, respirei fundo e disse: “Seja o que Marte quiser!”. Felizmente, o jogo se tornou um dos maiores sucessos do mercado de jogos modernos, sendo nosso best seller, criando uma linha de produtos gigante, influenciando fortemente outros títulos vindouros e marcando a geração!

Vida longa ao Terraforming Mars!

O sucesso de Terraforming Mars fez com que a editora investisse cada vez mais em jogos do estilo euro e abriu espaço para muitos títulos, incluindo produtos brasileiros que se encaixam nessa categoria como Triora e o recém lançado Luna Maris.

É possível dizer que Terraforming Mars também foi fundamental para sedimentar o cenário de jogos do estilo euro no Brasil, pois sua visibilidade incentivou outras editoras a acreditar que havia mercado para fãs desse tipo de jogo em nosso país.

Presente para alegrar os fãs

Para marcar os cinco anos da chegada de Terraforming Mars no Brasil a MeepleBR lançará no Doff 2022 o Pacote de Promos de 5 anos do TfM.

Esse pacote conta com um total de 12 cartas e reúne em sua grande maioria cartas de projeto e de corporações inéditas no Brasil.

A lista completa inclui:

  1. Asteroide Pequeno (já lançado no Brasil, no promo pack 1 da MeepleBR)
  2. Alga das Neves (já lançado no Brasil, no promo pack 1 da MeepleBR)
  3. Robôs Autorreplicadores (já lançado no Brasil, como brinde na reposição das cartas da primeira edição de 2017)
  4. Pinguins (já lançado no Brasil, no promo pack 1 da MeepleBR)
  5. Arcadian Comunities (Nova corporação)
  6. Recyclon (Nova corporação)
  7. Splice (Nova corporação)
  8. Direitos de Asteroides (nova)
  9. Instalação de Bioimpressão (nova)
  10. Pesquisa Bactoviral (nova)
  11. Colheita (nova)
  12. Esportes ao Ar Livre (nova)

O Pacote de Promos de 5 anos do TfM começará a ser vendido durante o Diversão Offline 2022, mas caso você não vá ao evento, fique tranquilo: após o Doff, ele será comercializado na loja virtual da MeepleBR e em lojas especializadas de todo o Brasil.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Correndo para conseguir muitos pontos de vitória na última rodada de preparativos antes do Doff 2022.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.