fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 26 de maio de 2021

Prepare-se para explorar Avalon

Tainted Grail: A Queda de Avalon está na lista dos sonhos de muitos jogadores e jogadoras em todo o Brasil. O anúncio de seu lançamento no Brasil, no primeiro dia da Spiel.digital, fez com que muita gente ficasse eufórica. Toda a expectativa por esse título faz sentido: a temática das crônicas arthurianas; as centenas de página de narrativa; as cartas e componentes de alta qualidade; e o selo de qualidade da Awaken Realms nos garantem que estamos diante de um grande jogo.

Nessa resenha vamos tentar apresentar as características do jogo, falar dos elementos de sua narrativa, comentar sobre os componentes que vem na caixa e explicar porque a hype do Tainted Grail é real.

Tainted Grail: características gerais

Tainted Grail: a Queda de Avalon é um jogo cooperativo para 1 a 4 jogadores, desenvolvido pela Awaken Realms e lançado através de uma bem sucedida campanha no KickStarter em 2019. Cada partida demora em média 60 a 120 minutos, sendo bem provável que você e seus amigos dediquem algumas dezenas de horas para conseguir finalizar a campanha do jogo.

Campanha?

Tainted Grail é um jogo de tabuleiro que possui diversos aspectos narrativos que o aproximam dos jogos de RPG. A cada partida o jogador, ou grupo de jogadores, terão de tomar decisões que influenciarão o destino de seus personagens e do mundo de jogo que estão explorando.

As decisões não são apenas táticas, mas também envolvem dilemas éticos e morais que farão com que os participantes reflitam muito antes de agir, pois será difícil voltar atrás caso se cometa um erro.

Avalon, o universo ficcional onde o jogo se passa, é fascinante e misterioso. A história se baseia livremente nas narrativas arthurianas e no folclore celta e bretão. Os personagens dos jogadores devem explorar uma versão sombria e ameaçadora das Ilhas da Bretanha, em um momento no qual uma força antinatural e desconhecida, a Estranyeza, cria terrores capazes de ameaçar o destino da humanidade.

Regras e sistema de Conflitos

Em termos de regras estamos diante de uma seleção de mecânicas interessantes: teste sua sorte, rolagem de dados, construção de baralho, gerenciamento de recursos e movimentação pelo mapa criam um arranjo incrível e único. As miniaturas e dados podem dar a impressão que esse é um jogo ameritrash, mas isso não é totalmente verdade. A necessidade de planejar suas ações, controlar seus recursos e o sistema de resolução de conflitos é fortemente ligado a tradição dos eurogames.

O sistema de conflitos é a parte mais intrigante e genial de Tainted Grail.

Toda a vez que os jogadores precisam lidar com um conflito, que pode ser um combate ou uma negociação política, é revelada uma carta de um dos 4 baralhos de conflito. Essa carta possui todas as estatísticas que serão utilizadas para desafiar os personagens dos jogadores.

Para superar o conflito os jogadores, de maneira alternada, devem usar suas cartas de combate – nos conflitos físicos -, ou diplomacia – nos conflitos de interação social -, para tentar resolver o desafio. As cartas podem se conectar através de Elos, gerando combinações poderosas e que exploram todo o lado cooperativo do jogo: não basta utilizar uma carta poderosa, é fundamental criar oportunidades para que os membros da equipe consigam realizar uma investida eficiente contra o desafio que se coloca a sua frente.

Tainted Grail: uma dificuldade amarga

Tainted Grail segue uma máxima muito famosa quando falamos de jogos cooperativas: se é cooperativo, tem de ser difícil.

A dificuldade do jogo se reflete quando olhamos para os tabuleiros de jogador, nos quais os participantes devem gerenciar os atributos e recursos de seus personagens. Diversas vezes seu personagem terá poucos alimentos, quase nenhum riqueza, estará apavorado e mesmo assim vai precisar tomar decisões difíceis.

A campanha de Tainted Grail é longa, árdua e por vezes te levará a becos sem saída. Você vai ter de equilibrar a necessidade de exploração com a coleta de recursos, tudo isso levando-se em conta que seu tempo de ação é limitado, pois será fundamental manter acessos os Menires, grandes estátuas que funcionam como faróis e são capazes de espantar a temível Estranyeza dos assentamento humanos.

Uma boa notícia para fãs de jogos narrativos é que em Tainted Grail não é necessário destruir componentes do jogo durante as partidas. Sendo assim, ao final da campanha, será possível tentar iniciar uma nova história para descobrir novos segredos.

O que vem na caixa?

Tainted Grail é um daqueles jogos gigantescos e que vai ocupar um lugar especial na sua coleção. Seus mais de 4 Kg incluem:

  • 4 tabuleiros em duas camadas
  • 4 peças de personagem
  • 8 miniaturas
  • 4 mensagens introdutórias
  • 4 mapas de aventureiro
  • 30 planilhas de salvamento
  • 1 tutorial abra-e-jogue
  • 1 manual de regras
  • 1 Registro das explorações de “A Queda de Avalon”
  • 10 discos plásticos
  • 8 fichas de tempo
  • 4 fichas de demanda
  • 4 limitações de saúde
  • 115 marcadores (90 vermelhos e 25 roxos)
  • 2 dados
  • 556 cartas de tamanho padrão
  • 143 cartas pequenas (mini euro)
  • 72 cartas grandes (gold)

Tudo isso com a qualidade que a Awaken Realms vem imprimindo a cada novo título publicado (meu destaque pessoal vai para as miniaturas, cada uma mais bonita e detalhada que a outra).

A edição brasileira se destaca pelo trabalho de tradução de Maria do Carmo Zanini, profissional responsável pela tradução de inúmeros títulos de qualidade, que conseguiu manter o tom assombroso da narrativa original. Além dela, houve o apoio de uma extensa equipe de revisores que se dedicou a manter o padrão do texto.

Tainted Grail é para mim?

Se você curte jogos com uma narrativa intensa e imersiva, grandes quantidades de mistério e um universo rico e complexo, você vai curtir a experiência proposta por Tainted Grail.

Se você prefere um jogo desafiador, que vai te fazer rachar a cuca ao tentar criar soluções para os problemas, Tainted Grail é uma excelente opção de jogo. A flexibilidade no número de jogadores, bem como a existência de um modo solo, faz com que esse título veja muita mesa.

Se você gosta de miniaturas detalhadas, componentes bonito e jogos com muitas ilustrações bonitas e que contam uma história, Tainted Grail também é um bom jogo para você.

A pré-venda de Tainted Grail: A Queda de Avalon se iniciará no dia 01/06/2021.

Nos próximos dias a MeepleBR vai trazer uma série de materiais preparados para você descobrir um pouco mais sobre Tainted Grail: a Queda de Avalon.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Fazendo alongamento para não ter uma lesão ao colocar sleeve em todas as cartas de Tainted Grail.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.