MeepleBR
  • Por: Johnson Sarmento de Oliveira Nascimento
  • Publicado em: 8 de junho de 2020

Cinco curiosidades sobre dinossauros

Todo mundo já ouviu falar sobre os dinossauros.

Quem nunca viu Jurassic Park? Os mais animados até já enfrentaram dinos em jogos como Dino Crisis e Turok, não é mesmo?

Esses seres incríveis, que habitaram a superfície do planeta durante o Mesozoico, e que são o tema de Ilha dos Dinossauros e de Draftosaurus, nos inspiraram a conversarmos com o Johnson Sarmento, doutorando em geociências e paleontólogo, para nos falar um pouco sobre os dinossauros.

1 – Tamanho

Muitos acreditam que todos os dinossauros eram gigantes de grande porte. No entanto, seu tamanho variava muito. O Velociraptor, mostrado nos filmes como um animal de porte médio, na verdade era do mesmo tamanho de um cachorro. Por outro lado, o Tiranossauro podia crescer até o tamanho de um ônibus inglês de dois andares!

Quanto ao peso existiam animais que pesavam o equivalente a 17 elefantes, como era o caso do Argentinossauroonde será que esse dinossauro foi descoberto? Uma dica, presta atenção no nome.

2 – Dieta

Assim como encontramos na natureza nos dias de hoje, havia também grande diversidade de dieta entre os animais da época dos dinossauros. Haviam os carnívoros, que comiam outros dinossauros, crocodilos, tartarugas, insetos e etc; os herbívoros, que comiam apenas vegetação; e os onívoros, que possuíam uma dieta diversificada.

3 – Dinossauros brasileiros

O território brasileiro também foi moradia de vários dinossauros (fora os que a MeepleBR trouxe em Ilha dos Dinossauros e Draftosaurus).

Em 1897 foram achados os primeiros vestígios de dinos no Brasil: um conjunto de pegadas localizadas no estado da Paraíba. De lá para cá, diversas descobertas foram feitas, incluindo ossos, dentes, pegadas e até mesmo cocô fossilizado, os coprólitos, espalhados por todo o Brasil.

4 – Onde encontraram os fósseis no Brasil?

Estados em que é confirmada a presença de fósseis de dinossauros incluem Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

5 – Espécies brasileiras de dinossauros

Fósseis de diversas espécies foram encontrados no território brasileiro, mas selecionamos dois que chamam mais a nossa atenção para você conhecer.

Sacisaurus agudoensis

Atingia 70 centímetros de altura, 1,5 metro de comprimento e pesava 5 quilos. Viveu há 220 milhões de anos, um dos dinossauros mais antigos já encontrados no mundo, e era herbívoro. Foi encontrado em Agudo, Rio Grande do Sul.

Foi descrito pelos pesquisadores brasileiros Jorge Ferigolo e Max Langer, e seu nome é uma homenagem ao o Saci, pois durante as escavações, os paleontólogos descobriram vários ossos da perna direita e nenhum da esquerda.

 

 

Santanaraptor placidus

Atingia 60 centímetros de altura, podendo chegar a cerca de 2,5 metros de comprimento e pesando 40 quilos. Viveu há 110 milhões de anos e era carnívoro. Essa espécie, encontrada na Bacia do Araripe, estado do Ceará, era parente do famoso Tyrannosaurus rex.

 

 

 

Quem estuda os dinossauros?

Todo esse conhecimento só existe graças aos estudos dos paleontólogos, pesquisadores que estudam os fósseis, restos e vestígios de animais e vegetais, que vem trabalhando constantemente para aperfeiçoar nosso conhecimento sobre a história natural de nosso planeta.

Johnson Sarmento de Oliveira Nascimento

Pós-Graduando em Geociências, na área da Geologia Ambiental e Sedimentar no programa strictu senso (Doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado na Universidade Federal de Alagoas (2015) e mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco, atuando como pesquisador colaborador no Laboratório Integrado de Paleontologia do Museu de Historia Natural da Universidade Federal de Alagoas - MHN-UFAL, nas áreas da Paleontologia de Vertebrados e Espeleologi

Compartilhar postagem:

Copyright © 2021 Meeple BR - Todos os direitos reservados.