MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Listas / Cinco jogos familiares
  • Por: Adriana Lemos
  • Publicado em: 18 de Maio de 2020

Depois do nosso texto sobre jogos familiares a Adriana Lemos, uma carioca em terras paulistanas que há mais de 10 anos está inserida na cultura dos board games, resolveu fazer uma lista de sugestões para se jogar em família.

Preparados e preparadas para um monte de dicas bacanas?

Cinco jogos familiares

Diante do cenário mundial de pandemia e medidas de proteção à saúde, passar vários dias sem sair de casa pode ser desafiador. Muitas pessoas têm achado nos jogos de tabuleiro um meio de aproximar a família e manter um clima leve, divertido e saudável em casa.

Selecionei alguns jogos de designers tradicionais no hobby, e que são uma boa entrada para quem está chegando nesse universo. Jogos divertidos, rápidos – menos o Munchkin, ele nunca é rápido -, com pequenas caixas e pequenos preços para a coleção da sua família crescer com qualidade!

Família com criança: O Pequeno Príncipe

Jogo da dupla Bruno Cathala (Five Tribes; Kingdomino) e Antoine Bauza (7 Wonders; Hanabi) que possuí jogabilidade simples: você deve escolher uma peça para montar o seu planeta e passar as demais para um participante à sua escolha.

Das 16 peças que formam seu planeta, 4 indicam seus objetivos de pontuação na partida. O jogo é cheio de referências ao livro, o que torna ainda mais interessante a escolha de estratégia. Ter muitos animais pode ser bom, porém ter muitos baobás pode levar você à derrota!

Família tática: Pega em 6

Esse jogo super premiado do Wolfgang Kramer (Tikal; El Grande) é rápido, porém estratégico. E o melhor, funciona bem com qualquer número de jogadores. Você se diverte jogando à dois ou com uma galera.

Toda rodada você posiciona uma carta da sua mão em uma das quatro fileiras da mesa de acordo com a sequência numérica. Se você incluir a sexta carta, tem que pegar todas as outras cartas da fileira, o que rende pontos negativos de acordo com a quantidade de bois desenhados em cada carta. O objetivo é ter o menor número de pontos negativos!

A edição comemorativa de 25 anos lançada esse ano no Brasil vem com 3 mini expansões que acrescentam cartas com habilidades especiais e renovam a estratégia de cada partida.

Família de dois: Schotten Totten

Um jogo de Reiner Knizia (High Society; Loot) feito para dois jogadores. Inspirado nas combinações de cartas de pôquer, nesse jogo para vencer você precisa fechar uma sequência de 3 cartas com uma combinação mais valiosa que a do seu oponente.

A grande sacada do jogo é saber onde posicionar na mesa cada combinação de cartas que você pretende fazer e contar com frequência as cartas que já saíram, calculando a probabilidade de fechar a melhor combinação.

Família unida: Código Secreto

Sucesso de Vlaada Chvátil (Through the Ages; Mage Knight), esse jogo já tem diversas versões e temas diferentes. No Brasil foram lançadas as edições de palavras, imagens e dueto.

Um jogo de equipe, onde você precisa fazer os demais acertarem o código dando sua dica com apenas uma palavra. A grande sacada é conseguir em uma mesma rodada, fazer sua equipe acertar várias palavras/imagens ao mesmo tempo! Mas cuidado, uma dica ambígua pode fazer a equipe adversária ganhar ponto ou mesmo acabar com o jogo em uma derrota polêmica. A equipe que acertar todas as dicas primeiro ganha a partida.

Família da treta: Munchkin

Lançado por Steve Jackson (Gurps; série de livros Aventuras Fantásticas), o jogo já soma dezenas de versões, expansões e produtos promocionais. Steve Jackson é extremamente conhecido no mundo geek principalmente pelos lançamentos de RPG.

Baseado na ideia clássica do RPG, você é um herói em busca de tesouros, mas para isso precisa derrotar alguns monstros no caminho. Você pode formar alianças com outros jogadores para alcançar seus objetivos, mas nada garante que eles não mudem de ideia e ajudem o monstro ao invés de você!

Jogo que atrai muita gente para o hobby, ele é pura treta e blefe. Daqueles jogos que você passa raiva, jura que nunca mais vai jogar, maaaaas… sempre volta para a mesa.

E falando dos lançamentos, só esse ano já chegaram no Brasil Ice Cool, Loser, Kuala dentre muitos outros títulos. E você está apresentando que jogos para a sua família? Conta pra gente o que mais faz sucesso na sua casa!

 

 

 

 

Adriana Lemos

Carioca perdida em São Paulo trabalhando na Playeasy há 8 meses. Jogadora de boardgame há 10 anos. Puxa saco do Pfister. Invicta em partidas de Terraforming Mars em solo paulista. Não come animais. Nunca recusa brownies.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.