MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Listas / Cinco jogos de entrada
  • Por: Gustavo Lopes
  • Publicado em: 3 de abril de 2020

Cinco jogos de entrada

Uma das perguntas mais frequentes entre os iniciantes no hobby dos jogos de tabuleiro modernos é: por quais jogos começar?

Para esta pergunta não existe uma resposta definida. Fatores como idade, nível de familiaridade com outros tipos de jogos (de tabuleiro ou eletrônicos) e até mesmo gosto por temas específicos podem influenciar na escolha do “jogo ideal”.

Entretanto, existem conceitos em comum que são aplicados nos jogos de tabuleiro que podem ser demonstrados a novos jogadores, a fim de direcionar seus gostos para determinadas famílias de jogos.

Fizemos uma seleção com cinco jogos diferentes para que você comece a navegar por esse oceano de board games.

1 – Colheita de dados

Uma das famílias de jogos de tabuleiro modernos que tem crescido nos últimos dez anos são os jogos roll-and-write (ou rolar e escrever).

O principal componente destes jogos são cartelas de papel que servem de tabuleiro individual para o jogador riscar, pintar e/ou desenhar, criando uma interação personalizada entre o jogo e o jogador.

Colheita de Dados é um bom exemplo desses jogos. Além da aplicação do roll-and-write, de forma rápida e divertida, utiliza a temática rural para atrair os jogadores. Se dúvida, é só lembrar de quantas pessoas perdiam horas no Orkut jogando Colheita Feliz.

2 – Loser

Os party games, ou jogos festivos, comportam um número maior de jogadores na mesa e proporcionam momentos cômicos e de grande interação entre os participantes.

Esses jogos são grandes responsáveis por atrair pessoas fora do nicho ou não-jogadores para o hobby, possivelmente devido à baixa complexidade e diversão que trazem consigo.

O jogo Loser, por exemplo, é um party game com um conceito incomum: ao invés de brigar pela vitória, os jogadores utilizam cartas e efeitos que viram a partida do avesso para não terminarem como o perdedor da partida.

3 – Musa

Um tipo comum de party game é a família dos jogos de interpretação de imagens, muito populares devido a série Dixit.

Neste grupo destacamos Musa, em que os jogadores, em times, se alternam tentando adivinhar a obra de arte certa dentro de uma seleção de cartas com ilustrações mirabolantes, utilizando pistas dadas por um jogador que faz o papel da “musa”.

Sempre tem aquela dica que parece óbvia, mas seus companheiros de time não entendem, ou, o que mais comum, entendem algo completamente diferente do que você pensou.

4 – Draftosaurus

Alocação de trabalhadores, set collection, drafting, são termos que muitos dos jogadores já estão acostumados, porém parecem estranhos para quem está começando e ainda não possui familiaridade com o meio.

Nada como a experiência tátil para entender novos conceitos, e é aqui que entra um dos jogos mais incríveis para esta finalidade.

Draftosaurus troca o card drafting, seleção de cartas, dos jogos modernos pelo drafting de miniaturas de dinossauros, em diferentes formas e cores, e incluí diversas mecânicas de forma intuitiva e fácil de explicar.

5 – Invasores do Mar do Norte

A categoria dos euro games (leia mais sobre euro games aqui) é um banquete de jogos das mais diferentes temáticas e níveis de complexidade.

Mesmo os mais preparados podem se assustar se colocados logo de cara para gerenciar suas ações e escolhas em jogos como Maracaibo e CO2.

Jogos como Invasores do Mar do Norte funcionam como euros de entrada, introduzindo novos jogadores neste vasto universo.

Em Invasores os participantes controlam vikings buscando impressionar o chefe da tribo coletando recursos e os utilizando de forma otimizada para acumular pontos de vitória.

E você, com quais jogos começou no hobby ou quais jogos indicaria para começar?

 

Gustavo Lopes

Roteirista, editor e apresentador do podcast Gambiarra Board Games, postador de fotos no instagram @gambiarraboardgames, mas antes de tudo, apreciador de jogos de tabuleiro. Começou nos ameritrashes e cooperativos, passou pela fase dos fillers e dos party games e, apesar de ainda jogar tudo isso sem hesitar, segue no rumo dos euros pesados em busca de maiores dores de cabeça.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.