Edital
Ligadas na Meeple

O Edital Ligadas na Meeple é a oportunidade que você estava esperando para pôr sua ideia na mesa!

Essa iniciativa inédita da parceria entre a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas e a MeepleBR, preparada exclusivamente para as mulheres de todo o Brasil, vai selecionar jogos de cartas para publicação!

O Edital

O 1º Edital de Publicação de Jogo Ligadas na Meeple é destinado à publicação de 1 jogo de cartas inédito, de autoria exclusivamente feminina.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil, proposta pela Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, para promover e reconhecer a participação autônoma de mulheres no protagonismo do mercado criativo de jogos de mesa (tabuleiro, RPG e cartas), fomentando o trabalho de designers e desenvolvedoras, bem como de artistas ilustradoras, com ou sem experiência, de todo o país.

Acolhida pela editora MeepleBR, essa ideia conta com a sua participação e divulgação para alcançar a maior pluralidade de mulheres interessadas pelo universo dos jogos ao redor do Brasil.

Perguntas Frequentes

Está com alguma dúvida sobre o funcionamento do edital? Não se preocupe! Veja aqui as respostas para as perguntas mais frequentes.

O 1º Edital de Publicação de Jogo Ligadas na Meeple é destinado à publicação de 1 (um) jogo de cartas inédito, de autoria exclusivamente feminina.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil, proposta pela Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, para promover e reconhecer a participação autônoma de mulheres no protagonismo do mercado criativo de jogos de mesa (tabuleiro, RPG e cartas), fomentando o trabalho de designers e desenvolvedoras, bem como de artistas ilustradoras, com ou sem experiência, de todo o país.

Acolhida pela editora MeepleBR, essa ideia conta com a sua participação e divulgação para alcançar a maior pluralidade de mulheres interessadas pelo universo dos jogos ao redor do Brasil.

Podem ser inscritos protótipos de jogos de cartas que sejam inéditos, feitos por uma mulher ou por uma equipe onde todas sejam maiores de 18 anos.

O Edital Ligadas na Meeple é uma iniciativa da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas em parceria com a MeepleBR, construída especificamente para reforçar a visibilidade e o protagonismo de mulheres interessadas em atuar no campo criativo e de desenvolvimento de jogos de cartas, que parte do reconhecimento de que a maioria das comunicações no nicho são protagonizadas por homens e voltadas ao público majoritariamente masculino.

Entendemos que essa medida não exclui nenhuma possibilidade de envio livre da sua proposta para a MeepleBR fora do contexto específico deste Edital. A MeepleBR recebe propostas de qualquer pessoa em fluxo contínuo, para avaliação segundo os critérios de qualidade da empresa.

Sabemos que existem muitas parcerias sensacionais entre mulheres e homens. Mesmo assim, também sabemos que, infelizmente, as mulheres ainda costumam ter menos visibilidade no hobby, muitas vezes apenas por falta de oportunidade ou comunicação por parte das organizações no nicho.

Dessa forma, todos os projetos inscritos neste Edital deverão ser de autoria feminina, assinados exclusivamente por mulheres. Outros projetos continuam podendo ser enviados para a MeepleBR como sempre, em fluxo contínuo, para avaliação segundo os critérios de qualidade da empresa.

Acesse o formulário indicado em nosso site e siga as etapas detalhadas pelo Edital. Para inscrever um protótipo, preencha todos os campos e anexe todos os documentos solicitados no ato de sua inscrição. Se o protótipo for inscrito por uma equipe, a inscrição deve incluir os documentos de todas as integrantes.

Para maiores detalhes sobre os documentos solicitados, favor consultar o 1o Edital de Publicação de Jogo Ligadas na Meeple, bem como os anexos que especificam os mesmos em detalhes.

As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 12/07/2021

O 1o Edital de Publicação de Jogo Ligadas na Meeple está organizado em 3 fases:

  • Fase 1: Inscrição (12/03 - 12/07)
    1. Etapa Preparatória (12/03 - 12/07)
  • Fase 2: Avaliação (13/07 - 19/09)
    1. Etapa de Avaliação (13/07 - 13/08)
    2. Etapa de Apresentação (16/08 - 25/08)
    3. Etapa de Partidas de Demonstração (1/09 - 19/09)
  • Fase 3: Anúncio (20/09 - 20/10)

É o período durante o qual o Edital estará aberto para inscrições. Nesta etapa, serão realizados, ao todo, 4 (quatro) encontros virtuais, destinados ao suporte e ao incentivo no processo de criação de protótipos, para mulheres com ou sem experiência prévia relacionada a desenvolvimento de jogos. Os eventos serão abertos a todas as interessadas em aprimorar seus processos, compartilhar experiências, formar equipes e/ou promover seu trabalho, junto à Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas.

As datas, os horários e abertura de inscrições para participar dos encontros da Etapa Preparatória serão divulgadas com antecedência mínima de 5 (cinco) dias de sua realização, no site do Edital e nas redes sociais da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas.

Não. A presença da(s) participante(s) nos eventos é opcional e não implica inscrição automática neste Edital.

Os protótipos inscritos serão avaliados por uma equipe de profissionais formada por membros da editora MeepleBR e da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas.

Entre os dias 13 de julho e 13 de agosto, cada participante receberá por e-mail um relatório informando alguns aspectos que tiveram destaque na avaliação e sugestões de melhoria em relação a seus protótipos.

Serão excluídos das demais etapas do Edital apenas os projetos inscritos que não respeitarem os requisitos para a inscrição. Sendo assim, a Etapa de Avaliação NÃO possui caráter eliminatório.

A Etapa de Apresentação consiste em uma comunicação objetiva em tempo real, com duração de 5 (cinco) minutos (“pitch de negócios”), feita pela proponente inscrita com o objetivo de vender a ideia do projeto - neste caso, o jogo como produto - para uma possível investidora - neste caso a MeepleBR -, diante de uma Comissão Avaliadora.

Sim. No dia 31 de agosto, a Comissão Avaliadora divulgará, no site www.meeplebr.com/ligadas e via e-mail, o(s) nome(s) da(s) autora(s) e os títulos dos protótipos selecionados para a etapa subsequente do processo.

Os pitches de negócios serão realizados de modo virtual, por meio da plataforma Discord, e acontecerão entre o dia 16 de agosto e o dia 25 de agosto.

As partidas de demonstração acontecerão virtualmente, por meio da plataforma Tabletopia, entre o dia 01 de setembro e o dia 19 setembro, em horários a serem definidos e divulgados pela MeepleBR. Ao menos 3 (três) membros da Comissão Avaliadora deverão jogar. Após cada partida, caso julguem necessário, os membros da Comissão Avaliadora poderão fazer perguntas às participantes sobre seus protótipos de jogo.

O protótipo selecionado para publicação será comunicado no dia 01 de outubro de 2021 via e-mail para as participantes finalistas. Até o dia 20 de outubro, acontecerá a divulgação oficial nos canais de comunicação da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas e da MeepleBR.

A(s) participante(s) responsável(is) pela autoria do protótipo selecionado terá(ão) seu jogo publicado pela MeepleBR.

A MeepleBR se compromete a participar do desenvolvimento final do jogo, bem como se responsabiliza pela produção e distribuição do título, que será devidamente divulgado nos veículos de comunicação da editora.

As minúcias do contrato, tais como valores por direito autoral e demais aspectos contratuais, serão acertadas diretamente entre a editora e a(s) autora(s) do jogo selecionado à conclusão deste Edital.

Inscreva seu projeto!

* Certifique-se de usar aqui o mesmo e-mail aplicado no formulário de cadastro da Liga

Novidades

Fale Conosco

Caso tenha ficado com alguma dúvida, preencha o formulário abaixo para nos enviar uma mensagem. Responderemos o mais breve possível!