MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / História e jogos / 5 curiosidades sobre a Pré-História
  • Por: Eduardo Felipe
  • Publicado em: 24 de março de 2020

5 curiosidades sobre a Pré-História

O período da história que antecede a invenção da escrita é conhecido como Pré-História. Ironicamente esse período não é estudado pela História de forma geral, que é a ciência que estuda as ações do homem através do tempo, e sim pela Antropologia, Arqueologia e Paleontologia.

Gostou dessa informação? Então se liga nessas 5 curiosidades sobre a Pré-História!

1- Pré-História e Idade da Pedra NÃO são a mesma coisa!

Muita gente acha que esses dois termos se referem a mesma coisa, em parte estão corretas, mas é bom saber a diferença!

Fomos por muito tempo bombardeados com referências à Pré-História que nos levam a pensar nisso, em filmes, quadrinhos e desenhos animados.

Existe na Pré-História uma divisão entre Idade da Pedra e Idade dos Metais.

A Idade da Pedra foi quando descobrimos como transformar pedras em ferramentas, um enorme avanço tecnológico! E dentro da Idade da Pedra temos três subperíodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico!

Já a Idade dos Metais representa o fim da Idade da Pedra, quando nós, com base no conhecimento da fabricação de ferramentas, dominamos a tecnologia da fabricação de ferramentas de metal. A Idade dos Metais é dividida em Idade do Cobre, Bronze e Ferro.

2- Homens e dinossauros nunca conviveram!

Mais uma vez a cultura pop nos trás essa referência, porém ela está errada! Os dinossauros são realmente muito legais, mas foram extintos no final do período cretáceo, cerca de 65 milhões de anos antes do surgimento da espécie humana!

3- A maior aventura do homem começou na África!

Que grandes navegações que nada! Há uns 50.000 anos atrás os seres humanos se lançaram ao mundo para conquistar o planeta.

Partindo da África, eles migraram para várias regiões. Existe uma teoria muito popular de que os humanos chegaram à América através do estreito de Bering, que une o oceano pacífico e ártico, mas diversos estudos recentes mostram que a passagem por ali só seria viável alguns séculos depois da chegada real dos homens na América.

Hoje há uma hipótese bem mais plausível, da brasileira Niède Guidon, de que os povos da Ásia tenham migrado para a América viajando pela costa do Oceano Pacífico, saindo da Austrália para a América passando por ilhas, que eram em maior número devido ao nível diferente dos oceanos. Guidon também acredita na possibilidade de que os humanos também possam ter chegado através do Oceano Atlântico, vindo direto da África. Essa hipótese torna possível a existência de vestígios encontrados aqui na América, datados de mais de 58.000 anos.

Segundo alguns estudiosos no assunto, isso explica o surgimento de diversas armas e ferramentas em diferentes pontos do planeta quase ao mesmo tempo. Já parou pra pensar quem inventou a lança ou o martelo, por exemplo?

4- Você sabe o que é Coprólito?

Bem, são pedaços de fezes fossilizadas provenientes de seres pré-históricos (humanos e não humanos) que podem manter registros de vestígios físicos da dieta no período pré-histórico! É isso aí mesmo, uma das maiores fontes de informação do homem pré-histórico, no que diz respeito a sua dieta e costumes, é um “cocozão”!

5- Pré-história no Brasil

Aqui no Brasil temos um dos maiores sítios arqueológicos da América, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Lá podem ser encontradas diversas pinturas rupestres que confirmam que a região foi densamente povoada no período pré-histórico há mais ou menos 50.000 anos!

Gostou de aprender um pouco sobre a Pré-História?
Se você curtiu esse post, aposto que vai adorar o Prehistory. Nele os jogadores devem comandar uma tribo em meio aos desafios do passado!

Eduardo Felipe

Carioca, vascaíno, professor de história e especialista em uso de mídias audiovisuais no ensino de história. Também foi o criador do blog e podcast Jogada Histórica e do jornal fictício Polemeeple. Joga RPG desde 1994 e entrou para o hobby dos Board Games modernos em 2009, quando jogou Catan pela primeira vez no Encontro Internacional de RPG em São Paulo. Atualmente se dedica mais ao JH Poscast e ao canal do Jogada Histórica na Ludopedia, onde fala sobre jogos de tabuleiro com temática histórica.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.