MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Glossário / O que são os eurogames?
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 23 de março de 2020

O que são os eurogames?

Toda a área possui seu jargão particular e com o boardgame não seria diferente. Claro que, em muitos casos, esse tipo de linguajar específico pode confundir quem está começando.

Se você já teve contato com jogos de tabuleiro modernos, seja a muitos anos, seja a algumas semanas, você já deve ter ouvido a expressão eurogame. Frases como “Clãs da Caledônia é um excelente euro” ou “Não curto ameritrash, prefiro euro”, assim como variantes, são bastante comuns.

Mas afinal de contas, o que é um euro game?

Nem todo eurogame é europeu

Os primeiros jogos chamados de eurogames surgiram na década de 60 na Alemanha e se popularizaram bastante até os anos 80, o que levou ao surgimento do termo German-style board game, ou, numa tradução livre, jogo de tabuleiro em estilo alemão.

Isso marca um ponto de partida, porém o que define um eurogame não é sua origem, mas sim algumas características comuns.

Nada de conflito (na verdade, só um pouquinho)

Um típico eurogame, como Mombasa, quase não possui conflito direto entre os jogadores. Isso quer dizer que os participantes não vão ter de se enfrentar de forma militar ou algo do tipo. A disputa, no geral indireta, se dará pela obtenção de algum recurso que é necessário para a execução de ações ou ganho de pontos (moeda, matéria-prima, trabalhador, carta ou etc).

Sendo assim a agressividade acaba sendo colocada em segundo plano, o que estimula jogadores que tenham uma postura mais paciente e que planejem muito bem suas ações.

Começo, meio e fim (e com todo mundo junto)

Saber como um jogo começa é importante, mas entender como ele termina é fundamental.

Jogos de tabuleiro tradicionais, como Banco Imobiliário e War, tendem a ter uma duração bastante variável devido ao fato de que a condição de vitória não é muito clara. Isso faz com que a partida se arraste e acabe perdendo a graça. Outro ponto comum nesses jogos, em especial naqueles que possuem uma temática militar, é o fato de que participantes são eliminados durante a partida, o que pode gerar um enorme sentimento de frustração.

Em um eurogame o final do jogo é claro, o que aumenta a atenção dos jogadores, levando-os a agirem de forma mais eficiente, pois, se eles fizerem alguma jogada equivocada, poderão perder pontos importantes. Além disso, é muito difícil que um eurogame tenha um sistema de eliminação no meio da partida, permitindo que os jogadores que tiveram um início lento tenham a chance de buscarem novas estratégias para vencerem o jogo.

Estratégia em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie…

Você não vai ver muitas rolagens de dados em um eurogame. Na verdade, para os amantes desse gênero, quanto menos aleatoriedade mais interessante é o jogo.

Como o planejamento e a estratégia são as bases dos eurogames, é comum que existam poucos elementos imprevisíveis para atrapalhar as ações dos jogadores… mas isso não quer dizer que faltam surpresas!

Na maioria dos eurogames existem diversas formas de se pontuar, como em Maracaibo, no qual o jogador pode fazer entregas pelo Caribe, batalhar ao lado de uma das potências coloniais, explorar as terras do Novo Mundo, utilizar membros da tripulação ou uma combinação disso tudo para poder atingir a vitória.

Forma antes do conteúdo

A maior parte dos jogos apresenta uma temática (ficção científica, como em Terraforming Mars, meio ambiente, como em CO2: segunda chance, ou o bruxaria, como em Triora) e um conjunto de regras, também chamadas de mecânicas, que servem para fazer o jogo funcionar.

Em jogos do tipo eurogame as mecânicas são consideradas mais importantes do que a temática. Em alguns casos, como na linha Tiny Epic, você vai encontrar um conjunto de mecânicas básicas aplicadas a temas diferentes com algumas adaptações.

A importância do autor

Vital Lacerda, Alexander Pfister, Reiner Stockhausen. Estes são nomes que muitos fãs de eurogames conhecem. Isso acontece porque neste tipo de jogo a autoria é considerada uma parte essencial do produto.

Atualmente, isto não é uma particularidade dos jogos desse tipo, mas tal característica se iniciou e se disseminou pelo hobby devido aos eurogames. Por isso, a cada dia vemos uma maior importância para os designers, e também para os artistas, que dão vida a estes maravilhosos jogos de gestão e planejamento.

Eurogames são uma parte fundamental do mercado de jogos de tabuleiro. Nem todos possuem todas as características que listamos aqui – falta de conflitos diretos entre jogadores, condições de fim de partida claras, alto grau de estratégia e gerenciamento, grande ênfase nas mecânicas e destaque para os autores – mas é muito comum encontrá-las em jogos de grande sucesso.

Conta aí pra gente, você gosta de eurogame? Qual seu euro favorito?

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Tentando descobrir como vencer os Marqueses no Root!

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.