MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Glossário / O que são os amerigames?
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 17 de abril de 2020

O que são os amerigames?

Amerigame? Eu pensei que o certo era Ameritrash

Em alguns meios de boardgame é comum ouvirmos o termo ameritrash para se referir aos jogos que são agrupados no estilo de jogo americano. Evidentemente, essa expressão aponta para uma avaliação negativa em relação a esse tipo de jogo.

Isso pode parecer estranho se pensarmos que grandes jogos, como Guerra do Anel, Root e Spartacus, são amados por milhares de jogadores e recebem diversas expansões.

The lando of the free and the home of the brave?

A história dos amerigames está obviamente ligada aos Estados Unidos. Por volta da década de 1950, mas com antecedentes que remontam ao início do século, surgiram jogos que tentavam simular batalhas históricas. Eram os primeiros war games, um tipo de jogo que ganhou muito destaque com os trabalhos da Avalon Hill (responsável por clássicos como Gettysburg, um dos favoritos de Gary Gygax e da icônica série Axis & Allies).

Estes war games deram a base para os jogos em estilo americano, por isso às vezes é um pouco difícil distinguir a diferença entre um gênero e o outro. Grosso modo, podemos dizer que um war game esteja focado apenas nos aspectos militares (táticos, operacionais e estratégicos), já os amerigames agregam a isso algum grau de gestão de recursos e um enfoque maior nas temáticas.

Da origem até os dias de hoje muita coisa mudou: fantasia, ficção científica e horror se uniram aos temas históricos; novas mecânicas foram adicionadas aos jogos e, o mais importante, esse estilo de jogo se propagou para fora da terra do Tio Sam.

Agora vamos dar uma olhada mais de perto nas características de um bom amerigame.

É hora do pau!

Em um típico amerigame, como Memoir’44, os jogadores terão de batalhar de maneira direta. Estes confrontos podem simular a luta singular entre dois indivíduos – como em um duelo entre samurais – uma batalha entre exércitos inimigos ou até mesmo confrontos envolvendo naves espaciais pelo domínio de um sistema estelar.

A sorte está lançada

Quando um general entra em combate ele tenta obter a maior vantagem em relação ao inimigo. Porém, a vitória nunca é uma certeza!

Se você está jogando um amerigame, prepare-se para a aleatoriedade: rolagem de dados, roletas e outros elementos podem gerar resultados inesperados. Isso se deve a imprevisibilidade da guerra e a necessidade de se simular esses golpes da sorte.

Esta aleatoriedade explica porque, em alguns jogos do estilo americano, existe a eliminação de jogadores no decorrer da partida: uma estratégia ineficiente e azar podem fazer com que você esteja fora da jogada!

Conteúdo antes da forma

Amerigames são conhecidos por seus temas cativantes. A luta contra criaturas dos Mitos de Cthulhu, o combate entre o bem e o mal na Terra-Média ou a defesa de Hogwarts são apenas algumas das possibilidades em um jogo deste tipo.

A presença de temas tão impactantes faz com que as regras fiquem em segundo plano ou, em alguns casos como em Fire Team Zero, alterem profundamente as mecânicas do jogo em questão. No FTZ, por exemplo, a escalada exponencial dos monstros torna as missões muito complicadas, mas reflete a temática abordada no cenário de maneira precisa e desafiadora.

Amerigames muitas vezes sofrem com o preconceito de jogadores que valorizam mais as estratégias e as mecânicas. Claro que esse tipo de postura vem diminuindo, pois é evidente que estes jogos cheios de combate e com temas de impacto são cativantes e divertidos.

Conta aí pra gente, você gosta de amerigame? Qual seu jogo favorito deste estilo?

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Tentando descobrir como vencer os Marqueses no Root!

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.