MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 3 de agosto de 2021

É hora do duelo!

Com o recente anúncio de Destemidos – Normandia a MeepleBR vai agregar ao seu catálogo o seu primeiro produto voltado exclusivamente para dois jogadores, os famosos e queridos jogos de duelo.

Para saber um pouco mais sobre a trajetória dos jogos de duelo, suas características e alguns nomes de destaque venha com a gente, pois agora é hora do duelo!

No começo, era o duelo

Muita gente não associa jogos de tabuleiro modernos aos duelos, pois alguns dos que ajudaram a estabelecer o mercado dos jogos de tabuleiro modernos, tais como Catan, El Grande e Ticket to Ride, não funcionam tão bem para dois jogadores.

Seguindo esse raciocínio, os jogos de duelo seriam fruto de uma aceleração do tempo presente. A falta de tempo, devido ao trabalho e outras obrigações, faz com que tenhamos pouco tempo disponível e dificuldades para sincronizar a agenda de um grupo de pessoas para jogar. Sendo assim, os jogos de duelo resolveriam o problema, pois quanto menor o número de pessoas necessário para jogar, mais fácil seria para realizar uma partida.

Essa lógica faz sentido, porém esbarra em um dado histórico: grande parte dos jogos de mesa tradicionais já eram pensados para se jogar entre duas pessoas.

O xadrez talvez seja o caso mais conhecido, mas existem outros exemplos ainda mais antigos como o jogo nórdico hnefatafl, o senet egípcio e as diversas formas da mancala.

Os entusiastas de jogos de guerra, uma modalidade de jogo de mesa bastante tradicional e que ainda possui pouco reconhecimento no Brasil, também sabem que os duelos entre jogadores são a base da maioria dos títulos como Axis & Allies, Gettysburg ou Battle Cry (alguns deles possuem versões para mais jogadores, mas os campeonatos se concentram na modalidade de duelos).

Mesmo entre os jogos de tabuleiro modernos, existem aqueles que funcionam muito bem para dois jogadores, como comprova Carcassonne e toda a cena competitiva ao redor do clássico criado por Klaus-Jürgen Wrede.

Guerra, competição e muito mais

Os jogos para dois parecem ser o lar dos títulos competitivos. Existem algumas exceções famosas, como o card game de O Senhor dos Anéis, mas na maioria dos casos a cooperação está bem longe das partidas de um jogo de duelos.

Essa questão de confronto leva muitos dos jogos a se focarem em temas militares, como o próprio Destemidos – Normandia, mas isso não quer dizer que a guerra seja o único tema possível para esses jogos (um caso notório é o de Jaipur, no qual vemos uma competição entre mercadores na cidade que dá nome ao título).

Outro ponto importante para os jogos de duelo é a questão da assimetria entre os participantes. Alguns títulos optam por uma jogabilidade totalmente simétrica, fazendo com que a estratégia dos jogadores seja testada em igualdade de condições e que o vencedor seja o mais habilidoso. Em outros é possível identificar uma jogabilidade assimétrica, levando os participantes a terem de desenvolver estratégias distintas para cada facção ou grupo que esteja disponível.

Alguns jogos de duelo famosos

Durante a pandemia minha esposa e eu ficamos de olho em muitos títulos para duelo. Alguns deles chamaram nossa atenção, seja por conta do tema, seja por conta das mecânicas apresentadas. Alguns desses jogos incluem clássicos como Twilight Struggle (que trata da União Soviética e dos Estados Unidos durante a Guerra Fria); Patchwork (consagrado jogo de costura em uma grade de 9×9) e o já citado Jaipur.

Entre os títulos menos conhecidos, mas ainda assim interessantes, tivemos algumas boas surpresas como Hanamikoji (curioso título no qual é preciso agradar geishas para que elas façam performances artísticas); Hannibal: Rome vs Carthage (um war game sobre as Guerras Púnicas); Targi (jogo no qual duas tribos de tuaregues competem por rotas de comércio no sahel); e Watergate (que simula a disputa entre a administração Nixon e o jornal The Washington Post).

São todos títulos interessantes, com boas mecânicas e que podem servir para que você dê alguma chance aos jogos de duelo na sua coleção.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Vendo um spoiler aqui das vizinhanças de Parelheiros

Compartilhar postagem:

Copyright © 2021 Meeple BR - Todos os direitos reservados.