fbpx
MeepleBR
  • Por: Monique Garcez
  • Publicado em: 28 de abril de 2021

Jogos de cartas são bem legais

Jogos de cartas não são sinônimo de simplicidade. Muito se engana quem acredita que o tamanho da caixa, ou os tipos de componentes, ditam a qualidade do jogo. Existem diversos jogos sensacionais que usam as cartas como componentes principais.

Interações desafiadoras

Em Musa, por exemplo, você e seu time escolhem uma carta, dentre as opções disponíveis, e a indicam para que a equipe adversária tente adivinhá-la. O pulo do gato é que a outra equipe terá um(a) intérprete que, de acordo com outra carta selecionada pela equipe desafiante, deve dar a dica sobre a carta principal apenas com base numa expressão facial, num gesto ou qualquer outro meio pré-definido.

A ideia de Musa é que as pessoas joguem de modo cooperativo e que se divirtam juntas. Não é à toa que o jogo comporta até 12 pessoas. Para além da proposta do jogo, que é bem dinâmica e atrativa, as cartas de Musa são lindíssimas, inspiradoras e trazem artes muito bacanas.

Escolha as melhores cartas

Outro jogo de cartas muito interessante é Saboteur. Aqui a dinâmica de cooperação também existe, mas no final só um anão minerador (ou seja jogador) vence, pois ganha quem acumular mais pepitas de ouro.

Saboteur usa somente cartas (sem apoio de nenhum outro componente) e também consegue divertir a todos. A dinâmica do jogo é a seguinte: por meio de sorteio é definido com que tipo de anão cada pessoa joga: se sabotador ou se minerador. Quem for sabotador deve atrapalhar o trabalho dos mineradores a fim de que estes tenham dificuldade em construir túneis na mina e não cheguem até o ouro escondido.

Dando as cartas

Através desses dois exemplos queremos mostrar que é possível criar um jogo de cartas super atrativo. E, falando nisso, existe uma possibilidade bacana de mulheres concorrerem à publicação de um jogo de cartas pela Meeple BR.

Trata-se do Edital Ligadas na Meeple, feito em parceria com a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas. As inscrições já estão abertas e a fase preparatória, com eventos que ajudam a mulherada a pensarem em seus jogos, está acontecendo. Confira mais informações aqui.

 

Monique Garcez

Jornalista e faz parte da organização da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas. Produz conteúdo sobre jogos também no BG das Minas e é amante do hobby desde criancinha.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.