MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 29 de Maio de 2020

Drafting

Com o lançamento de Draftosaurus se aproximando, vamos abordar uma das mecânicas mais queridas pelos jogadores brasileiros, o drafting.

O que é drafting?

Drafting ou seleção de componentes, como é conhecida em português, é uma mecânica que consiste no processo de cada jogador selecionar algum componente do jogo, em geral cartas, para poder planejar suas ações subsequentes – sejam em curto ou longo prazo.

Um elemento típico dos jogos que usam o drafting é o fato de que os participantes devem ficar com parte dos componentes, tendo que em seguida passar os demais para outro jogador, o que acaba gerando interações muito interessantes entre os participantes.

Por que amamos drafting?

Jogos que utilizam essa mecânica, como a variante de Terraforming Mars ou 7 Wonders, apresentam uma interessante questão aos jogadores: focar na própria estratégia ou tentar influenciar a tática de um dos adversários.

A primeira opção, o foco na própria estratégia, é a decisão mais racional e objetiva, levando em conta os objetivos de curto e longo prazo que podem ter impacto dentro das escolhas feitas pelo jogador.

Entretanto, muitos jogadores optam por uma tática de bloquear o acesso do adversário a certas cartas/recursos. Essa postura pode não garantir pontos de vitória, mas assegura que os demais participantes não terão um caminho fácil para desenvolver suas táticas e, por conseguinte, impede que pontuem bem ao final da partida… isso sem contar com o prazer de sacanear os amigos de jogatina!

Sendo assim, jogadores que prezam estratégias mais elaboradas se divertem com o drafting, pois isso os força a terem de fazer escolhas de gerenciamento de recursos, assim como jogadores que prezam uma maior interação entre os participantes, pois o drafting é uma excelente ferramenta para isso.

Drafting para todos os gostos

Existem excelentes títulos no mercado para pessoas que querem se divertir com jogos que possuem essa mecânica.

Além dos já citados, e excelentes, Draftosaurus, Terraforming Mars e 7 Wonders, podemos ver um uso muito eficiente de drafting em jogos muito populares no Brasil e que já podem ser considerados clássicos como Blood Rage, Stone Age e Wingspan.

Entre os títulos internacionais, e que ainda permanecem inéditos em terras brasileiras, destaque para os agradáveis It´s a Wonderful World, um jogo de civilização com elementos de ficção científica, e Isle of Cats, belíssimo jogo que traz uma interessante combinação de mecânicas e que já apareceu em nosso blog recentemente.

A seleção de componentes é uma mecânica bastante popular, sendo a preferida de muitos jogadores.

E você? Curte essa mecânica? Qual seu jogo preferido com ela?

Comenta aí embaixo para gente saber mais.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Metendo tiro, porrada e bomba nos mortos-vivos do Tiny Epic Zombies.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.