fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 13 de abril de 2021

Construa seu baralho

Quem curte jogos de deck building, ou em tradução livre, construção de baralhos, costuma dizer que esse é um caminho sem volta. Uma vez fisgado pelos “filhos de Dominion”, sua vida nunca mais será a mesma.

O grande número de títulos de sucesso que possuem essa mecânica, tais como Harry Potter: Hogwarts Battle, Heróis e Monstros, Lewis & Clark: A Expedição e o próprio Dominion, indicam que ela possuí muitos fãs espalhados pelo mundo todo.

O que será que está por trás desse sucesso?

Vamos tentar descobrir.

Começando pelo começo: o que é deck building?

Como o nome indica, jogos de deck building são baseados na ideia de construirmos um baralho com a qual vamos jogar. No geral os participantes possuem um conjunto de cartas inicial simples, que poderá ser melhorado através da aquisição de novas cartas mais interessantes durante a partida.

Os jogos de deck building possuem influencia direta dos CCG’s e TCG’s (Colectible Card Games e Trading Card Games), como Yu-Gi-Oh!, Pokemon e o preferido de muitos, Magic: the Gathering. Entretanto, em um deck building a construção do baralho será feita durante a partida e não antes dela, o que tende a torná-los muito mais econômicos em uma perspectiva de longo prazo.

Busque o equilíbrio

Nesse tipo de jogo é fundamental ficar atento as oportunidades, equilibrando decisões de curto prazo com jogadas que visam uma maior eficiência no final da partida.

Se você focar no curto prazo vai poder marcar pontos imediatamente, disparando na frente de seu adversário e abrindo vantagem. Entretanto, isso poderá fragilizar seu desempenho na segunda metade da partida, fazendo com que fique para trás no momento decisivo.

Focar no longo prazo parece bom e seguro, todavia você poderá ter problemas para recuperar a distância que os demais adversários abriram no placar. Por vezes não será fácil se manter próximo o suficiente para conseguir garantir a vitória.

O equilíbrio é a palavra-chave nos jogos com essa mecânica, o que fica claro quando notamos a presença recorrente de regras que permitem aos participantes eliminarem cartas “fracas”, controlando o número de cartas no baralho, diminuindo o fator aleatório e a sorte.

As diversas formas do deck building

As qualidades dessa mecânica fazem com que o deck building esteja presente em jogos de diversos temas, formatos e temáticas.

Jogos competitivos como Undaunted: Normandy, Tortuga 2199, The Quest for El Dorado e o já citado Lewis & Clark: A Expedição são exemplos bem sucedidos desse tipo de opção de game design, muitas vezes mesclando o deck building com outras mecânicas interessantes e populares, como o controle de área e a movimentação por um mapa.

Também é possível encontrar diversos jogos de deck building de tipo cooperativo tais como Shadowrun: Crossfire e Aeons End nos quais os jogadores possuem baralhos iniciais levemente diferentes, o que os leva a terem de pensar em estratégias coletivas para tirar maior proveito da construção dos baralhos em prol de um objetivo comum.

Mas conta aí para gente: você curte deck building? Qual seu jogo preferido com essa mecânica? Algum jogo de deck building que ainda não foi lançado no Brasil está no seu radar?

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Essa postagem não contém dicas de futuro lançamento da MeepleBR. É sério gente. Não estamos dando nenhum spoiler de lançamento para o segundo semestre de 2021.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.