MeepleBR
  • Por: Rennan Gonçalves
  • Publicado em: 7 de abril de 2021

Cuidado com o banco

No último capítulo abordamos como a ação de leilão se aplica e se justifica dentro da decisão do game design, neste novo capítulo vamos falar da ação subsequente, sendo ela a de RECUPERAR UMA SHARE ADQUIRIDA PELO BANCO

Recuperando shares

Durante o turno de uma Companhia, o presidente pode comprar ações da mesma que foram vendidas ao banco em algum momento.

Essa ação é importante porque o valor de mercado da empresa pode ser afetado diretamente pelo banco. Esse impacto depende de quantas shares da mesma Companhia estão em posse do banco.

Até o momento, estamos trabalhando com a seguinte flutuação:

  • até uma share no banco: o mercado se mantém inalterado;
  • duas à três shares no banco: o valor em mercado diminui em um grau;
  • quatro ou mais shares no banco: o valor diminui em dois graus.

É importante salientar que essa variação acontece uma vez no início das fases de PESSOA FÍSICA   

Decisão de Game Design: escolha significativa

Essa opção de design de 1890: Plano Nacional da Viação se justifica por dar maior importância para o gerenciamento e para as interações entre os jogadores e o mercado. Isso se deve ao fato de acreditarmos que queremos que essa relação seja mais significativa dentro das decisões dos jogadores.

Isso torna 1890 um jogo 18xx sobre manipulação de mercado. Onde comprar ações e gerenciar Companhias não é o bastante. O jogo é focado em analisar o melhor momento, a melhor oportunidade, de agir no mercado. Essas oportunidades podem surgir de maneira premeditada ou não. Isso vincula o jogo a tradição dos 18xx de manipulação de mercado de ações, como 1830: Railways & Robber Barons e outros títulos.

Atualmente trabalhamos com a noção de renda incremental, ou seja, as empresas recebem por share vendida, dessa forma, manter um ciclo entre ações disponíveis e boas rendas em suas viagens é essencial para que o resultado final seja positivo.

O jogador vai sentir que está no controle, e se caso ele venha “descarrilar”, por um segundo que seja, essa responsabilidade é somente dele, pois você é o condutor dessa viagem.

Fique de olho, na semana que vem vamos falar da próxima ação: CONSTRUÇÃO  DE ROTAS

Rennan Gonçalves

Ativista negro, professor de História na rede Estadual de São Paulo. Um fenômeno no futebol, nos Boards e na vida! Só tentando impactar as pessoas que estão em minha volta, mudar e melhorar a nossa sociedade um passo e um dado de cada vez!

Compartilhar postagem:

Copyright © 2021 Meeple BR - Todos os direitos reservados.