MeepleBR
  • Por: Rennan Gonçalves
  • Publicado em: 10 de dezembro de 2020

Quem dá mais?

Essa semana o autor fala do leilão e do papel das companhias como agentes financeiros

O Diário de bordo é uma coluna regular do blog da MeepleBR. Nele você vai encontrar informações sobre o desenvolvimento do jogo 1890 – Plano nacional de viação, board game que está sendo desenvolvido por Rennan Gonçalves, da New Player Studio, em parceria com a MeepleBR.

1890 – Plano nacional de viação é um jogo do estilo 18xx. Não sabe o que é isso? Clica aqui para descobrir.

Perdeu o primeiro capítulo do Diário de bordo? Não se preocupe! Basta acessar esse link e ver o começo do processo.

Sem mais delongas, o Rennan vai falar das novidades desde o último relato.

Última quinzena

Durante a quinzena passada percebemos alguns problemas no mercado de ações, a princípio, o ponto de partida das companhias.

Durante os playtest ficou claro que alguns locais estavam trazendo uma posição ótima, na qual uma companhia facilmente teria mais vantagens que outras ao chegar na precificação em questão. Isso nos leva a ter de mudar a configuração do mercado.

Aplicamos as mudanças comentadas e foi possível perceber que houve um melhor controle sobre as finanças das companhias. Entretanto, isso nos permitiu identificar outro problema, afinal estamos forçando estratégias para que o jogo não tenha um “caminho” que seja 100% efetivo.

O leilão, que foi adotado recentemente, se mostrou uma grande oportunidade de se diferenciar dos demais 18xx, pois as empresas são agentes financeiros, ou seja, compram e vendem ações.

Testando o leilão

No primeiro teste o leilão foi extremamente importante para a vitória do participante, além de trazer para todas as companhias a oportunidade de rendimento e de interação com as outras empresas.

Já no segundo teste, percebemos que o leilão poderia ser cansativo, pois os valores para se cobrir uma aposta estavam se dando de um em um, algo que inicialmente pode parecer interessante, mas que alongou demasiadamente essa fase de jogo e tornou a disputa um tanto exaustiva.

Entretanto, no terceiro teste, estipulamos uma progressão para os lances de cinco em cinco, tornando a participação dos jogadores mais significativa e acelerando esse processo.

Próximas etapas

Durante as próximas semanas, vamos reavaliar os custos dos trens e algumas regiões do mapa. Isso se faz necessário, como já dito acima, para podermos garantir o equilíbrio das companhias e de suas rotas, bem como manter o grau estratégico que um 18xx exige.

Não deixe de acompanhar!

Rennan Gonçalves

Ativista negro, professor de História na rede Estadual de São Paulo. Um fenômeno no futebol, nos Boards e na vida! Só tentando impactar as pessoas que estão em minha volta, mudar e melhorar a nossa sociedade um passo e um dado de cada vez!

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.