MeepleBR
  • Por: Rennan Gonçalves
  • Publicado em: 20 de novembro de 2020

O primeiro passo da jornada

NO PRIMEIRO CAPÍTULO DO DIÁRIO DE BORDO, VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO E FALAR DO MERCADO DE AÇÕES

Como ponto de partida é bom deixar claro que eu nunca me conformei com o senso comum. É importante dizer isso, pois sei que os riscos em desenvolver um jogo tão complexo são muito grandes. A criação de um board game de alta complexidade no Brasil pode ser visto como um manifesto, talvez um ato de resistência, em que estamos afirmando ao mundo: acreditamos nos desenvolvedores nacionais!

Confio que essa nova empreitada exigirá muito esforço e paciência, afinal, nosso plano é desenvolver algo inédito no Brasil, algo que é tão recente aos ouvidos dos brasileiros e que impõe muito trabalho para superarmos os desafios. É um caminho árduo e que renderá bons frutos e muitas horas de satisfação em jogatinas divertidas e desafiadoras.

Essa é a primeira semana do desenvolvimento aberto de 1890: Plano Nacional de Viação, primeiro jogo de tabuleiro moderno no estilo 18xx desenvolvido no Brasil.

Contexto histórico: a República Oligárquica

Em 1890 o Brasil era uma jovem república que estava buscando se consolidar. Foi um período conturbado, marcado pelo desejo de modernização entre as elites políticas e econômicas. O Brasil tentava superar momentos trágicos da sua história, de um lado a escravidão que submeteu milhões de africanos e seus descendentes à maior diáspora do mundo e que ajudou a formar as bases desse país rico, do outro, o extermínio dos primeiros brasileiros, os indígenas, que lutaram bravamente por suas tradições e terras, e que infelizmente ainda hoje batalham por restituição.

Uma nação assombrada pelos horrores do passado, mas que ansiava avidamente adentrar na modernidade.

É sob essas condições que o Brasil republicano começa a se desenvolver e se organizar, tendo como meta a criação das linhas férreas, um dos grandes símbolos da modernidade e do progresso, com o objetivo de escoar a produção de gêneros agrícolas (açúcar, borracha e principalmente o café) para os países industriais do Norte.

O Plano Nacional de Viação, criado em 1890, foi forjado para fazer com que esse objetivo fosse cumprido. Esse plano, que buscava a integração das rotas fluviais preexistentes às linhas férreas, facilitaria o fluxo de mercadorias e pessoas pelo país e era cheio de boas intenções.

Mas como diz o ditado, “de boas intenções, o inferno está cheio”. O Plano de 1890 nunca saiu do papel efetivamente.

Comparando o Plano Nacional de Viação de 1890 com outros projetos do período, como os desenvolvidos no Japão entre os anos 1880 e 1890, é nítido notar que a proposta brasileira era extremamente engenhosa e funcional para sua época e que tinha potencial para gerar grandes resultados. Por conta desses fatores, vamos utilizá-lo como a base do nosso 18xx.

Primeira semana

Durante essa primeira semana percebemos alguns problemas no mercado de ações, a princípio, o ponto de partida das companhias. Durante os playtest observamos que alguns locais estavam trazendo uma posição ótima, nos quais uma companhia facilmente teria muita vantagem em relação as outras. Para solucionar esse problema, vamos mudar a configuração do mercado.

Juntamente com essa mudança, implementamos uma nova mecânica, o leilão. Por mais que alguns 18xx tenham isso em seu corpo, pensamos em aplicá-lo de forma distinta.

Primeiro a companhia será um agente de compra, ou seja, elas podem comprar ações de outras companhias. Isso cria uma nova fonte de renda para adquirir trens, construir rotas entre outros. As companhias podem vender as ações adquiridas através de um leilão, onde o lance mínimo é a metade do valor da ação no mercado. Todos o jogadores podem participar dando lances até que alguém arremate a ação. Caso nenhum jogador tenha interesse, a companhia deverá vender as ações ao banco pela metade do valor de mercado.

Os resultados dos primeiros testes foram animadores, e acreditamos que essa mecânica trará um diferencial positivo para a estratégia do jogo.

No nosso próximo post, vamos trazer mais informações sobre os testes e qual os impactos da mudança na jogabilidade.

Não vá perder!

Rennan Gonçalves

Ativista negro, professor de História na rede Estadual de São Paulo. Um fenômeno no futebol, nos Boards e na vida! Só tentando impactar as pessoas que estão em minha volta, mudar e melhorar a nossa sociedade um passo e um dado de cada vez!

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.