MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Board Game no Brasil / Board games em Porto Alegre – parte 2
  • Por: Edu Pomper
  • Publicado em: 20 de julho de 2020

Board Games em Porto Alegre – Parte 2

Na segunda parte do nosso passeio pelos Board Games em Porto Alegre, o Eduardo Pomper leva a gente para conhecer os designers e criadores de conteúdo da capital gaúcha!

Se você perdeu o primeiro texto, não se preocupe! O link para a publicação se encontra aqui.

Designers gaúchos

Éderson Ayres Castro é autor do jogo Teseu, lançado em 2017, no qual os jogadores devem explorar um labirinto em forma circular, em busca do artefato que é possível trocar por uma adaga que possibilita matar o Minotauro que está caçando os jogadores o tempo todo. Esse labirinto pode ser movimentado pelos jogadores, criando uma bela interação entre eles. O jogo ganhou alguns prêmios, como o melhor jogo analógico do SLAT – Simposio Latino Americano de Jogos 2016 e, venceu a Sbgames – Simpósio Brasileiro de Games, com o prêmio melhor jogo de outras plataformas 2017. Vale destacar que o Éderson é um dos organizadores do Board Brothers, do qual falamos no texto anterior, prestando um grande serviço para o hobby.

Eduardo Reis é designer de formação e trabalha como criador de jogos e ilustrador, o seu jogo lançado é o Tá na Mesa. Este jogo simula uma competição de culinária onde cada participante tentará criar os melhores pratos com os ingredientes certos. O legal é que a arte do jogo também é de autoria do Edu que também é criador de conteúdo como já veremos.

Tomás Queiroz é um gaúcho que deixou a capital do estado aos 21 anos se mudando para São Paulo com o objetivo de trabalhar com jogos. Atuou 4 anos no setor de comunicação da Riot Games. Hoje trabalha com criação de jogos de tabuleiro, tendo lançado em 2019 o Allumbra – O Duelo, um jogo de cartas para dois jogadores de ações simultâneas onde você precisa prever os movimentos do seu oponente. Hoje ele também cria conteúdo digital no YouTube, mas vamos falar disso na próxima sessão do texto.

Criadores de conteúdo

Entre os canais do YouTube podemos destacar o canal 3DUs, do qual o autor desse texto, o Edu Pomper, faz parte e mora em Porto Alegre. O Edu Reis, também gaúcho, porém, mora em Santa Maria e o terceiro membro, o Edu Guerra é mineiro e morava em São Paulo até pouco tempo. O canal tem um pouco mais de dois anos e consta atualmente com em torno de 2.100 inscritos. Além de material em vídeos o 3Dus possui mídias como Instagram e Facebook e produzem um podcast, o Papo de Edus, com várias informações bacanas sobre este hobby que vem crescendo cada vez mais.

Ainda no YouTube, existe a NerdVannaTV que era conduzida pelo pessoal da Lends Club, atualmente conta com 4.600 inscritos. Porém, pararam de produzir conteúdo a aproximadamente um ano.

O Tomás Queiroz produz um conteúdo muito bacana no YouTube voltado para criadores de jogos. Como ele mesmo já criou jogos e trabalhou na Riot Games, produtora de jogos digitais, passa dicas bem importantes em seus vídeos, como criação, desenvolvimento e até como apresentar seus jogos para editoras.

O pessoal do perfil Goblingeek no Instagram também produz um conteúdo muito bacana, contando com 1350 seguidores aproximadamente. E agora também estão começando a criar conteúdo para o YouTube. Estão sempre fazendo cobertura dos eventos em parceria com o Board Brothers. Vale dar aquela conferida.

Ainda no Instagram temos mais alguns perfis bem bacanas para destacar, um deles é do pessoal do Joga em Dois. Um simpático casal de Venâncio Aires que compartilha suas partidas via Instagram. Eles também estão produzindo material na Twitch.tv.

Já quando falamos em podcast, além do Papo de Edus do canal 3Dus, podemos destacar o BoardCast Brasil que começou a produzir material em novembro de 2019, o qual tem uma excelente qualidade. Outro podcast bacana é o Alocação de Opiniões que começou a produzir material em abril de 2020 e já consta com uma boa quantidade de episódios de variados temas.

Como vemos, o Rio Grande do Sul apresenta excelentes opões em produção de conteúdo referente à board games, os quais são muito importantes para a disseminação do hobby.

Caso conheça qualquer outro meio de divulgação do hobby no estado, não deixe de divulgar e nos procure para que juntos possamos aumentar a nossa diversão.

Edu Pomper

Professor de matemática, amante de jogos de tabuleiros e cervejas. A mais de seis anos entrou de cabeça no hobby dos boards games. E a mais de dois anos cria conteúdo para o canal 3DUs.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.