MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Board Game no Brasil / Board Games no Ceará
  • Por: Felipe Maciel
  • Publicado em: 29 de julho de 2020

Board Games no Ceará

Olá amantes dos jogos de tabuleiro, me chamo Felipe Maciel, sou de Fortaleza e faço parte do grupo Desplugadamente. Vou contribuir com a série sobre os board games no Brasil, sendo incumbido da tarefa de contar um pouco sobre a cena de board games do Ceará. Ah, de antemão posso dizer que é bem bacana.

O passado

A 12 anos atrás, em meados de 2008 – o tempo voa, não é mesmo? – , conheci num evento de cultura POP o JogaFortal, liderado pelo Fábio Formighieri, o Formiga. Era um grupo que se reunia para jogar de forma bastante periódica. Tínhamos encontros mensais em espaços públicos e reuniões nas casas do participantes.

Na época era aquela dificuldade para conseguir jogos, pois precisávamos importar quase tudo, e ainda havia a barreira dos idiomas. Mas mesmo assim, o grupo era bastante forte e permaneceu unido por muitos anos.

Com o passar do tempo tivemos outros eventos locais, como Joga Pandora, Café Lúdico, Joga Benfica e Disconecte.

Atualmente

Impulsionados pelo crescimento do mercado nacional hoje em dia existem diversos grupos de jogos em Fortaleza e no interior do Ceará.

Na capital do Estado existem grupos mais acadêmicos como o Igrejota, que está mais focado no desenvolvimento de jogos de tabuleiro modernos. Alguns se reúnem em shoppings da cidade, como o Mesinha e o BGB. Grupos de RPG estão presentes, dando espaço para a prática dos board games como o pessoal do Vila do RPG e o Covil do RPG. E em tempos de pandemia é importante citar o BoardGame Livre, que se organiza através do WhatsApp e reúne mais de 100 jogadores.

Lá para as bandas de Juazeiro temos o Joga Cariri, grupo muito forte com diversos entusiastas do hobby. E tem a gente, do Desplugadamente, grupo de cinco amigos, alguns ainda do Jogafortal, que se reúnem uma vez por mês. Cada um levando seus jogos, com o intuito de propagar o hobby e jogar também (porque não?). O evento acontece numa sala de aula de uma instituição de ensino e recebe em média 50 pessoas. Lembrando que todos esse grupos se reúnem regularmente e são abertos ao publico.

Não podemos esquecer a galera do BodeGameGeek, um ótimo canal do YouTube com análises, gameplay e muito mais.

Lojas especializadas no Ceará

No Ceará os jogadores não se restringem apenas aos eventos. Existem lojas que comercializam jogos – board games, card games e RPG’s -, além de disponibilizar espaços de jogo para o público.

Nos hiatos dos eventos você pode jogar na capital em diversos espaços bem bacanas. Um deles é a Dominaria, mais focada em card games mas com venda, espaço aberto e gratuito para board games. Falando em ludotecas, temos dois ótimos espaços, o Balboas e a Quantum, ambos com vendas, aluguéis e espaço para se divertir. Em todos eles se realizam campeonatos oficiais de X-wing, Magic, Pokemon, Yugioh e Keyforge.

Como podem ver oportunidade é o que não falta por aqui. Entretanto, sabemos que nesse momento tão difícil não é a hora de nos reunirmos fisicamente, mas fazemos o possível virtualmente e esperamos nos encontrar logo em breve!

Felipe Maciel

Fortalezense e fã de Star Wars. Responsável pelo @desplugadamente e co-organizador do evento homônimo. Digital gamer desde 1988 e boardgamer desde 2008. Joga de tudo e os preferidos são Terraforming Mars, Mage Knight e Lisboa.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.