MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Board Game no Brasil / O cenário capixaba de board games – eventos
  • Por: Torugo Prando
  • Publicado em: 27 de abril de 2020

O cenário capixaba de board games – eventos

Olá, me chamo Victor Hugo, mais conhecido como Torugo, e sou um dos membros do canal Mesa Secreta. Crio conteúdos diversos voltados ao boardgame nacional, mas hoje vou falar um pouco do cenário da minha terra: Vitória – ES, e cidades adjacentes, que formam a região da Grande Vitória.

Este artigo acabou ficando maior do que eu esperava e irei dividi-lo em 3 partes, começando pelos eventos.

Hoje, em 2020, temos uma cena interessante com lojas especializadas, eventos e grupos de jogatina espalhados por toda a cidade, mas vamos voltar um pouco no tempo, quando tudo ainda era mato e entender como chegamos até aqui.

2012 – 2016: RPG na Ilha

Uma das figuras mais conhecidas por aqui é meu amigo Tiago Honorato, um dos grandes entusiastas do hobby dos jogos de tabuleiro. E foi ele um dos responsáveis pelo primeiro grande evento de jogos de tabuleiro, em 2012, o RPG na Ilha.

Depois de ter participado de um evento de jogos em Belo Horizonte, Tiago ficou fascinado e quis fazer algo parecido aqui no Espírito Santo também. Lançou a ideia num grupo de e-mails e 3 pessoas se prontificaram: Rafael Ronsard, Adeyvison Siqueira e Jeferson Pimentel.

Assim nasceu o RPG na Ilha, um evento gratuito que reunia amantes de RPG e jogos de tabuleiro. Ele foi um marco na cidade e tinha uma média de 150 a 200 pessoas. Numa das edições, no shopping Masterplace, chegou a reunir 420 pessoas num único dia!

O evento teve fim em 2016, após 25 edições, mas seu legado dura até hoje, pois foi responsável por apresentar o vasto mundo dos jogos de tabuleiro modernos para muitas pessoas – eu incluso.

2011 – 2015: Game Day

O Game Day foi um evento do qual eu mesmo fiz parte da organização e, embora seu foco fossem os jogos eletrônicos, tinha como objetivo reunir todos o tipos de jogos num só dia e lugar: video games, card games, fliperamas e jogos de tabuleiro. Sua primeira edição em 2011 foi bem pequena e contava com torneios de card games – Pokémon, Magic e Warcraft – e jogos da Grow. Teve até torneio de War e Catan marcou presença, sendo apresentado a muitas pessoas.

A partir da edição de 2013 o evento passou a contar com o apoio do pessoal do RPG da Ilha, e os jogos de tabuleiro ganharam mais destaque. O Game Day teve 5 edições e chegou a ter média de 500 pessoas por dia.

2014 até hoje: Dungeon Capixaba

Com o desejo de atender aos jogadores da Serra, cidade vizinha de Vitória, em 2014 surgiu a Dungeon Capixaba, comandada por André Cruz, Luiz Júnior, Michael e Jefferson Pimentel. A grande novidade do evento foi sua realização em shoppings (tendência seguida inclusive por outros eventos fora do estado).

Com o tempo, foram realizadas edições fora da cidade natal como em Vitória, Vila Velha e Cariacica. Jogadores de cidades do interior do estado como Colatina, Linhares e São Mateus já organizaram caravanas para participarem. Sua média de público está entre 250 a 300 jogadores por evento, e já houveram 30 edições.

Facebook: https://www.facebook.com/DungeonCapixaba/

Instagram: https://www.instagram.com/dungeoncapixaba/

2017 até hoje: Game Master

Após longo período sem o RPG na Ilha, foi criado um novo evento para ser realizado em Vitória, o Game Master, idealizado por Israel Jeffman, Lucas Ramos e Christiano Oliveira. Este novo encontro seria realizado em parceria com o Masterplace Mall e tem acontecido sempre lá.

O Game Master é aberto a pessoas de todas as idades, sendo garantida a presença de monitores capacitados e que podem ensinar os jogos para os iniciantes.

O evento tem uma média 70 participantes por edição, ocorrendo com regularidade bimestral. Entretanto, mudanças vem aí: os novos organizadores – Lucas Ramos, Luiz Tom, Mario Cravinhos e Winston Spencer – pretendem garantir uma periodicidade mensal, bem como torneios em parceria com editoras nacionais.

Facebook: https://www.facebook.com/groups/413784802327013/

Instagram: https://www.instagram.com/gamemaster.vix/

——-

Resumindo, os eventos recorrentes ativos que temos hoje em dia são a Dungeon Capixaba, e o Game Master. ambos vêm fazendo um ótimo trabalho fomentando a cena capixaba de jogatinas sempre com as novidades do mercado e muita gente em busca de grupos pra jogar.

Bom, vamos ficando por aqui. Nos próximos artigos falarei sobre lojas e restaurantes com jogos de tabuleiro à disposição na Grande Vitória. Até mais!

Para mais conteúdos visite meu canal, a Mesa Secreta:

Instagram: https://www.instagram.com/mesasecreta/

Youtube: https://www.youtube.com/mesasecreta

Facebook: https://www.facebook.com/mesasecreta

Torugo Prando

UI/UX designer, nerdão, amante de gatos e jogos de tabuleiro. Criador de conteúdo pra Mesa Secreta

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.