MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Board Game no Brasil / O cenário capixaba de board games – lojas
  • Por: Torugo Prando
  • Publicado em: 4 de Maio de 2020

O cenário capixaba de board games – lojas

Olá mais uma vez! Torugo na área pra dar continuidade à série “O Cenário Capixaba de Board Games”. Nesta segunda parte, tratarei das lojas e estabelecimentos especializados em jogos de tabuleiro e card games. Leia também a parte 1, onde falei sobre os eventos.

Atualmente a Grande Vitória tem 4 estabelecimentos voltados ao nosso amado hobby. Vamos conhecê-los por ordem de inauguração:

Taberna Geek

A Taberna Geek foi inaugurada em 2011, em Vitória, ES, por Pedro Henrique Carvalho, e sempre foi referência nos card games com torneios semanais e um público fiel.

Em 2019, sob nova administração, a loja passou por toda uma reestruturação, com nova identidade visual e maior apoio a torneios oficiais. Os donos, além dos clientes da loja, participavam ativamente de torneios de Magic, inclusive com boas colocações em nível nacional. 

Antes da pandemia, a loja estava se preparando para uma mudança de endereço, num espaço maior e melhor estruturado. A nova loja já está pronta, mas ainda não pôde ser inaugurada. A nova estrutura impressiona: um salão com espaço para 48 pessoas jogarem card e board games; um mezanino comportando mais 24 pessoas; e uma “sala VIP” com TV, sofás e uma mesa especial para “featured match“, com estrutura pronta para transmitir partidas online.

A loja sempre foi muito conhecida no meio dos card games como Magic, Pokemon, Yu-Gi-Oh, e mais recentemente, o Keyforge. Com a expansão, a Taberna Geek irá buscar atender também ao público de board games com jogos disponíveis pra galera sentar e jogar gratuitamente.

Site: https://www.tabernageek.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/TabernaGeek

Instagram: https://www.instagram.com/tabernageek/

Nerd’s

Localizada em Jardim Camburi, Vitória, a Nerd’s tem em sua vitrine, além dos jogos de tabuleiro, produtos oficiais e licenciados para a cultura geek/nerd: quadros, canecas, camisetas, action figures, e muito mais. Há também um espaço disponível para seus clientes jogarem os jogos que a própria loja disponibiliza.

Foi inaugurada em dezembro de 2016 por Magna Albuquerque e seu marido Jehan Albuquerque, dois apaixonados por jogos e cultura nerd em geral. A ideia da loja surgiu depois que Magna teve de se afastar de seu emprego, e viu na loja uma possibilidade de unir o útil ao agradável: trabalhar com algo que gosta e levar diversão às pessoas.

Segundo Magna, “A Nerd’s foi planejada e criada com muito amor, carinho e dedicação, pois ela é a realização de um sonho, onde nerd e não-nerd pudessem se encontrar, e ter acesso a itens de sua paixão. (…) Tenho MUITA energia, presença, e conexão entre as pessoas e é isso que mais me dá satisfação, orgulho e me realiza profissionalmente.”

Além do comércio local, a loja realiza lives muito animadas demonstrando seus produtos com seus parceiros do canal Geek Guia, além de marcar presença em eventos de cultura pop. A casa também realiza torneios oficiais de Keyforge e chegou a sediar o Regional de Carcassonne 2020. Desde 2017 a Nerd’s possui um quadro societário 100% feminino, e busca tornar seu ambiente convidativo para a diversidade de gênero.

Facebook: https://www.facebook.com/lojanerds

Instagram: https://www.instagram.com/lojanerds/

Boards4U

A Boards4U surgiu de um sonho de Juliana Boasquevisque e seu marido Rudson. Ambos gostam de board games há anos e, já com uma grande coleção pessoal, no início de 2018 surgiu a conversa: “e se a gente tivesse uma loja de board games?

Ainda em 2018, a loja online foi inaugurada atendendo a todo Brasil. O público local cresceu rapidamente e logo viram a oportunidade de abrir uma loja física onde o público poderia escolher seus jogos pessoalmente, além de ter um espaço para jogar.

Com muita luta, em Agosto de 2019 a loja física foi inaugurada, como primeiro board game café do Estado. A proposta da casa é: entre, escolha um jogo e saboreie um delicioso café enquanto joga. 

Estamos sempre nos reinventando, tanto nos jogos que disponibilizamos, quanto no cardápio, que está sendo reelaborado. Mas gostamos de pensar que, se nada der certo, ao menos apresentamos o hobby para centenas de pessoas que chegaram no café procurando os clássicos e se depararam com todo um mundo novo“, diz Juliana.

A Boards4U se preocupa em ter sempre os grandes lançamentos do mercado, e seu acervo de jogos é vasto: são mais de 200 jogos disponíveis pro público sentar e jogar a vontade. E se gostar do jogo é possível comprar na hora (desde que tenha no estoque, claro). A casa conta com monitores muito bem treinados, prontos pra ensinar as regras de qualquer jogo do acervo.

Site: https://boards4u.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/boards4.u/

Facebook: https://www.facebook.com/boards4you

Taverna dos Jogos

Inaugurada em novembro de 2019, a Taverna dos Jogos é o estabelecimento mais novo da região, mas também trouxe uma proposta diferente: a união de um bar com uma casa de jogos! Aqui você irá encontrar cervejas, petiscos, hambúrgueres e claro nossos amados jogos de tabuleiro!

Seu acervo não é muito grande, mas tem um pouco de tudo. Desde clássicos como Cara-a-Cara, Jenga e Uno, a jogos modernos como Terraforming Mars, Zombicide e Clank. A casa atrai um público diverso e seus clássicos fazem muito sucesso com famílias e novatos no hobby.

O local é sempre muito movimentado e atrai a atenção de curiosos. Além de servir as mesas, os garçons são instrutores e estão sempre prontos pra recomendar e ensinar jogos aos visitantes.

Facebook: https://www.facebook.com/tavernadosjogos

Instagram: https://www.instagram.com/tavernadosjogos/

Menção honrosa: Casa do Colecionador

Se tem uma loja que pavimentou o caminho da jogatina quando tudo era mato, com certeza foi a Casa do Colecionador. Todo jogador de Magic “das antigas” com certeza já marcou presença na loja.

Hoje ela não existe mais, mas tenho memórias de ter visitado a loja em muitos fins de semana por volta de 2004 a 2006.

Lá era o centro dos card games da Grande Vitória. Magic e Pokémon eram os carros chefes e já se realizavam inclusive torneios oficiais. Com certeza foi fundamental pro fomento do cenário de card games forte que temos hoje.


E assim chegamos ao fim da parte 2. Agora, você capixaba, sabe exatamente onde jogar e comprar jogos. Só precisamos agora aguardar o fim do isolamento social pra marcar aquela jogatina. E quando for, me chame! 😀

Na terceira e última parte falarei sobre os grupos de jogatina e dos criadores de conteúdo! Até a próxima.

Para mais conteúdos visite meu canal, a Mesa Secreta:

Instagram: https://www.instagram.com/mesasecreta/
Youtube: https://www.youtube.com/mesasecreta

Torugo Prando

UI/UX designer, nerdão, amante de gatos e jogos de tabuleiro. Criador de conteúdo pra Mesa Secreta

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.