MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Board Game no Brasil / O cenário capixaba de board games – grupos e criadores de conteúdo
  • Por: Torugo Prando
  • Publicado em: 13 de Maio de 2020

O cenário capixaba de board games – grupos e criadores de conteúdo

Olá! Eu sou o Torugo e hoje trago a conclusão desta série de artigos sobre o Cenário Capixaba de Board Games. Já falamos sobre os eventos, sobre as lojas e estabelecimentos e, para fechar, trago uma lista de designers, criadores de conteúdo e grupos de jogatina.

Designers

 

Douglas Mota

Narrador de RPG há 27 anos, Douglas é conhecido por ser coautor de Legacy: Life Among the Ruins 2nd Edition, um aclamado RPG baseado no sistema Apocalipse World, que inclusive concorre ao Prêmio ENnies 2019. Com o sucesso do primeiro livro, logo vieram mais dois: Legacy: The engine of Life e Legacy: Enf Game. Atualmente uma versão em português do primeiro livro está em campanha no Catarse.

Pedi que ele me contasse um pouco sobre suas inspirações para criar seu universo de histórias:

“Tenho 41 anos e sou Supervisor de Segurança numa plataforma offshore, o que é ótimo para inspirações sobre personalidades estranhas e cenas envolvendo riscos e tecnologia bruta.    

Cresci lendo muita ficção científica e fantasia de qualidade… muito além do básico. Inclusive sou formado em Letras & Literatura Inglesa e sempre gostei muito de trazer referências menos óbvias em minhas narrativas. Na verdade sempre escrevi, mas em 2016 decidi publicar; evoluir de um escritor para um autor. (…) 

Queria um jogo pós apocalíptico que fosse além do óbvio, de lutar pela sobrevivência. Que lidasse com reconstrução, com esperança, com novos começos. Queria um jogo onde violência fosse só mais uma ferramenta, e não a única solução viável. (…)

Queria acima de tudo que as histórias fossem relevantes, que nos fizessem pensar na nossa própria realidade e seus dilemas. (…) Tudo isso num fantasy MUITO fora da caixa, solidamente referenciado em Weird Fiction.”

Jéferson Pimentel

Sua última criação, Vampiro – Sozinho na Escuridão, arrecadou cerca de R$ 10.500 no Kickante e já está sendo entregue aos apoiadores. Jéferson já tem novo projeto no Catarse: A Herança de Cthulhu. Esses projetos permitem que os jogadores possam jogar sozinhos. Uma ótima pedida nesse período de distanciamento social.

 

 

 

 

André Negrão

Game designer há 8 anos, André Luiz já publicou jogos de maneira independente e atualmente está desenvolvendo O Bom do Videogame, em parceria com Patrick Matheus (autor de Masmorra de Dados e Gnomopolis). O jogo tem uma temática curiosa: cada participante assume o papel de uma criança da década de 90, ávida por videogames e irá visitar locadoras de jogos, comprar revistas, e claro, jogar dezenas de jogos! As ilustrações dos cartuchos são um show a parte!

O Bom do Videogame será lançado no Catarse (ainda sem data precisa) e durante os playtests recebeu ótimas avaliações. Sua página no Facebook é bem movimentada e relata histórias de diversos jogadores saudosistas de todo o Brasil. Mais informações sobre o jogo podem ser vistas na Ludopedia. André também teve uma participação muito bacana no Podcast da Mesa Secreta, falando sobre jogos digitais x jogos analógicos.

André leciona cursos de Game Design na Game Academy com mais de 4h de conteúdo em vídeo.

Criadores de conteúdo

A Mesa Secreta

Chega a hora de falar do meu próprio canal! A “Mesa” é composta por 3 amigos unidos pela jogatina: Pablo, Zuil e Torugo (eu). A ideia original era ser um podcast, pois durante nossas jogatinas sempre rolavam umas discussões interessantes sobre as mecânicas dos jogos, estratégias e afins, além é claro de muita palhaçada e assuntos aleatórios da vida. Achávamos que isso daria um bom conteúdo para transmitir para o resto do mundo.

O projeto foi evoluindo e tomando outras proporções. Hoje, fazemos um pouco de tudo: review de jogos na Ludopedia, fotos de jogatinas no Instagram, podcasts com bate papo mais descontraído, e vídeos no YouTube jogando e apresentando jogos. O objetivo é apresentar o hobby a novas pessoas de uma maneira leve e com muito bom humor. Segue a gente lá.

Instagram: https://www.instagram.com/mesasecreta/

Facebook: https://www.youtube.com/mesasecreta

 

Tabuleiros BR

O Tabuleiros BR teve início em março de 2016 com o intuito de ajudar a comunidade a crescer com vídeos de regras, gameplays, resenhas e apresentando jogos que, na época, tinham pouca ou nenhuma possibilidade de serem lançados por aqui, longe do hype e do radar editoras. Felizmente com o crescimento desse mercado e o consequente surgimento de várias editoras especializadas, muitos títulos foram lançados posteriormente no Brasil.

Hoje o foco do canal é uma modalidade que vem crescido muito no hobby: o jogo solitário ou modo solo como é chamado no meio. São jogos que já vem com regras variantes para se jogar sozinho e ter uma experiência próxima do que seria jogar com os amigos.

YouTube: htps://www.youtube.com/channel/UCux6zrZDWphVHkfwuZBOwLw

 

 

Dados e Danos

“RPG da maneira mais ZOADA possível”. Essa frase já define bem o canal. Um grupo de 5 amigos jogando RPG com uma produção incrível! Além de muito bem humorado, grande parte da aventura ganha animações em cartoon dos personagens.

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCvdcpizV-pFXoRPWyzI2Zeg

Facebook: https://www.facebook.com/dadosedanos/

 

 

 

Velhinho do RPG

Blog mantido por André Cruz, professor de História, jogador e mestre de RPG com mais 25 anos de experiência (daí o apelido “Velhinho”). Já jogou e mestrou de tudo e em seu blog trás resenhas e aventuras prontas de RPG, notícias sobre o hobby, board games, quadrinhos, e cultura nerd em geral.

André também é um dos organizadores da Dungeon Capixaba, evento que já foi citado aqui neste artigo

Site: https://ovelhinhodorpg.wordpress.com/

Facebook: https://www.facebook.com/beplano

 

Grupos de jogatina

Clube de jogos

Grupo de amigos sempre aberto a receber novos participantes. As partidas costumam acontecer em em Vitória ou Vila Velha, na casa de membros. Preferência por euro games, mas sempre acaba rolando de tudo.

Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/1dlOr8mY6Kw2nhBaxZpc2T

 

Vitória – MasterPlace

Pequeno grupo que curte jogos mais pesadões. Jogatinas toda semana no MasterPlace Mall, às terças e/ou sábados.

Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/CuEu6WTLQrmI5OD63mxWnT

Serra

Grupo de 17 amigos que se encontram aos domingos para jogar, tomar umas cervejas e colocar os papos em dia nos intervalos das partidas. Os encontros acontecem na casa dos membros ou no Shopping Mont Serrat e cada pessoa leva jogos de sua própria coleção.

E-mail: helioagoes@gmail.com

—————

E é isso, meu povo! Foi uma jornada e tanto reunir todo esse conteúdo da minha terra. Não foi fácil, foram horas de pesquisa, entrevistas e escrita. Certamente ficou gente de fora, mas não fiquem tristes… Quem sabe não rola um adendo depois? Diz aí pra gente nos comentários quem eu esqueci.

Espero que ao longo desses 3 artigos vocês tenham conhecido um pouco do Espírito Santo e sua cena de boardgames e RPG. A galera aqui é bem ativa!

Um forte abraço e até mais!

Torugo Prando

UI/UX designer, nerdão, amante de gatos e jogos de tabuleiro. Criador de conteúdo pra Mesa Secreta

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.